quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PROCON/RN fiscalizará acessibilidade e respeito aos idosos no transporte coletivo

O PROCON/RN dará início a uma série de fiscalizações para verificar se os transportes coletivos estão cumprindo com a lei da acessibilidade de portadores de necessidades especiais, sobretudo físicas, e respeito aos idosos. 

Várias são as reclamações dos consumidores cadeirantes que não conseguem ter acesso aos ônibus por falta de elevadores para que se possa ingressar ao interior dos veículos. Além do mais, os ônibus adaptados demoram a passar nas paradas causando constrangimento aos passageiros. 

Outra prática bastante comum é quando os ônibus ignoram a presença de pessoas idosas nos terminais passando direto conforme constatado pelo órgão de defesa do consumidor estadual. Segundo o diretor geral do PROCON/RN Ney Lopes Jr. as empresas serão notificadas para apresentar a quantidade de ônibus que disponibilizam acesso facilitado para pessoas com necessidades especiais e idosos e a frequência da passagem destes ônibus nos pontos de espera. 

"A questão não é somente disponibilizar os elevadores, o que já é grave, mas também a falta de conhecimento de como operá-los além dos aparelhos com defeito. Nem os próprios funcionários da empresa, muitas vezes, não sabem manusear", destaca Ney Lopes Jr. 

A fiscalização será inicialmente no transporte coletivo da capital e em uma segunda etapa nos transportes intermunicipais. As denúncias podem ser feitas através do telefone 991787474.

Nenhum comentário:

Postar um comentário