Prefeitura de Caicó apoia ação de cidadania desenvolvida pelo IDESA

A Prefeitura Municipal de Caicó também é parceira da ação de cidadania desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental do Seridó - IDESA, que neste domingo aconteceu no bairro Barra Nova, zona oeste do município caicoense. 

Para a ação deste domingo a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó enviou a Unidade Móvel de Saúde além de ofertar acessórios para prevenção em saúde odontológica. 

O Prefeito Roberto Germano esteve participando ao lado do Deputado Álvaro Dias da abertura do evento que aconteceu nas dependências da Escola Zuza Januário e destacou a sua importância. "Queremos parabenizar todos que estão envolvidos neste projeto e mais uma vez colocar a Prefeitura de Caicó a disposição para apoiar com o que estiver ao nosso alcance pois se é uma ação que trás benefícios a população nos estamos prontos para apoiá-la” Disse Roberto Germano. 

Durante toda manhã deste domingo o dia de Ação e Cidadania do IDESA teve ações como; palestras educativas, cortes de cabelos, consultas jurídicas, médicas e de enfermagem que tiveram como objetivo contribuir com a melhor qualidade de vida das pessoas.

Telefonia celular no RN ganha nono dígito hoje

Com 4,7 milhões de telefones celulares, o Rio Grande do Norte ganhará nono dígito hoje (31). 

Na prática, na hora de efetuar uma ligação – mesmo que seja a partir de um telefone fixo - ou enviar mensagem para um celular, será preciso inserir o 9 antes do número. 

A mudança não ocorrerá somente no RN. Vale para os estados do Nordeste que têm DDD iniciado em 8: Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Paraíba (83), Pernambuco (81 e 87) e Piauí (86 e 89).
TN

América joga mal, é goleado pelo ASA e sai do G-4 na Série C

O resultado poderia ter até sido mais elástico. Após tomar um gol menos de um minuto de jogo, o América viu o ASA de Arapiraca fazer 3 a 0 na noite deste sábado (30) no Estádio Coaracy da Mata, na cidade do interior de Alagoas, pela Série C do Campeonato Brasileiro. 

O nome do jogo foi o atacante Uéderson, autor dos dois primeiros gols da partida. O resultado é péssimo para o Mecão, que caiu para a quinta posição do grupo A da Série C do Brasileirão. 

E ainda pode cair mais na tabela, dependendo do resultado das partidas entre Águia de Marabá e Vila Nova neste domingo (31), e Cuiabá e Fortaleza na segunda-feira (1º). Um dos que passaram o Alvirrubro foi próprio ASA, que saltou da sétima para a terceira posição, formando agora o G4 junto com Salgueiro (1º), Fortaleza (2º) e Botafogo-PB (4º).

Secretaria de Saúde de Caicó participou das ações do projeto Universidades na Feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó participou na manhã do último sábado, 30, do projeto “Universidades na Feira”, ação desenvolvida Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na feira livre na cidade de Caicó e que contou com a participação de graduandos dos cursos de Medicina, Ciências Contábeis, Pedagogia, Enfermagem, Odontologia, Direito e de Serviço Social. 

A iniciativa começou às 7h e durante pouco mais de quatro horas atendeu mais centenas de pessoas, que tiveram acesso a serviços como medição arterial, avaliação odontológica, testes de HIV, sífilis, glicemia e orientações quanto a diversos assuntos ligados as áreas que participam do projeto. 

O feirante Mario José de Medeiros, de 42 anos, que esperava na fila para medir a pressão, colocou que “são serviços como esse que a população espera do Governo, que não estejam distante da gente”. 

A Secretária Municipal de Saúde de Caicó, Maria Jose Soares, disse que as equipes do município estão sempre a disposição para atuarem em projetos que tragam benefícios para a população. 

As ações planejadas foram desenvolvidas num trabalho em parcerias com o Centro de Ensino Superior do Seridó, o campus de Caicó (CERES-Caicó), e outras instituições como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Faculdade Católica Santa Terezinha (FCST), a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, o Exército Brasileiro, além dos movimentos sociais e comerciantes da cidade.

ATLETAS PARELHENSES PARTICIPARAM EM JUCURUTU DE ETAPA ESTADUAL DOS JUVERN’S

Alunos da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos do município de Parelhas participaram em Jucurutu, dos dias 28 a 30 de Maio da Etapa Regional dos JUVERN’S na categoria Sub-17. 

A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte apoiou os atletas parelhenses em mais uma Etapa Regional do JUVERN’s. 

Uma das etapas aconteceu em Parelhas de 22 a 24 de Maio. Os Classificados participam da Etapa Estadual em Natal e se classificados competem na Etapa Nacional.

Prefeitura de Caicó realiza reposição de lâmpadas em vários pontos do município

Equipes da Prefeitura de Caicó com o auxilio de um caminhão munk já estão realizando mais um trabalho de reposição de lâmpadas e reatores em postes de tamanho maior. 

O trabalho está contemplando vários pontos do município e até os distritos que também estão necessitando da troca de lâmpadas que estão queimadas. 

O coordenador de iluminação pública, Lucio, explica que a Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Serviços Urbanos vem mantendo o cronograma de trabalho, fazendo, dessa forma, a reposição das lâmpadas e as trocas de reatores danificados com o objetivo de proporcionar melhores condições de segurança à população. 

Ele explica que nos postes de tamanho maior é necessário a utilização do caminhão Munk para que se possa realizar o trabalho. Na noite deste sábado as equipes se concentraram na zona norte da cidade onde fizeram uma grande reposição de lâmpadas na Boa Passagem, Vila do Príncipe, Samanaú, Salviano Santos, Nova Caicó e Alto da Boa Vista.

EMPRESA CURRAISNOVENSE "INDUSTRIAL FERRAGENS" PARTICIPA DE CAMPANHA POR INTÉRPRETE DE LIBRAS EM ESCOLAS NO RN


Deputado Vicentinho recebe prefeito de Campo Redondo e se compromete em lutar pela obra do hospital municipal

Esta semana prefeitos de todo o Brasil estiveram participando da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. De Campo Redondo, além do prefeito Alessandru Alves, a comitiva também contou com a presença da presidente da Câmara Janaína, da vereadora Silvania e os vereadores João de Petronilo e Naldinho. 

Dos diversos gabinetes visitados, um chamou a atenção: do deputado federal Vicentinho (PT). Mesmo sendo eleito pelo estado de São Paulo o deputado tem raízes no Rio Grande do Norte. Ele nasceu em Campo Redondo, na Fazenda Maravilha, mas morou sua infância e juventude em Acari. 

O deputado Vicentinho garantiu ao prefeito Alessandru que ajudará ao município em que nasceu. Uma das bandeiras será a conclusão da obra do Hospital, iniciada em 2002. Vicentinho postou em suas redes sociais o compromisso de lutar pela Casa de Saúde. 

“Recebo o Prefeito de Campo Redondo (terra onde nasci) Alessandru Alves. Luta pelo Hospital Municipal. Conte Comigo”, escreveu o deputado. Vicentinho visitará Campo Redondo no mês de agosto.

Casa de Ayrton Senna é vendida na Inglaterra

A antiga casa de Ayrton Senna em Norwich foi vendida. O agente imobiliário, William H. Brown, conduziu a negociação, mas não fazia ideia que a casa pertencia ao tricampeão mundial de Fórmula 1. 

A casa foi comprada em 1981, no subúrbio de Eaton, na Inglaterra. A história é do Mirror. De acordo com Tom Rython, biográfo de Senna, ele morou na casa durante seu primeiro casamento. 

Ayrton Senna corria pela equipe Ralph Firman's Van Diemen, na Formula Ford, que ficava a 40 km da residência. A casa foi vendida por quase R$ 1 milhão.

O chefe do agente imobiliário, Mark Bird, confessounão saber da história. 'Nós não temos muitos clientes famosos. Quando temos, eles possuem mansões. Eu não sabia que Senna tinha morado em Norwich'. 
Yahoo

“Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa” ganha apoio de parlamentares

A exposição inédita e interativa “Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa”, organizada pela Casa da Ribeira e Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, já tem sua temporada confirmada pela produção e curadoria do museu: a abertura será dia 19 de outubro de 2015, com visitação para o público a partir do dia 20 até 14 de fevereiro de 2016. 

O projeto tem estimativa de receber 100 mil visitantes e já conta com os primeiros patrocínios de O Boticário e Grupo Marquise, Secretaria de Cultura de São Paulo, Academia Paulista de Letras e Global Editora. 

A chef Luíza Trajano e a Expomus também fazem parte da equipe do projeto. Apresentada ao público na semana passada, a mostra já recebeu a adesão de parlamentares e interesse de algumas empresas potiguares. Esta semana, Gustavo Wanderley participou de uma reunião, em Brasília, com a senadora Fátima Bezerra (PT).

“A reunião foi muito positiva! Fátima Bezerra se comprometeu com o projeto no sentido de articular novas empresas e organizações públicas”, festejou o produtor. Ela destacou o projeto como sendo de grande interesse para todo o RN. “É um projeto para todos nós que acreditamos na cultura como maior bem de um povo”, ressaltou. 

A vereadora Júlia Arruda (PSB) também recebeu a equipe da Casa da Ribeira para discutir a possibilidade de integrar a mostra à pasta do Turismo, aproveitando a data de abertura da exposição – período-chave para a escolha do destino daqueles que pretendem viajar na alta estação. “Iremos manter essa agenda de visitas por que entendemos a importância de Câmara Cascudo para a cultura brasileira”, disse Wanderley. 

Gustavo lembrou que uma exposição com estimativa de receber 100 mil visitantes é uma forma de vender Natal também como destino de turismo cultural de grande relevância. “Sem falar na visibilidade que as mídias darão a exposição, a exemplo das Organizações Globo que é fundadora do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo”. 

A presidente do Instituto Ludovicus, Daliana Cascudo, complementou ao falar sobre a intenção da família e da Casa da Ribeira em aproximar Cascudo, vivo e atual, do grande público e torná-lo conhecido como ele merece. “Ao falar de Cascudo, mostramos também o Rio Grande do Norte que ele tanto amou e de onde nunca quis sair, definindo-se como um 'provinciano incurável'”.

SINPEF/RN chama atenção para inquéritos da PF sobre CBF que não deram em nada, segundo a Folha de São Paulo

Em 15 anos, a PF abriu 13 inquéritos contra a CBF e Ricardo Teixeira, nenhum deles obteve resultado até hoje. Nesse período, a CBF patrocinou congressos, viagens e até cedeu a Granja Comary, centro de treinamento da seleção Brasileira, para um torneio de futebol de delegados. 

Todas essas informações fazem parte da notícia publicada nesta sexta-feira (29) no jornal Folha de São Paulo, com o título “Inquéritos da PF sobre CBF e Teixeira não deram em nada”. 

O SINPEF/RN, diante da notícia veiculada pela Folha de São Paulo, reafirma seu compromisso junto à sociedade que não comunga com essa prática e que, há tempos vem junto com a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) combatendo o falido e contraproducente modelo de Polícia Brasileira e sua principal base de sustentação; O Inquérito Policial. 

A matéria demonstra claramente o que os Agentes Federais têm repetido sistematicamente; Enquanto o Brasil insistir no modelo atual de polícia, no qual ao invés de se priorizar a produção científica de provas foca em um modelo meramente burocrático de atuação policial que tem levado a índices irrisórios de resolução de crimes, além de suscitar a possibilidade de atitudes “pouco republicanas” (como citado na matéria jornalística) por parte de alguns integrantes da carreira policial federal. 

O SINPEF/RN afirma que esse é dos principais motivos pelos quais a sociedade precisa combater firmemente a PEC 412 que, supostamente daria autonomia à Polícia Federal. Resta, pois um questionamento fundamental: Pra que uma Polícia autônoma se ela não consegue ser minimamente eficiente? 

A sociedade precisa saber que em verdade o intuito dessa Proposta de Emenda Constitucional é manter e edificar cada vez mais esse modelo ultrapassado de polícia.

Quina de São João pode pagar R$ 120 milhões

A Quina de São João, um dos concursos especiais das Loterias Caixa, pode pagar o prêmio de R$ 120 milhões no concurso nº 3.814.

O sorteio será realizado no dia 24 de junho, data comemorativa de São João, no Caminhão da Sorte da Caixa. As apostas para a Quina de São João já podem ser feitas nas lotéricas desde a segunda-feira (25) e o prêmio do concurso nº 3.814 não acumula. 

Caso não tenha ganhadores na faixa principal, o prêmio é dividido entre os acertadores da quadra e assim por diante. 

O preço da aposta simples, com 5 números, é de R$ 1,50. O apostador também pode optar por pagar R$ 7,50 e concorrer com 6 números ou pagar R$ 20,00 e concorrer com 7 números. Até o dia 15 de junho, os sorteios regulares da Quina serão realizados normalmente. 

Após essa data, todas as apostas da modalidade serão voltadas para o concurso especial da Quina, inclusive com uso dos volantes normais da modalidade. 

Além da Quina de São João, as Loterias Caixa oferecem mais três concursos especiais temáticos: a Mega da Virada, a Lotofácil da Independência e a Lotomania de Páscoa. 

Os concursos especiais são sorteios com o objetivo de mobilizar os apostadores para participar cada vez mais e concorrer a prêmios maiores.

RN confirma presença no Festival de Dança de Joinville

Bailarinos do Grupo da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Gedtam) participarão do tradicional Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, com cinco apresentações. 

O solo contemporâneo “Entre Caminhos”, de Meyrielle Gonçalves, vai para a mostra competitiva do evento, realizado entre os dias 22 de julho e 1° de agosto. 

Ainda do Rio Grande do Norte, o encontro recebe no Palco Aberto o dueto “De repente amor”, de Bruno Fernandes, apresentado por ele e por Meyrielle Gonçalves, que também sobe ao palco com os solos “Alguns Motivos” e “Metamorfose”. 

Esse último de Sammy Passos. Ewerton Neves mostra a todos o solo neoclássico “Quando bate um coração”, de sua autoria. 

O Festival de Dança de Joinville é o maior do mundo desde 2005, de acordo com o Guinness Book. O encontro costuma reunir mais de seis mil participantes e atrai público superior a 200 mil pessoas em uma média de 170 horas de espetáculos.

UFRN no SiSu

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que a instituição não ofertará vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSu) do meio do ano de 2015 , por que as vagas para ingresso no 1º e 2º semestres deste ano foram ofertadas no SiSu do início do ano.

Prefeito e Secretária de Caicó receberão Comenda de Mérito da Educação Brasileira

O Prefeito Roberto Germano e a Secretária de Educação Socorro Mariz foram convidados a receberem a Comenda de Ouro do Mérito da Educação Brasileira, no XVIII Seminário Nacional das Melhores Prefeituras Brasileiras de 2013/2014, que é realizado com palestras didáticas com grandes conferencistas da atualidade, expondo temas de real interesse para a gestão pública do país, nos dias 03, 04, 05 de Junho, na cidade de Fortaleza. 

Neste Seminário, a Revista LEIA HOJE, em parceria com o Instituto de Pesquisa Leia Hoje ONLINE realiza a premiação dos melhores prefeitos e prefeitas brasileiros e a outorga da Comenda de Ouro do mérito da educação do Brasil aos Prefeitos, Prefeitas e Secretarias Municipais de Educação que estão vestindo a camisa da educação brasileira, apresentando sinais positivos para o nosso desenvolvimento educacional. 

Roberto Germano e Socorro Mariz foram a convidados a receber esta comenda pelos excelentes índices de aprovação nacional, pelos órgãos fiscalizadores. 

Esta comenda é dada somente apenas para os Gestores e Gestoras Municipais e de Educação que conseguiram as melhores pontuações nos anos de 2013/2014 pela Qualidade de Gestão Pública da Educação Brasileira. 

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas 15 estão aptos a ser homenageados no Seminário Nacional. Caicó será um deles.

TJ julga improcedente acusação contra diretor da CLINEURO

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através da Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, cassou todas as medidas cautelares contra o diretor da clínica Clineuro, Kurt Clessio Morais Figueiredo de Mendonça, acusado pelo Ministério Público do Estado de associar-se criminalmente com membros do Conselho Fiscal da Clineuro, no sentido de coagir médicos não alinhados com a Secretaria Estadual de Saúde, visando celebração e manutenção de contratos desvantajosos para a administração pública. 

Na decisão, a Desembargadora relata que não há indícios de atividade criminosa. A Desembargadora Maria Zeneide Bezerra inclusive determinou ressarcimento dos R$ 100.000,00 (Cem mil reais) pagos pela fiança. 

O habeas corpus foi impetrado pela advogada Kalina Mendonça através da 7ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA PAGAMENTO DE SERVIDORES NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 01

A Prefeitura Municipal de Parelhas estará realizando o pagamento referente ao mês de Maio, nesta Segunda-feira (01), aos servidores da Prefeitura Municipal.

Os pagamentos representam uma grande importância para o município, uma vez que está sendo injetando mais de um milhão de reais na economia local. Então não esqueçam! Segunda-feira dia 01 pagamento dos servidores públicos municipais.

Prefeitura de Caicó celebra Páscoa dos Servidores Municipais

A Prefeitura Municipal de Caicó celebrou na manhã desta sexta-feira (29), a Páscoa dos servidores do município. 

O evento aconteceu na Matriz do Rosário, onde foi celebrada uma Missa pelo Padre Edson Medeiros, e contou com a participação do Prefeito Municipal, Roberto Germano. 

“É importante para todos nós, principalmente quando há a integração e a confraternização. O nosso objetivo é manter um laço de amizade e confraternização com todos aqueles prestam um importante serviço para o município de Caicó”, ressaltou o Prefeito Roberto Germano. 

A celebração contou com a participação de diversos servidores municipais que logo após se confraternizam e tomaram um café da manhã servido pela Prefeitura Municipal de Caicó.

Convite Noite Mariana da Prefeitura Municipal de Currais Novos


QUEM DELATOU ?

Uma dúvida ronda quem acompanha de perto as investigações do FBI no caso Fifa: quem mais teria envolvido José Maria Marin no rolo? Não foi apenas J. Hawilla. 

Nos depoimentos de Hawilla, ele é citado de passagem. 
Por Lauro Jardim

Governo espera alívio político com CPI da CBF

O governo espera conseguir alívio político com a criação da CPI do futebol no Senado, um efeito direto da investigação americana sobre corrupção na Fifa. 

O Palácio do Planalto tem interesse nos trabalhos desta comissão porque isso ajuda a diluir o noticiário negativo sobre o governo Dilma, sobretudo na parte econômica, e também a repercussão da Lava Jato. 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já disse que a Polícia Federal também vai apurar ligações de brasileiros com os casos da investigação dos Estados Unidos sobre a Fifa. 

A ação rápida de Cardozo deve ser vista no contexto do interesse do governo na CPI e na investigação A CPI do futebol poderá aprofundar questões que ficaram engavetadas na antiga CPI da Nike devido ao lobby feito à época por Ricardo Teixeira, que presidia a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). 

Hoje, a entidade está mais desgastada do que há 15 anos, quando Teixeira conseguiu melar aquela CPI. 
Blog do Kennedy

Crescimento da receita permitirá ao governo cumprir meta de economia

O crescimento das receitas a partir do segundo semestre permitirá ao Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) cumprir a meta de superávit primário de R$ 55,3 bilhões, disse nesta quinta-feira (28) o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive. 

Segundo ele, os resultados de abril apontaram para uma leve melhoria do esforço fiscal, apesar de o superávit permanecer inferior ao do ano passado e a economia no primeiro quadrimestre ter sido a menor para o período desde 2001.

“A receita no primeiro quadrimestre não performou bem. Trata-se de um período de contração [na economia], mas parece que estamos caminhando bem. Na margem, a receita deu uma certa melhorada em abril, apesar de projetarmos queda de 1,2% do PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país] neste ano”, disse o secretário. 
A.Brasil

Brasil pode ser o primeiro País a ter vacina contra a dengue, diz Anvisa

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Alencar Porto, anunciou nesta quinta-feira (28), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que o Brasil pode ser o primeiro País do mundo a registrar uma vacina de dengue, o que pode ocorrer até o fim do ano. 

A comissão realizou audiência pública sobre as pesquisas para a vacina de dengue. São seis vacinas contra a dengue pesquisadas no mundo. 

A mais avançada delas no Brasil, desenvolvida pelo laboratório Sanofi-Pasteur, já passou pelas três fases de pesquisa e foi protocolada na Anvisa em março.

Segundo a diretora da empresa para a América Latina, Lucia Bricks, já há estoque para a vacina ser usada no segundo semestre e a capacidade de produção é de 100 milhões de doses por ano. 

A vacina imuniza contra os quatro tipos de vírus da dengue e foi testada em 40 mil pessoas de 15 países. Reduziu em 60% a dengue sintomática e diminuiu em 95% a doença grave. 
IG

Prefeitura Municipal de Caicó paga servidores nesta sexta-feira

Os servidores públicos da prefeitura de Caicó receberão nesta sexta-feira (29) os vencimentos referentes ao mês de Maio de 2015. 

A informação foi confirmada pela secretária de tributação e finanças Marleide Carvalho. A folha de pagamento foi repassada nesta quinta-feira e amanhã (29) e os servidores já podem sacar o dinheiro logo no inicio do dia. 

A folha de pagamento do funcionalismo caicoense gira em torno de três milhões e setecentos mil de reais e a Prefeitura Municipal continua pagando todos os seus servidores rigorosamente em dia.

Fátima assina CPI da CBF

A vice-presidenta da Comissão de Educação e Cultura do Senado, Fátima Bezerra (PT-RN), assinou nesta quarta-feira (28) o requerimento do senador Romário (PSB-RJ) que cria comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

O pedido teve a adesão de 52 senadores – quase dois terços da composição da Casa. “Esperamos que as investigações continuem e, caso a Justiça brasileira e a internacional comprovem o ato ilícito, que os culpados sejam punidos na forma da lei. 

O esporte precisa de pessoas corretas que lutem para transformá-lo em um fator de inclusão social”, declara Fátima.

SEMTUR divulga lista das quadrilhas selecionadas para festival do FORRONOVOS 2015

Após a divulgação do regulamento e das inscrições para o festival de quadrilhas do FORRONOVOS 2015, a Secretaria Municipal do Turismo da Prefeitura de Currais Novos divulga (lista abaixo) as selecionadas à participarem do evento. 

O FORRONOVOS 2015 acontece de 18 à 21 de junho e é considerado um dos maiores festejos juninos da região do Seridó, e neste ano celebra sua 20ª edição. 

Confira a lista das 12 quadrilhas e as suplentes nas categorias tradicional e estilizada: 

CATEGORIA TRADICIONAL: 

Arraiá Padre Piná (Natal/RN) 
Junina Sertão (Barcelona/RN) 
Arraiá Esplendor (Assu/RN) 
Arraiá Vixe Maria (Assu/RN) 
Junina Sai da Frente (Natal/RN) 
Arraiá Brilho Matuto (Natal/RN) 
Arraiá Maria Matuta (Assu/RN) 
Quadrilha Junina Candeeiro (Natal/RN) 
Arraiá Pneu Furado (Natal/RN) 
Tradição Junina (Currais Novos/RN) 
Junina Juventude (Japi/RN) 
Arraiá Coração Potiguar (Angicos/RN) 

Suplentes
1ª suplente: Rebentão do Tio Adrião (Mossoró/RN) 
2ª suplente: Arraiá do Tererê (Natal/RN) 
3ª suplente: Arraial Sonho do Sertão (Mossoró/RN) 

CATEGORIA ESTILIZADA: 

Arraial Balão Dourado (Natal/RN) 
Quadrilha Estilizada Dança Nordeste (Natal/RN) 
CIA Junina Lume da Fogueira (Mossoró/RN) 
Associação Cultural Matutina Potiguar (Santo Antônio/RN) 
Arraial Coração Nordestino (São Gonçalo do Amarante/RN) 
CIA Junina (Tenente Laurentino/RN) 
Arraiá do Cabaço (Natal/RN) 
CIA Cultural Nação Junina (Jucurutu/RN) 
Grupo Cultural Brasileirinhos – Sensação Nordestina (Parelhas/RN) 
Junina Vire-Mexe (Guamaré/RN) 
Junina Oxente (Macau/RN) 
Arraiá Zé Matuto (Mossoró/RN) 

Suplentes: 
1ª suplente: Pisada Serrana (Tenente Laurentino/RN) 
2ª suplente: Junina Explode Coração (Parelhas/RN) 
3ª suplente: Quadrilha Junina Encanto das Pedras (Lagoa de Pedras/RN)

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PARELHAS REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O ESPORTE AMADOR DO MUNICÍPIO

A Câmara Municipal de Vereadores do Município de Parelhas realizou nesta Quarta-feira (27) através de requerimento do vereador Wellington Araújo Silva subscrito pelos demais, uma importante Audiência Pública, cujo objetivo foi debater a importância, os desafios e formas de alocação de recursos para o desenvolvimento do esporte amador no município de Parelhas. 

Participaram da audiência, o Secretário Adjunto do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN), Canindé de França, o Prefeito em Exercício José Rogério Dantas, o Secretário Municipal do Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo, os vereadores Frank Kléber (Presidente da Câmara), Wellington Araújo Silva (autor do requerimento), Maria da Guia Dantas Araújo, Francisco Genidson, Messias Medeiros, José Gonzaga, João Dantas, Antônio Januário Neto e Romisélia Araújo, o secretário de saúde Tarcísio da Costa Clementino, professores de educação física, representante da Liga Parelhense de Esporte, estudantes e desportistas parelhenses.

CPI do assassinato de jovens irá ao RN

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o assassinato de jovens no Brasil aprovou, nesta quinta-feira (28), o requerimento da senadora Fátima Bezerra para realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a fim de verificar a situação de violência sofrida por jovens em seu estado. 

Também foram aprovadas audiências nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Roraima, Pernambuco, Maranhão e em Goiás, nesse caso na cidade de Luziânia. 

“É importante que a CPI conheça in loco a realidade do país, para que, por meio desse diagnóstico atualizado, possa contribuir com encaminhamentos e ações concretas para as políticas públicas de proteção e defesa dos nossos jovens”, declara Fátima Bezerra.

Prefeitura e Fecomércio inauguraram “Carreta da Beleza” nesta quinta-feira, 28

A Prefeitura Municipal de Currais Novos, o Sistema Fecomércio do RN e o SENAC RN inauguraram na manhã desta quinta-feira (28) a “Carreta da Beleza” na Praça Tetê Salustino, solenidade que contou com a presença do vice-prefeito João Gustavo, da presidente da Câmara de Vereadores, Zefinha Moura, do diretor regional do Senac, Fernando Virgílio, da presidente do CDL Currais Novos, Francisca Felipe, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, Helder Araújo, e do coordenador dos programas de qualificação no município, Gérson Jr. 

O vice-prefeito lembrou a parceria exitosa entre o sistema Fecomércio e a Prefeitura na gestão Vilton Cunha. “O nosso prefeito sempre buscou estas parcerias para trazer mais qualificação e capacitação para nossa população”, disse João Gustavo, afirmando que estes cursos são importantes para o fortalecimento do mercado de trabalho e da geração de renda. 

Para Fernando Virgílio o momento de crise a qual o país vive necessita de ações importantes como estas. “Estes cursos dão a oportunidade das pessoas terem uma melhor renda, manter seu emprego, e gerar mais economia pra cidade”, disse o diretor regional do SENAC, lembrando que Currais Novos é uma cidade empreendedora. 

Após a solenidade, os alunos inscritos nos cursos de depilação, unha e cabelo, conheceram a estrutura da carreta. Também prestigiaram a inauguração da “Carreta da Beleza” a primeira dama Ana Maria Furtado, os vereadores Eugênio Lins e Dadá, os secretários municipais Aparecida Medeiros (Educação), Moisés Alex (Administração), Luziane Guimarães (Gabinete), Hênio Othon (Controladoria), da coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, da coordenadora da SEMEC, Fábia Lira, além da equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS).

Ministro Henrique Alves debate estímulos ao turismo na Croácia

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quinta-feira (28), na Croácia, da reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na pauta do encontro estavam o relatório sobre o turismo na agenda global e as principais atividades de pesquisa ligadas à economia do turismo. 

Durante o encontro também foram discutidos temas como transportes, facilitação de vistos e diminuição dos impostos das viagens internacionais. 

A reunião é a última antes das eleições, em setembro, que definirão os novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. 

No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas. Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. 

O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.

Por promessa, papa afirma que não assiste TV há 25 anos

Avesso às entrevistas, Francisco falou ao jornal argentino “La Voz del Pueblo” e revelou detalhes de sua vida cotidiana. 

O papa surpreendeu ao afirmar que fez uma promessa há 25 anos e, desde então, não assiste televisão. “Não assisto televisão desde 1990. É uma promessa que fiz à Nossa Senhora do Carmo”, explica Francisco, sem revelar o teor da promessa em questão. 

O papa ainda afirmou que não faz uso da internet e só acompanha notícias por jornal impresso. Fã de futebol, Francisco foi questionado sobre sua relação com o San Lorenzo, seu time do coração, uma vez que não usa internet e, assim, tem mais dificuldades em acompanhá-lo. 

Para “driblar” a distância, o papa confessou ter ajuda da Guarda Suíça. “Há um membro da Guarda Suíça que toda semana me conta os resultados e como estamos na tabela de classificação”, afirma ele, que também confessou sentir falta de pequenas coisas da vida antes do papa. “Sinto falta de ir a uma pizzaria e comer uma boa pizza (risos)”. 
Yahoo

Caicó é uma das primeiras cidades do Brasil a aderir a Campanha da ONU “Mulheres: Eles por Elas”

O município de Caicó foi destaque na tarde desta quarta-feira(27) em um evento nacional graças as políticas públicas voltadas para o fortalecimento da mulher desenvolvidas na gestão do Prefeito Roberto Germano e que garantiram o reconhecimento de entidades nacionais e internacionais. 

A cidade de Caicó foi consagrada por fazer parte da lista dos primeiros municípios brasileiros a aderir à campanha “ONU Mulheres: Eles por Elas” (He for She). 

A adesão pioneira deu-se, sobretudo, pelo reconhecimento dos avanços que as políticas públicas de gênero do município tiveram nos últimos dois anos. 

Nesse período Caicó aderiu ao plano nacional pelo enfrentamento a violência contra as mulheres, promoveu os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, assinou acordo de cooperação com a Defensoria Pública do RN para combater a violência contra a mulher, realizou campanhas educativas de respeito a mulher no carnaval, foi contemplado pelo projeto municípios seguros e livres de violência contra as mulheres onde apenas 5 municípios do RN foram agraciados, ações essas determinantes para que, Caicó, através do prefeito Roberto Germano, se destacasse nacionalmente, e novamente com parcerias que envolvem entidades internacionais.

Fest Bossa & Jazz 2015 tem sua primeira atração internacional confirmada

O Fest Bossa & Jazz 2015, que será realizado de 22 a 30 de agosto, em Pipa, Natal e São Miguel do Gostoso já tem sua primeira atração internacional confirmada, o trompetista norte-americano Roy Hargrove.  

Para o festival, o musicista virá com o seu quinteto composto por músicos do atual cenário jazzístico mundial. Roy Hargrove, nascido no Texas (EUA), descobriu o talento para a música ainda jovem, quando o renomado Wynton Marsalis fez uma visita em sua escola. Roy Hargrove é considerado um pilar da cena musical contemporânea, com variedade de formatos, desde sua emergência no final dos anos 80, quando estudava na prestigiada Berklee College of Music, contudo era na Jam Sessions de Nova York que ele era mais visto. 

A busca constante por novidades, porém sempre com a tradição do jazz, proporcionou ao trompetista trabalhar com grandes artistas que passeiam entre o Jazz, Hip-Hop, Soul, R&B, Gospel e Funk, o que ocasionou o surgimento do grupo Jazz Progressivo Rh Factor, e receber dois prêmios Grammy em categorias diferentes, no ano de 1997 pelo trabalho com sua banda Afro Cubana Crisol e em 2002 pelo trabalho com Herbie Hancock e Michael Brecker - Jazz Great. Agora é controlar a ansiedade e aguardar as inovações do músico no Fest Bossa & Jazz.

Ex-jogadores do Flamengo festejam demissão de Luxemburgo

A decisão do Flamengo de demitir Vanderlei Luxemburgo na noite de segunda-feira rendeu comemoração para pelo menos dois jogadores comandados por ele na Gávea: o goleiro Felipe e o lateral-direito Léo Moura. 

Ambos usaram as redes sociais para mostrar que a relação com o treinador deixou feridas ainda não cicatrizadas. Léo Moura curtiu a publicação feita pela conta oficial do Flamengo no Twitter dando conta da dispensa de Luxemburgo. 

O texto dizia: “Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Flamengo”. Já Felipe foi além. Minutos depois do anúncio da demissão, ainda na noite de segunda-feira, o goleiro escreveu em sua página no Facebook: “E viva o futebol. Aqui se faz, aqui se paga”. 

Pouco depois, a esposa do goleiro também usou o Facebook para mostrar o quanto Luxemburgo incomodava: “A justiça de Deus não é falha. Tem gente que faz tão mal a outra, mas uma hora acaba voltando pra si mesma o desejo de maldade com o próximo. Por isso, vivo desejando coisas boas, de mal eu não morro! Por um mundo onde as pessoas se coloquem no lugar das outras em atitudes falhas”. 
Yahoo

Diretor da Globo passa por cirurgia para retirada de câncer: “Dias difíceis”

Jayme Monjardim, diretor da novela “Sete Vidas”, se recupera de uma cirurgia para a retirada de um câncer na próstata. Ele contou à revista “Caras” desta semana que passou pela operação recentemente e que se recupera bem. 

“Fiz uma cirurgia na próstata para a retirada de um câncer. Claro que foi algo difícil por ser uma cirurgia grande, mas estou bem. Foi descoberto no começo e fiquei uma semana em casa”, afirmou Monjardim. Ele disse ainda que, como a doença foi diagnosticada no início, não precisou se submeter a outro tratamento, como radio ou quimioterapia. 

“Foram dias difíceis, mas estou com apenas um corte. Me sinto bem”, comentou o diretor. Ele falou ainda da relação com os filhos e comentou que a caçula Maysa, de quatro anos, é uma força a mais para viver. “Você tem um motivo diferente para viver, para sobreviver e ver a vida de forma diferente. 

A Maysa renovou meu passaporte como pai”, explicou. Em “Sete Vidas”, Jayme volta a dirigir um dos filhos, Jayme Matarazzo, o Pedro da trama das 18h. 

O diretor também comentou esse reencontro. “Ele fez o primeiro papel da vida em ‘Maysa’, minissérie que dirigi em 2009, sobre a vida da minha mãe, e percebi ali um grande talento. Depois disso, seguiu na carreira sozinho e fez novelas com vários diretores, sem depender de mim para nada. Ele conquistou seu espaço e voltou já pronto nesta novela. Fico orgulhoso, porque vejo a dedicação dele e sei que ser protagonista não é algo fácil”, elogiou. 
IG

William Bonner e Fátima Bernardes evitam viajar juntos de avião

William Bonner, 51, e Fátima Bernardes, 52, têm o costume de evitar viajar juntos de avião, segundo o jornal ‘Extra’. desta terça-feira (26). 

Os jornalistas, que são pais de três filhos gêmeos, decidiram se prevenir em caso de acidente aéreo, para que Vinícius, Beatriz e Laura não fiquem desamparados. Ainda segundo a publicação, outro casal que adota a mesma conduta é Malu Mader e Tony Belotto. 

Os dois são pais de João e Tony e também não gostam de viajar juntos de avião. Quem também costuma se precaver em caso de acidentes aéreos é a banda Rolling Stones. Por exigência da seguradora, Mick Jagger e Keith Richards não voam juntos.

Recentemente, Fátima Bernardes contou o segredo de sua união duradoura - são 25 anos de casamento - com William Bonner. “Eu acho que estou casada há 25 anos porque William e eu somos muito diferentes. Que bom! Porque aí temos o que trocar um com o outro”, disse ela. 
Yahoo

Para Fátima, esporte tem que ser visto como fator de inclusão social

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, presidiu, nesta quarta-feira (27), audiência pública que debateu o futebol feminino e as formas de financiamento para o esporte. 

Na audiência, os participantes reforçarem que, apesar dos avanços, o Brasil precisa ainda criar um calendário para o esporte, acabar com os preconceitos e incentivar formas de garantir patrocínios para a área. “O esporte tem que ser visto como um fator de inclusão social”, destacou a senadora. 

Ela chamou a atenção também para a necessidade de o governo unificar as políticas e as ações dos diversos ministérios envolvidos com o tema, como a Secretaria de Políticas de Mulheres da Presidência da República e o Ministério do Esporte. 

Fátima sugeriu que seja criada uma conferência nacional do esporte, nos moldes na Conferência Nacional de Educação, e propôs que o Ministério do Esporte atualize a Lei de Incentivo ao Esporte, cuja vigência termina em 2015. 

A senadora também chamou a atenção dos presentes para a importância de se acompanhar de perto a tramitação da MP 671/2015, que condiciona a renegociação das dívidas dos clubes ao apoio ao futebol feminino. 

"O futebol feminino quer mais respeito e mais incentivos. Sabemos das ações do Ministério do Esporte, mas precisamos de mais políticas públicas. Vamos dar um basta aos preconceitos e à discriminação, para que tenhamos mais medidas afirmativas", disse.

1° PET FEST EM CURRAIS NOVOS.


Prefeitura de Caicó continua trabalhando na limpeza e manutenção da Ilha de Sant’Ana

A equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Caicó continua dando andamento as ações de limpeza que foram iniciadas no último domingo(24) durante mutirão realizado no Complexo Turismo Ilha de Sant’Ana e no leito do Rio Seridó. 

Os homens da Prefeitura agora se concentram nas ações de limpeza e manutenção da área interna da ilha com o corte da grana, de plantão, pinturas e recuperação de áreas que necessitem de mais algum cuidado de pedreiros e serventes. 

De acordo com o Secretário Jorge Araújo, o trabalho de limpeza e manutenção da ilha passa a ser constante e a intenção é manter o espaço bem cuidado para sempre ser usado por Caicoenses e visitantes durante todo o ano.

Ministro do Turismo participa de reunião de líderes na Croácia

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quanta-feira (27), em Rovinj (Croácia), da abertura da 100ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), ao lado do secretário-geral da organização, Taleb Rifai, e Márcio Favilla, representante do Brasil no conselho executivo da OMT. 

Nesta quinta-feira (28), Henrique Alves se reúne com líderes de diversos países para articular a permanência do país em uma das cadeiras do Conselho do órgão. 

O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. 

No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. 

O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT. O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje composto por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Quadra de Esportes da Barra da Espingarda chega a fase final de construção

Está chegando a reta final de sua construção a quadra poliesportiva da Comunidade Barra da Espingarda na zona rural do município de Caicó. 

A referida quadra será um espaço para os estudantes e jovens da Barra da Espingarda praticarem atividades esportivas com conforto, segurança e comodidade. 

O poliesportivo irá contar com demarcações para atividades de handebol, futsal, basquete e vôlei. De acordo com o Prefeito Roberto Germano, a empresa responsável pela execução da obra está realizando o trabalho de forma ágil e deverá entrega-la o mais rápido possível.

“Dia do Desafio” mobiliza Currais Novos e expectativa é atrair mais de 80% da população

Centenas de currais-novenses acordaram cedo nesta quarta-feira (27) para participarem das primeiras atividades do “Dia do Desafio”, evento que acontece em todo o Continente Americano com o objetivo de incentivar a prática de exercícios e atividades físicas, e que no Rio Grande do Norte tem coordenação do SESC e está sendo realizado em outros dois municípios, Mossoró e Caicó. Com a “disputa” pelo título de cidade qualidade de vida com o município de La Unión, de El Salvador, Currais Novos pretende atrair mais de 80% da população em dezenas de atividades e ações durante todo o dia. 

No Largo Jr Toscano, Praça Cristo Rei, Aero Clube e Ginásio “Agenorzão”, as atividades tiveram início às 5h. Durante toda a manhã a equipe de educadores físicos, professores e coordenação do “Dia D” mobilizaram centenas de crianças e adolescentes nas escolas municipais, privadas, estaduais e federal. 

Nas ruas, um grande trio elétrico serviu de palco para as aulas de ginástica. De acordo com a coordenação, as atividades devem ser intensificadas durante a tarde e noite desta quarta-feira (27).

Ministro do Turismo divulga critérios de execução do Pronatec

O Ministério do Turismo publicou as novas regras e os critérios para a execução e monitoramento do Pronatec Turismo, que visa qualificar profissionais do setor e aumentar a competitividade dos destinos turísticos. 

O Pronatec Turismo é uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação, executado pelo Sistema S e por Instituições Federais de Educação. A portaria define quatro linhas de ação do Pronatec Turismo: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa, Pronatec Turismo Social e uma nova modalidade – o Pronatec Turismo Desenvolvimento Local, que visa qualificar pessoas que já atuam em atividades produtivas associadas direta ou indiretamente ao turismo. 

O Pronatec Turismo Desenvolvimento Local tem por objetivo melhorar os serviços prestados aos turistas, além de subsidiar o aumento da renda para o profissional local, o desenvolvimento da economia do município, o estímulo ao empreendedorismo e à formação de microempreendedores. 

Estão incluídos nessa linha de ação os municípios localizados no entorno de parques nacionais e os que detêm patrimônios tombados pela Unesco e pelo IPHAN. A portaria também define os 215 cursos profissionalizantes e de idiomas que fazem parte do programa, além de determinar a reserva de, no mínimo, 5% das vagas a pessoas portadoras de necessidades especiais, priorizando este público. 

As aulas terão início de acordo com o cronograma do Ministério da Educação. O programa foi lançado em 2012 com o objetivo de qualificar principalmente os profissionais que atenderiam os turistas atraídos pela Copa do Mundo, com 120 municípios atendidos. Desde então, 214 cidades brasileiras já foram incluídas no programa.

Câmara Itinerante acontece nesta quarta-feira na Zona Norte

A Câmara Municipal de Caicó realiza nesta quarta-feira (27), das 07h às 17h, a 1ª edição do projeto “Câmara Itinerante de 2015”, que nesta ocasião acontece na Praça Antônio Domingos, localizada no Bairro Boa Passagem na Zona Norte de Caicó. 

Na abertura vão estar presentes o vice-prefeito, Oriel Segundo de Oliveira, representando o prefeito Roberto Germano, que se encontra em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes de várias instituições parceiras da Câmara neste projeto, presidentes de Conselhos Comunitários, entre outros. 

O presidente da Câmara, Nildson Dantas, disse que o “Câmara Itinerante”, tem como objetivo humanizar, socializar e garantir direitos aos cidadãos caicoense, oferecendo, de maneira gratuita, vários serviços de utilidade pública, além de atividades recreativas, apresentações culturais e oficinas educativas. 

Durante todo dia a população terá acesso a orientações sobre: trânsito, orientação nutricional, jurídica, de combate à violência, Dengue, serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, atendimento odontológico e higiene bucal, corte de cabelo, além de consultas, entre outros serviços. 

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal - Senai, Senac, Sesc Sesi, Adese. 1º BEC, 3ª DPRE, Polícia Ambiental, 6º BPM, SLUP, Secretaria Municipal de Saúde, Infra Estrutura, Ação Social, os meios de comunicação através das emissoras Rádio Caicó, Seridó, Rural, e 106 FM que apoiaram o projeto abrindo seus espaços para divulgação.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Agentes de Endemias estão desenvolvendo no município, ações intensivas de combate ao mosquito da dengue. A equipe realizou neste mês de maio ações de peixamento no Povoado Santo Antônio. 

Além disso, a família deve aproveitar um tempinho para dar uma olhada na caixa d água e ver se esta limpa e bem fechada. Do contrário, o mosquito pode se reproduzir e depois sair por aí picando as pessoas e transmitindo a dengue. 

No quintal, alguém da família pode deixar as garrafas com as bocas para baixo e assim evitar acúmulo de água para proliferação do mosquito. Os sacos e depósitos de lixo também não podem ser esquecidos. Devem ficar fechados.

Piloto que salvou a família de Angélica é afastado e fica desempregado

O piloto Osmar Frattini, 52 anos, chamado de herói após salvar os apresentadores globais Luciano Huck e Angélica, os três filhos do casal e duas babás, foi afastado do cargo pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Desempregado temporariamente, ele pode passar por dificuldades financeiras. Frattini precisar realizar exames para recuperar a carteira de saúde, que foi o documento suspenso após o pouso forçado na manhã de domingo em Campo Grande.

Conforme o piloto, é padrão da Anac suspender a carteira de saúde após situações como a que ele passou no domingo (24), quando o avião que ele pilotava, modelo EMB 821, conhecido pelo nome de Carajá, sofreu uma pane e ele precisou realizar um pouso de emergência. “Agora eu preciso passar por uma bateria de exames, tudo de novo ”, contou.

O problema é que os exames só podem ser realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que a Anac deve marcar as datas, ou seja, ele ainda não sabe quando conseguirá voltar ao emprego. “Eles pagam a revalidação da carteira, mas como tenho que fazer tudo de novo, eu terei que pagar todos os exames”, comentou Frattini, sobre outros entraves.

Ele ainda explicou que não possui salário fixo, ganhando 10% sobre o valor pago pelo voo. “É difícil. É uma profissão sacrificada. Temos um gasto grande para ser piloto e somos mal remunerados”, analisou. Osmar revelou que possui dois filhos, sendo que os dois estão em uma faculdade, sendo medicina e direito.

Ele paga, em média, pela estadia da filha em Santa Catarina, onde cursa medicina, R$ 7 mil mensais, mas conseguiu um desconto pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Em Campo Grande tem um gasto médio de R$ 1,1 mil com a faculdade de direito. “Estou com dívidas, com o cartão de crédito quase estourando. Só eu trabalho em casa”, expôs o piloto, sobre a atual a situação, que pode ser agravar com o afastamento. “Posso perder o FIES, caso fique com o nome sujo e não posso perder”, lamentou.

Cientistas descobrem técnica para frear ou reverter o envelhecimento

Já pensou nunca ficar velho? Deixar rugas, cabelos brancos e outras marcas da idade de lado? Pois bem, a ciência deu um passo importantíssimo neste sentido, encontrando evidências sobre o envelhecimento que podem fazer com que ele seja evitado ou até revertido através de manipulações genéticas. 

Os cientistas liderados pelo espanhol Juan Carlos Izpisua descobriram que o envelhecimento está diretamente ligado à epigenética, método que mostra informações às células sobre o que elas deve fazer com cada gene. 

Assim sendo, um método de edição da epigenética poderia fazer com que as informações passadas “não se desgastassem com o tempo”. 

As primeiras pesquisas começaram em torno do desenvolvimento de equipamento tecnológico que possa combater a perda de informação epigenética. 

O objetivo da “edição” é ativar e desativar genes de modo que o envelhecimento possa ser freado. Para isso, o primeiro teste foi feito com um gene relativo à Síndrome de Werner, que causa envelhecimento precoce. 

Os resultados dessa primeira edição mostraram que a Síndrome de Werner é causada por uma ruptura que é processo-chave para o envelhecimento, Com a manipulação epigenética, os cientistas tentam uma via de eliminar esse tipo de atividade e, assim, eliminar o envelhecimento. 

Um avanço nessa área é visto como crucial no processo de regeneração do organismo e sua perda de eficácia com o tempo. Diferente do que se pode pensar, esse tipo de pesquisa não levará a uma eventual vida eterna das pessoas. Isso porque, com o passar do tempo, os próprios sistemas de reparação que seriam manipulados perdem sua eficácia. 

A tentativa, então, é muito mais focada ao combate de doenças como o câncer e de sintomas mais evidentes do envelhecimento. Segundo a equipe, o avanço seria crucial para dar uma vida saudável a qualquer pessoa até sua morte em um futuro próximo. 
Yahoo

Participação de Patrícia Poeta em matinal aos sábados deve durar pouco tempo

Patrícia Poeta, 38, foi anunciada como uma das apresentadoras do programa matinal da Globo que irá ao ar nas manhãs de sábado a partir do segundo semestre. 

A participação da jornalista na atração, porém, não deve ser duradoura.Patrícia Poeta está cobrando seu próprio espaço, que lhe foi prometido pela direção da emissora quando a jornalista deixou o ’Jornal Nacional’. 

Enquanto isso não acontece, Patrícia dividirá, provisoriamente, as manhãs de sábado com Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Tiago Leifert e Zeca Camargo.

O responsável pelo projeto do programa solo de Patrícia Poeta é o diretor Ricardo Waddington, responsável pelo núcleo de entretenimento da emissora. A previsão é de que a estreia aconteça no primeiro semestre de 2016. 
Yahoo

Portos brasileiros registram aumento de volume de cargas no quadrimestre

A movimentação de cargas nos principais portos brasileiros registrou aumento no primeiro quadrimestre de 2015, em comparação a igual período do ano passado. Embarcaram mais cargas, entre outros, os portos de Paranaguá, Natal, Suape, Espírito Santo, Ilhéus e Santos. 

O Porto de Santos, o maior da América Latina, atingiu novo recorde neste quadrimestre, superando em 3,58% a até então melhor marca, verificada em 2013. Com 35,82 milhões de toneladas operadas, o acumulado deste ano superou o realizado em igual período do ano anterior em 4,7%. 

“O aumento na movimentação de cargas em Santos e em outros portos públicos atesta o vigor do setor portuário brasileiro e traz a certeza de que esse crescimento contribuirá em muito para a economia brasileira”, afirmou o ministro de Portos, Edinho Araújo, ao tomar conhecimento do relatório com o novo recorde de movimentação no Porto de Santos no quadrimestre de 2015. 

As operações com contêineres nos dois fluxos de comércio em Santos tiveram expressivo aumento de 16,8% na tonelagem operada até abril, alcançando quase 13 milhões de toneladas, resultado do crescimento de 10,5% das unidades movimentadas, equivalente a aumento de 9,0% do total de teu. 

A carga de exportação, representando cerca de 70% do total apurado, foi a principal responsável pelo forte movimento no período. 

Com 24,99 milhões de toneladas embarcadas, registrou crescimento de 5,2%. Ainda no movimento mensal, as exportações despontaram em abril com incremento de 9,0% em comparação ao realizado em 2014. Os embarques de açúcar tiveram crescimento de 7,0 % em abril e de 4,1% no quadrimestre. 

O farelo de soja acusou incremento de 28,2% no acumulado e de 12% no mês. Óleo combustível cresceu 46,1% no quadrimestre e 6,1% no mês. 

O valor das cargas operadas por Santos atingiu cerca de US$ 32,6 bilhões até abril, refletindo numa participação de 25,8% da corrente de comércio promovida pelos portos brasileiros. As exportações por Santos somaram US$ 15,2 bilhões, 24,1 % do total nacional, e as importações atingiram US$ 17,4 bilhões, 27,6% do realizado nos portos nacionais.

Roberto Germano autoriza inicio da construção da Pista de Atletismo e Ciclovia no Vila do Príncipe

Já está assinada a ordem de serviço para o inicio das obras de construção da Pista de Atletismo e Ciclovia que será situada nas margens do açude do Recreio no bairro Vila do Príncipe na zona norte da cidade de Caicó. 

A assinatura foi feita pelo Prefeito Roberto Germano que destacou a participação do deputado federal Felipe Maia para a construção da obra por ter sido de sua autoria a emenda parlamentar que destinou os recursos necessários executa-la. 

A obra será executada pela CONSTRUTORA LEON SOUSA EIRELI ME, que venceu a licitação no valor global de R$ 337.403,38 (trezentos e trinta e sete mil, quatrocentos e três reais e trinta e oito centavos) e já começa a obra nesta quarta-feira(27). 

A empresa responsável pela execução da obra já está em Caicó e nesta terça-feira chegou uma carreta com o material que será utilizado no inicio dos trabalhos. 

A pista de atletismo e a ciclovia terão 700 metros de cumprimento cada uma e beneficiarão toda população da zona norte e de outros setores de Caicó.