terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fátima enfatiza vantagens do RN para sediar HUB da Latam

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou, em Plenário, nesta terça-feira (01), as vantagens técnicas que seu estado, o Rio Grande Norte, tem em relação a Pernambuco e ao Ceará para sediar o Centro de Conexões de Voos do Nordeste, o chamado HUB da Latam. 

“Não se trata de menosprezar a competitividade dos outros estados, mas quero lembrar que quem vai escolher a localidade do HUB é a Latam, uma empresa privada que nasceu da junção da Tam com a empresa chilena Lan, e que, com certeza decidirá movida estritamente pelos critérios técnicos e comerciais. Nesse sentido, temos certeza que o Rio Grande do Norte é a melhor opção”, enfatizou. 

No último final de semana, foram veiculadas algumas notícias de que Pernambuco estaria na frente da disputa porque a presidenta Dilma Rousseff teria garantido a concessão de um terreno de 500 mil metros quadrados da FAB para a ampliação do Aeroporto de Pernambuco. 

A senadora informou que o Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, tem uma área de 13 milhões de metros quadrados, enquanto o de Recife tem pouco mais de três milhões e meio e o de Fortaleza cerca de 1 milhão e 200 mil. 

Além disso, a capacidade de fluxo de passageiros do Aeroporto de São Gonçalo é estimada em mais de 6 milhões de passageiros, uma das maiores do país, e o terminal tem condições de receber aviões de grande porte, como o maior avião comercial do mundo, o A-380. “E, mais importante: nosso terminal aeroviário também é o que o apresenta a maior área para expansão de terminal de cargas, estocagem e de passageiros”, enfatizou a parlamentar. 

Fátima citou ainda estudo dos Correios que aponta o Rio Grande do Norte como o local mais adequado para sediar um centro de tratamento internacional, para distribuição de encomendas, que atenderia ao eixo Norte/Nordeste/Centro Oeste. 

Em vez de as encomendas chegarem pela rota Sul/Sudeste, para somente depois subirem para o Norte/Nordeste, elas entrariam pelo estado, mais próximo dos Estados Unidos e Europa. Essa possibilidade também aumenta as chances com a disputa da Latam, pois, quando estiver em operação total, o espaço terá capacidade para armazenar 40 mil encomendas por dia. Entre as outras vantagens do Rio Grande do Norte para vencer a disputa citadas pela senadora estão ainda os preços reduzidos do querosene de aviação e a posição geográfica do estado, mais próximo da Europa e da África. 

A senadora já pediu uma audiência com a presidenta Dilma, para que Fátima, o governador do estado e o restante da bancada, possam reiterar os argumentos para conseguir o apoio da presidenta para que o Rio Grande do Norte seja escolhido para sediar o HUB da Tam. 

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro aeroporto brasileiro construído a partir de uma parceria público-privada, ainda no governo Lula, quando a presidenta Dilma era coordenadora do PAC: “Não tenho dúvidas de que no fundo, no fundo, o coração da presidenta Dilma torce e bate pelo Rio Grande do Norte porque o estado abrigar o HUB da Tam representa a consolidação de um projeto que teve sua participação especial”, enfatizou Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário