terça-feira, 29 de setembro de 2015

BANCÁRIOS DO RN DEVEM ENTRAR EM GREVE Á PARTIR DE 06 DE OUTUBRO

Os bancários do RN decidiram em assembléia na noite de 28 de setembro entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 6 de outubro (terça-feira), seguindo o calendário do Comando Nacional. 

Os bancários entendem que não há outra linguagem que os banqueiros entendam que não a greve. Infelizmente, a pauta foi entregue no início de agosto e apesar de cinco rodadas de discussão, a Fenaban não se dignou a apresentar uma proposta justa à categoria. 

A oferta é de apenas 5,5% mais um abono de R$ 2.500, um retrocesso aos tempos de FHC em que os bancários viram seus salários se deteriorarem sem reajuste e maquiados por abonos. 

A ideia da categoria era iniciar a greve imediatamente, entretanto, após avaliação dos presentes, a base entendeu que a greve nacional teria mais força na negociação e que o RN sozinho não poderia mudar o cenário nacional que se avizinha. 

Pesquisas do Dieese, com base nos dados do INSS, evidenciam a relação da rotina estressante de trabalho com os adoecimentos. Os casos de transtornos mentais e comportamentais estão crescendo muito mais rapidamente na categoria bancária e já superam os adoecimentos relativos à LER/Dort. 

Entre janeiro e março do ano passado, 4.423 bancários foram afastados do trabalho, sendo 25,3% por lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares e 26,1% por doenças como depressão, estresse e síndrome do pânico. 

O adoecimento da categoria é tido como uma das bandeiras da Campanha Salarial deste ano. 
Sindicato dos Bancários do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário