sábado, 21 de novembro de 2015

Torneio de Robótica organizado pelo SESI envolverá 4.200 competidores

Neste mês de novembro, começa a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), organizado pelo SESI. A disputa vai acontecer em 11 cidades das cinco regiões do país, envolvendo cerca de 4.200 competidores. 

Ao todo, 500 times de escolas públicas e particulares participam desta fase. Os melhores garantem vaga na etapa nacional, que ocorrerá em março de 2016 em Brasília/DF. 

Em Natal a competição será realizada nos dias 27, das 9h às 18h, e 28, das 8h às 17h, no SESICLUBE, no bairro de Lagoa Nova. Nesta temporada, os alunos de 9 a 16 anos têm pela frente o desafio Trash Trek, que envolve a identificação de problemas na forma como lidamos com o lixo produzido na sociedade e a busca de soluções inovadoras para a redução e o destino dele. 

Os resultados desse desafio se transformam em projetos de pesquisa que serão apresentados e avaliados durante a competição.As equipes serão avaliadas também em outras três categorias: Design de robô, em que os alunos planejam, projetam e constroem robôs com peças LEGO, usando a tecnologia Mindstorms. 

Na categoria Core values, o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre as equipes. E finalmente, o Desafio do robô, quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição, em partidas de até 2’30”. 

A competição diverte e acentua a aprendizagem dos estudantes. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Além do incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário