segunda-feira, 31 de agosto de 2015

'Trem nazista' pode estar minado, alerta governo polonês

O governo polonês alertou nesta quinta-feira aos caçadores de tesouros que o suposto "trem nazista", recentemente descoberto no sudoeste do país pode estar minado. 

"Neste trem, de cuja existência estou convencido, pode haver materiais perigosos da Segunda Guerra Mundial. É provável que o trem esteja minado", escreveu em um comunicado o curador geral de monumentos, Piotr Zuchowski, secretário de Estado no ministério da Cultura e Patrimônio. "Após a publicação de informações sobre a descoberta de um 'trem de ouro' na região de Walbrzych, observou-se uma atividade crescente de caçadores de tesouros. 

"Sugiro a todos que parem de procurar até o final do procedimento formal para garantir a segurança desta descoberta", acrescentou. 

Um dia antes, o vice-prefeito de Walbrzych, Zygmunt Nowaczyk, declarou à imprensa que este alegado "trem nazista" - que teria sido descoberto recentemente por um polonês e um alemão, revivendo a lenda de trens carregados de ouro e joias - estava nesta cidade no sudoeste da Polônia. 

Ele disse que sua localização exata permanece secreta. O assessor jurídico dos descobridores que desejam permanecer anônimos, Jaroslaw Chmielewski, afirmou que seus clientes informaram oficialmente as autoridades e "descreveram os parâmetros de sua descoberta", que seria um trem blindado de 120 a 150 metros. 

Muitas lendas sobre túneis subterrâneos secretos próximos de Walbrzych, onde haveria tesouros escondidos do Terceiro Reich, baseiam-se na história de um enorme edifício nazista, com ramificações subterrâneas, conhecido pelo nome de Riese (Giant). 

Estas instalações deveriam acomodar a produção de armas estratégicas alemães, longe dos bombardeios aliados. 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário