Fátima: "Alterar regime de partilha do pré-sal é cometer crime de lesa-pátria"

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) disse nesta terça-feira (30) que aprovar o PLS 131/2015, que altera o regime de partilha dos royalties do Pré-sal, é colocar em risco a educação pública de qualidade no país. 

“Retirar da Petrobras a condição de operadora única e o direito de uma participação mínima de 30% na exploração de cada bloco licitado na província do Pré-sal, como prevê a atual legislação, é cometer um crime de lesa pátria que trará consequências duras e imediatas a um dos direitos mais sagrados da população brasileira, que é o acesso a uma educação pública de qualidade”, destacou a parlamentar. 

O Senado realizou nesta terça-feira sessão temática para debater proposta de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) que altera a participação da Petrobras na exploração do petróleo no Pré-sal. Fátima lembrou que as metas ousadas do Plano Nacional de Educação, precisam, para ser cumpridas, dos recursos provenientes do pré-sal. 

O PNE, que completou um ano de vigência na semana passada, estabelece que, em dez anos, os gastos com educação cheguem a 10% do PIB, a fim de garantir a oferta de uma educação pública universal, de qualidade e inclusiva, o que inclui professores bem remunerados e com mais qualificação. 

A atual legislação (Lei 12.858/2013) destina 75% das receitas do petróleo para a educação e 25% para a saúde, além de reservar 50% do Fundo Social do Pré-Sal para cada uma dessas áreas, o que triplica os investimentos em educação entre 2013 e 2022. 

Com a mudança do regime de partilha, esses recursos certamente seriam reduzidos, de acordo com a senadora. “No atual regime, a Petrobras tem uma participação de pelo menos 30% nos consórcios e o Estado fica com a maior parcela dos lucros. No regime de concessão, a empresa operadora e parceiros ficariam com a maior parcela dos lucros da produção, o que é claramente um desserviço à Nação; é acabar com a possibilidade de destinação social deste verdadeiro tesouro que é de propriedade de toda a população brasileira”, ressaltou Fátima. 

A produção no Pré-Sal, alcançou, em apenas oito anos, a marca de 800 mil barris por dia, o que equivale a quase 30% da produção nacional, que é de pouco mais de 2 milhões de barris por dia. 

Além disso, como lembrou a senadora, a produtividade na área do Pré-Sal é muito maior do que a que se previu de início. 

 Logo que foram descobertos os primeiros indícios de petróleo no Pré-Sal, estimava-se que os poços produziriam de 15 a 20 mil barris diários. 

Hoje, a média já está em 25 mil, chegando a 40 mil nos poços de Sapinhoá e Lula, na Bacia de Santos. Também os custos de produção, que eram outra fonte de dúvida, por conta do desafio tecnológico, mostraram-se bem menores do que se estimou de início.

NATAL RECEBE SELEÇÃO BRASILEIRA DO PAN

O torcedor potiguar terá a oportunidade de acompanhar de perto a seleção brasileira de vôlei masculino, em um jogo amistoso contra a Argentina, no próximo dia 4 de julho, no Ginásio Municipal Nélio Dias, a partir das 19h. 

Interessados em prestigiar a seleção devem adquirir seus ingressos em um dos cinco pontos de vendas pela cidade. 

Os ingressos estão sendo vendidos a R$30 inteira e R$15 meia (crianças, estudantes, pessoas com mais de 65 anos e deficientes físicos), é permitido a compra de até quatro ingressos por pessoa. 

A partida é promovida promovida pela Confederação Brasileiras de Voleibol (CBV), em parceria com a Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV) e Prefeitura Municipal do Natal. 

A disputa será o primeiro jogo de três preparatórios para Pan-Americano de Toronto, no Canadá, que acontece entre os dias 10 e 26 de julho. 

As demais partidas acontecerão em sequência nas cidades de Fortaleza e João Pessoa.

Prefeitura de Currais Novos entrega 200 novas carteiras às escolas municipais

O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, entregaram na manhã desta terça-feira (30) as primeiras 200 novas carteiras, de um total de 500, que a Prefeitura Municipal comprou para equipar as escolas municipais, ação esta que tem como objetivo melhorar as condições de ensino e das atividades realizadas pelos alunos. 

Nas escolas municipais “Ausônio Araújo” e “Castelo Branco”, o prefeito conversou com os alunos e professores e comentou sobre algumas ações realizadas em prol da educação no município ao longo desses dois anos e meio de gestão. 

“A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento social, e nós estamos investindo muito para oferecermos uma educação de excelência para os nossos alunos”, disse Vilton, que comentou também sobre o crescimento do IDEB do município, e ações como a valorização do salário dos professores, reformas e ampliações em creches e escolas, construção de duas novas creches, e diversos projetos de incentivo ao ensino e a aprendizagem. 

Para a aluna do 3º ano do ensino fundamental do “Ausônio Araújo”, Ariele, “as novas carteiras são ideais para os estudos” e disse que todos os alunos devem cuidar dos novos equipamentos.

PREFEITO DE PARELHAS RECEBE OBRAS LITERÁRIAS SOBRE O MUNICÍPIO DE PARELHAS

O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros recebeu na manhã desta Segunda-feira (29), em seu Gabinete, a senhora Zélia Maria Rodrigues Pereira, filha de Dr. Anastácio Pereira, escritor Parelhense, que o presenteou com as obras literárias sobre o município de Parelhas: A Serpente transformada em montanha; Alto da Careta e O lugar das Parelhas.

Papa Francisco pede para mascar coca durante viagem à Bolívia

O papa Francisco pediu para mastigar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, segundo o ministro da Cultura do país, Marko Machicao. 

O pontífice deve chegar ao país no dia 8 de julho. A folha de coca, um dos ingredientes usados para a fabricação da cocaína, é usada em vários países dos Andes há milhares de anos para combater os males da altitude e também como um leve estimulante. 

Machicao disse que o governo ofereceu ao papa o chá da folha de coca e o pontífice fez um “pedido específico”, para mastigar as folhas. 

O Vaticano não comentou a afirmação do ministro boliviano. As folhas de coca foram declaradas uma substância ilegal sob a Convenção da ONU para Drogas Narcóticas de 1961. Mas, o cultivo de folhas de coca com fins religiosos e medicinais é legal na Bolívia. 

Muitos indígenas bolivianos consideram a planta da coca sagrada e mastigar as folhas, ou fazer um chá com elas, é muito popular. 

A Constituição boliviana de 2009 até declarou que a folha de coca é um “patrimônio cultural” do país. O presidente do país, Evo Morales, já foi agricultor e cultivava as folhas. Ele faz campanha para descriminalizar o consumo de folhas de coca. 

Se o papa Francisco realmente mascar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, o ato significaria um grande apoio à campanha de Morales. 
IG

Inscrições para Jogos dos Comerciários 2015 vão começar

A partir desta quarta-feira (01/07), comerciários de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró e Natal podem se inscrever na 14ª edição dos Jogos dos Comerciários. 

A iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), promoverá, de agosto a novembro, competições em dez modalidades esportivas, com expectativa de mobilizar 3.300 comerciários potiguares em torno do esporte. 

O período de inscrições se estende até setembro, e varia de acordo com a cidade. Para efetivar a inscrição, basta ir às Centrais de Atendimento do Sesc, com exceção de Assú, onde são feitas no Sindicato do Comércio Varejista. 

O congresso técnico – no qual são discutidas regras e informações importantes sobre as competições – ocorre sempre na semana que antecede a competição. 

Os horários das partidas acontecem após a jornada de trabalho. Serão promovidos torneios nas modalidades futsal, futevôlei, futebol society, natação, vôlei de quadra, vôlei de areia, queimada, futebol de campo, xadrez e karatê. 

A abertura do evento em Natal tem data prevista para acontecer no dia 20/08; seguido por Macaíba (21/08); Caicó (28/08), e Mossoró (11/09). Em Assú não acontecerá abertura.

Nova direção do Museu Câmara Cascudo

A posse da nova direção do Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte será às 10h da manhã da próxima sexta-feira, 3 de julho, na sede do Museu, na Avenida Hermes da Fonseca. 

A Professora Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos Santos e o Museólogo Gildo José dos Santos Júnior, assumem a direção e a vice-direção, respectivamente. 

A solenidade será presidida pela reitora Angela Maria Paiva Cruz. Na ocasião, serão inauguradas as novas instalações do setor expositivo do Museu.

Natal é escolhida pela 7ª vez como a “melhor capital para se fazer turismo no País

Natal foi escolhida, pela sétima vez consecutiva, a “melhor capital para se fazer turismo no País” por 500 agências de turismo de São Paulo e ganhou o prêmio Top Aviest. 

Isso porque nos últimos dois anos, segundo o secretário de turismo Fernando Bezerril, “a cidade ganhou novos equipamentos urbanos, a orla marítima da capital foi toda recuperada, a realização de eventos como o “Natal em Natal”, a revitalização do Carnaval, a divulgação da cidade em várias promoções sendo a última a Copa do Mundo, tudo isso vem repercutindo e tornam Natal um destino poderoso” JH

Bruna Marquezine tenta reconciliação com Neymar, diz site

Depois de terem namorado durante 1 ano, a atriz Bruna Marquezine, 19, e o jogador de futebol Neymar, 23, estão tentando uma reconciliação. 

De acordo com a colunista Fabíola Reipert, do portal “R7″, no sigilo, os dois estão se reaproximando aos poucos depois de um período conturbado e de afastamento. 

Por conta disso, a global teria ficado uma fera com o fato de Ana Maria Braga, 66, colocar a mãe do ator Maurício Destri, 23, em seu programa para afirmar que os atores vivem um romance. 

Na hora em que viu o vídeo da suposta sogra, Bruna ficou constrangida no “Mais Você”.Além de não desejar assumir nada com seu colega na novela “I Love Paraisópolis”, Bruna ainda não quer que Maurício use o nome dela para faturar em campanhas publicitárias e eventos. 
Yahoo

Vivaldo é entrevistado no Jornal do Dia da TV Ponta Negra

Quem foi recebido nesta segunda-feira (29) no Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, foi o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS). 

O seridoense foi entrevistado pela jornalista Margot Ferreira. A conversa falou sobre o retorno do Papa Jerimum para a assembleia, além das suas bandeiras em defesa do interior. 

O parlamentar confirmou seu desejo de unir seu grupo político e disputar a prefeitura de Caicó nas próximas eleições. 

Nesta terça-feira, as 18h30min, Vivaldo conversará com os jornalistas Túlio Lemos, Marco Aurélio de Sá e Ênio Sinedino, no Jornal da 96, da 96 FM.

Prefeitura de Caicó paga salários do funcionalismo e injeta R$ 4 milhões na economia local

A Prefeitura Municipal de Caicó paga nesta terça-feira(30/06) os salários do funcionalismo público. O pagamento do mês de Junho vai injetar R$ 3.872.517,53 na economia da cidade. 

Além de acontecer no último dia útil do mês, o pagamento vai possibilitar compras no comércio e pagamentos de compromissos por parte dos servidores. 

O Prefeito Roberto Germano comentou o assunto: “Mesmo sendo nossa obrigação pagar em dia, temos que comemorar esta ação, já que os municípios enfrentam uma intensa crise. 

Essa folha de pagamento é de grande importância para o comércio e o setor de serviços de nossa cidade”. Disse ele.

Governador em exercício encaminha à Assembleia Legislativa projeto de segurança

O governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB), encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (29), um projeto de lei de Segurança Pública, que dispõe sobre a designação de policiais militares da reserva remunerada para o serviço ativo.

“Os servidores militares vão poder sair voluntariamente das reservas e voltar à ativa, exercendo as atividades com farda. Com a saída da reserva, será decidido onde ficarão e quais atividades vão exercer”, disse Fábio Dantas. 

De acordo com o projeto, o comandante da Polícia Militar poderá designar, para o serviço ativo, militares da reserva com até 65 anos de idade, para o caso dos homens, ou até 60 anos, se mulheres, para promover a segurança dos imóveis pertencentes ao patrimônio do Estado, afetados ao serviço de qualquer dos Poderes, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado e para, juntamente com os servidores que já exercem essas atribuições, desenvolverem as atividades meio indispensáveis à prestação de serviço de Segurança Pública. 

Fábio Dantas destaca que a proposta possibilita a constituição de uma guarda patrimonial destinada à segurança dos imóveis pertencentes ao Estado e também a colocação de pessoal à disposição de Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social. As atividades terão uma vigência de dois anos. Após o prazo o militar volta à reserva remunerada.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA MELHORIA EM ESTRADAS DA VÁRZEA DO BARRO E QUINTOS

A Prefeitura de Parelhas através de parceria entre as secretarias de Obras e Serviços Públicos e da Agricultura do Meio Ambiente e da Pesca, tem realizado ações de melhorias nas estradas da zona rural do município, usando as máquinas que foram doadas ao município através do PAC2 – Governo Federal. 

Nesta Sexta-feira (26), o Prefeito Francisco Medeiros, acompanhou a melhoria nas estradas das Comunidades Quintos e Várzea do Barro, como também a criação de barreiros. 

A previsão é concluir a melhoria das estradas ainda nesta semana. O objetivo da Prefeitura é estender a ação nas demais estradas da zona rural.

Programação da Festa de Sant’Ana de Currais Novos foi lançada no domingo, 28

A Prefeitura Municipal de Currais Novos e a Paróquia de Sant’Ana lançaram na noite deste domingo (28) em frente à Matriz, a programação oficial da 207ª festa em honra a padroeira do município, festejos sociais e religiosos que terão início no próximo sábado (04) e que se estenderão até o dia 26 de julho, dia de Sant’Ana. 

A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito Vilton Cunha e da primeira dama Ana Maria Furtado, do pároco de Sant’Ana, Pe. Erivan Primo, do padre Welson Rodrigues, além de secretários municipais, clero, equipe gestora da festa, e população. 

Neste ano a festa de Sant’Ana terá como tema: “A conversão pastoral da paróquia ilumina a caminhada da Igreja”. Em seu pronunciamento, Vilton Cunha lembrou que há 207 anos os currais-novenses celebram Sant’Ana “com fé e luta”. “Nossos antepassados nos deixaram um legado de fé em nossa padroeira e a esperança para superar as dificuldades”, comentou o prefeito. 

O padre Erivan Primo agradeceu o apoio da população e fez um retrospecto da festa ao longo destes dois séculos, comentando sobre a fé e coragem do Capitão Mor Cipriano Lopes Galvão em erguer a capela em honra à avó de Jesus. 

Após os pronunciamentos, o pároco fez a benção do monumento à Sant’Ana, estátua erguida em frente à Matriz como símbolo da fé dos currais-novenses à padroeira do sertão. 

Cânticos da festa de 2015 foram apresentados a população, e logo após foi lançada a programação social e religiosa da festa. 

O Coral do IFRN encerrou a noite de lançamento com uma belíssima apresentação na Matriz de Sant’Ana. 

Confira a programação oficial da Festa de Sant’Ana de Currais Novos 2015:

Dia 04/07: Festa da Nostalgia, no Aero Clube, com animação de Rodrigo Potiguar e Los Manos. 

Dias 10, 11 e 12/07: 42ª Vaquejada de Currais Novos 

Dia 10/07: Cavalgada de Sant’Ana a partir das 14h 

Dia 16/07: Abertura oficial da Festa de Sant’Ana às 19h 

Dia 17/07: 21º Jantar de Sant’Ana na Praça Cristo Rei a partir das 21h. Animação da banda “Sons do Brasil” 

Dia 18/07: 21ª Feirinha de Sant’Ana a partir das 10h 

Dia 20/07: 49ª Festa do Agricultor 

Dia 20/07: Show religioso na Praça Cristo Rei às 21h com animação dos grupos de ministério de louvor da cidade. 

Dia 23/07: 1ª noite maior de pavilhão com animação da banda Circuito Musical 

Dia 24/07: 2ª noite maior de pavilhão com animação de Deixe de Brincadeira e Cavalo de Pau 

Dia 25/07: 3ª noite maior de pavilhão com animação de Waldonys e outra atração ainda a confirmar 

Dia 26/07: Procissão de Sant’Ana a partir das 16h30.

Imprensa europeia diz que PSG quer Neymar

Uma verdadeira ‘bomba’ pode atingir o mercado de transferências na Europa. Assim o jornal "Mundo Deportivo" noticiou o interesse do Paris Saint-Germain no brasileiro Neymar. 

Segundo a publicação deste domingo, 28, o clube francês promete fazer o impossível para levar o atacante, desfazendo assim o trio MSN do time catalão, formando ainda por Messi e Suárez. 

A contratação de Neymar seria uma estratégia do PSG para suprir a saída do veterano Ibrahimovic, em 2016, data prevista para o término de seu contrato. 

O clube acredita que a chegada do brasileiro pode ser o ponto que faltava para o time conquistar a cobiçada Liga dos Campeões. Segundo o jornal francês "Le Parisien", o PSG promete viabilizar a negociação, pois não será mais afetado pelo Fair Play Financeiro no ano que vem, o que não impediria o clube de oferecer grandes valores pelo craque. 

Neymar está no Barcelona desde 2013, quando foi contratado junto ao Santos. O atacante tem contrato com o clube catalão até 2018, com multa avaliada em 190 milhões de euros (aproximadamente R$ 662, 6 milhões). 

Caso acerte com o PSG, Neymar encontrará no clube os companheiros de seleção David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos, além dos brasileiros Lucas e Maxwell. 
G1

Ratinho sobre disputa com Xuxa: "Vai perder, não dava Ibope nem na Globo"

Com a chegada de Gugu Liberato nas noites da Record, Ratinho promoveu diversas mudanças em seu programa nos últimos meses para se tornar mais competitivo.

O apresentador estreou diversos quadros e já declarou no ar que se não der audiência, ele deixa de exibir. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, deste domingo (28), Ratinho afirmou que a concorrência de Gugu fez bem ao sem programa:

"A chegada dele foi boa para a gente dar uma mudada no programa. A Record estava colocando tramas bíblicas no horário. Elas cativavam o público aos poucos e a gente perdia. Prefiro o Gugu como concorrente. Ele estourou no começo e agora estamos praticamente no mesmo patamar".

Ainda na entrevista, o apresentador do SBT comentou a concorrência que terá com Xuxa em agosto. Ratinho acredita que se a nova contratada da Record não tiver uma grande ideia, ele vai vencer: "A Xuxa vai perder da gente. No começo, os três primeiros dias ela vai arrebentar, mas depois vai perder. Ela não dava ibope nem na Globo. Por que daria na Record? Isso só mudará se vier com uma grande ideia, mas acho que não é o caso".

E declarou: "Estamos cada vez mais circenses, apostando na comédia. Não adianta eu querer ser um Silvio Santos ou um Faustão. A gente tem de fazer o que sabe. No meu caso, é a palhaçada. Sou um apresentador irresponsável". 
Uol

NEGATIVO

Anderson Silva recebeu nos últimos dias o resultado de uma nova contraprova de mais um exame antidoping, feita por um laboratório americano. 

Deu negativo. Anderson, que perdeu todos os patrocinadores que tinha após sua suspensão do UFC, pretende usar o exame para voltar à ribalta. 
Por Lauro Jardim

Islândia segura posição de país mais pacífico do mundo

A Islândia, uma ilha pouco povoada no meio do Atlântico Norte, continua ocupando seu posto de país mais pacífico do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto para a Economia e Paz, uma organização sem fins lucrativos. 

O Brasil é o 103º colocado no ranking de 162 países. O instituto divulgou seu Índice Global da Paz de 2015 nesta semana, que classifica países ao redor do mundo com base em fatores como nível de criminalidade, envolvimento em conflitos e grau de militarização. 

Como era de se esperar, seis dos dez países mais pacíficos são da Europa, com Dinamarca e Áustria segurando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares. "A Europa manteve sua posição como a região mais pacífica do mundo, sustentada por uma ausência de conflitos internos e externos", aponta o relatório. 

O quarto lugar é ocupado pela Nova Zelândia, seguida de Suíça, Finlândia, Canadá, Japão, Austrália e República Checa. A Síria, devastada por uma guerra que já está no quinto ano, é a última colocada no ranking. 

O Iraque, outro país onde o grupo militante Estado Islâmico (EI) ocupa grandes faixas territoriais, é o segundo menos pacífico. Depois vem Afeganistão e Sudão do Sul. 

Os Estados Unidos estão na metade inferior do índice. O ranking do país melhorou um pouco em relação ao ano anterior, passando de 101º para 94º. Já o Brasil caiu 11 posições, ocupando o 103º colocado, atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa.

Segunda-feira é expediente normal na Prefeitura de Parelhas

O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros informa a todos os servidores e a população em geral que nesta segunda-feira (29) não será ponto facultativo, portanto, haverá expediente normal nos órgãos municipais.

Deputado Vivaldo Costa concede entrevista e fala sobre diversos assuntos na Rádio Seridó

Em entrevista a Rádio Seridó, o deputado Vivaldo Cota conversou com os radialistas Suebster Neri e Pituleira. Vivaldo falou sobre diversos assuntos, confirmou que será candidato a prefeito de Caicó na intenção de unir o seu grupo político, falou sobre Hospital do Seridó, Casa da Mãe Pobre e ainda sobre seu retorno a assembleia legislativa. 

Veja algumas declarações do Papa Jerimum: 

Vivaldo fala do retorno a assembleia e da contribuição que poderá oferecer ao governado Robinson Faria

“Eu quero dá continuidade. Eu sempre fui combativo. Eu disse sempre que na minha vida eu nunca tive recurso financeiro como a maioria dos candidatos tem. Então não tem que ficar inventando novidade não, esse estilo de ficar fazendo campanha sem dinheiro, mas, trabalhar muito funciona. Então eu vou ficar da mesma forma, lutando pela saúde de Caicó, do Seridó, pela educação de qualidade, principalmente pela educação de tempo integral e agora com o enfrentamento a seca e eu tenho experiência”… 

“Vivaldo Costa tem que ir pra perto do governador Robinson, do secretário de Recursos Hídricos, e com a minha influencia de deputado experiente e de amigo conseguir que isso seja colocado em prática, todo mundo já sabe o problema da falta d’água do Rio Grande do Norte, o diagnóstico esta feito, agora o que precisa é tratamento, não adianta mais só blá-blá-blá não, agora é só fazer, está esperando porquê? É adutora de Acari, é adutora de Currais Novos, é adutora de São José, é adutora de Caicó… Tudo precisando ser concluída”. 

Vivaldo será candidato a prefeito de Caicó para unir seu grupo político 

“Eu tomei essa decisão [de ser candidato a prefeito de Caicó]. Eu senti que se for Bibi o candidato, Nildson não vota, os amigos de Nildson não vota, a família de Nildson não vota. A mesma coisa com Nildson. E pra ganhar a eleição tem que ter a união. Se não o sistema se acaba e Roberto ganha a eleição. Quero juntar essa juventude todinha pro futuro. Trazer esse povo pra perto de mim, agente organizar, ganhar a campanha e recuperar o Hospital do Seridó, a Casa da Mãe Pobre, e toda a cidade de Caicó”. Vivaldo Costa: 

“O que falta no Hospital do Seridó não é a gestão, o que falta é dinheiro” 

“Não funciona, nem com Vivaldo, nem com Wilma, nem com Roberto, nem com Município, nem com Estado, nem com Ministério Público. O ministério Público que deu uma decisão vai ver de perto esta situação, vai ver essa carência, e vai encontrar isso, como é que pode? Aí dizem morreu mulher fulana de tal, vai morrer! Se o Estado não colocar lá os sete obstetras, pediatras, a UTI infantil, vai continuar morrendo gente porque agente continua atendendo no século passado”. “Eu acho que o problema da fundação Carlindo Dantas não é falta de gerência não, não é falta de diretor, nem de diretor clínico, de presidente, isso funciona bem. É falta de recurso financeiro mesmo, não existe um orçamento, nunca ouve! 

Vivaldo fará mutirão para recuperar Casa da Mãe Pobre 

 “Com relação à casa da mãe pobre, quero dizer que vou aproveitar que retornei ao mandato para recuperar aquela casa que está uma lástima. Vou procurar Padre Delfino que foi aluno lá e vamos encontrar uma forma de recuperar ela em forma de mutirão”.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA SÃO JOÃO DOS IDOSOS NO SCFV

A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação, realizou na tarde desta Sexta-feira (26), o São João dos Idosos do município. 

A comemoração que aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), contou com a presença dos idosos do SCFV, do grupo Luiza Maria Souza, idosos do CRAS/São Sebastião e do Povoado Santo Antônio. 

Cerca de 180 idosos dançaram com muita animação o tradicional forró pé de serra, com animação de Martins e Banda. 

Os idosos do município participam de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, autonomia e sociabilidade, fortalecimento dos vínculos comunitário e na prevenção de risco social. Valorizando suas experiências, estimulando e potencializando a condição de escolher e decidir.

Brasileiro cria sistema que faz moto andar 500km só com um tanque de água

Já pensou em pegar sua moto e andar 500 quilômetros sem gastar uma gota de gasolina? E, melhor ainda, abastecer de graça em qualquer torneira? Parece sonho, mas é o sistema criado pelo brasileiro Ricardo Azevedo, que aos 56 anos chegou a um aparelho que faz com que motos utilizem hidrogênio obtido através da utilização da água como combustível. 

O sistema ganhou o nome de Moto Power H2O e utiliza a propulsão de hidrogênio, já conhecida pela industria de automóveis, para funcionar. 

O reservatório de Azevedo é colocado atrás da moto e ligado por um cano a um recipiente colocado ao lado da roda traseira. Lá ficam uma série de placas metálicas negativas e positivas, alimentadas por uma bateria de carro. 

A eletricidade faz o papel de separar o hidrogênio da molécula de água, seguindo por um outro cano onde ele, altamente explosivo, é enviado a um novo recipiente que fica próximo ao reservatório e tem a função de enviar o combustível para o carburador da moto, obtendo assim a combustão necessária para que a motocicleta entre em movimento. 

O sistema criado pelo morador de Itú, no interior paulista, ainda não emite poluente, já que apenas vapor d’água sai pelo escapamento. Isso ainda é somado ao fato de que o sistema faz com que a moto rode 500 quilômetros por litro, dez vezes mais do que faria com gasolina — e isso pegando uma motocicleta extremamente eficiente. 

Ele ainda avisa que qualquer água pode ser utilizada, mas que quanto mais pura e tratada ela for, melhor.

Dunga cobra que Conmebol seja rígida com Jara como foi com Neymar

Tentando não lamentar mais a ausência do atacante Neymar na Copa América - o principal jogador da Seleção Brasileira protagonizou uma confusão na derrota para a Colômbia e acabou punido pela Conmebol -, o técnico Dunga não fez cerimônia com os anfitriões do torneio ao falar sobre Gonzalo Jara. 

O defensor do Chile provocou moralmente o atacante Edinson Cavani, que acabou expulso por sua reação, na vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai. "Isso não me preocupa. Assim como a Conmebol foi rígida com o Neymar, espero que seja com todos", cobrou Dunga. "Não quero ter vantagens nem desvantagens. É por isso que a gente deixa essas coisas para a própria Conmebol resolver", acrescentou o técnico da Seleção Brasileira. 

A Conmebol prometeu abrir um processo disciplinar para estudar o caso de Jara, que teve a sua provocação a Cavani bastante alardeada nos meios de comunicação. "Hoje, com câmeras em todos os estádios, dificilmente alguma coisa escapa. Assim, existe cada vez mais a cobrança do jogo limpo. Vamos ver a Conmebol analisar o que está na regra e tomar as decisões para todos evoluírem", insistiu Dunga.

Primeiro volante nos tempos de jogador, o treinador brasileiro não se surpreendeu com a polêmica envolvendo Jara e Cavani. "Esse tipo de provocação sempre vai existir. Fazem diversificação nas faltas, empurram, puxam o cabelo, pisam no pé...", listou. 
IG

Ex-astronauta da Nasa diz que alienígenas sabem que nós existimos

Existe vida inteligente fora da Terra? Essa é uma pergunta para a qual não temos resposta concreta. Mas os extraterrestres sabem que nós existimos. 

Pelo menos essa é a opinião de John Grunsfeld, ex-astronauta da Nasa, que confia muito na capacidade alienígena. “Nós deixamos marcas na atmosfera terrestre que podem ser captadas por um telescópio gigante a 20 anos-luz e que poderia nos identificar com alguma facilidade”, afirma Grunsfeld durante palestra feita na Conferência de Ciência e Astrobiologia, que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos. 

As declarações do ex-astronauta só corroboram com o fato de que a Nasa pode ter encontrado indícios fortes de vida extraterrestre. 

Em abril deste ano, Ellen Stofan, chefe de pesquisa da agência espacial, afirmou que dentro de 20 ou 30 anos os seres humanos deverão ter evidência de vida extraterrestre. 

Os planos da Nasa envolvem agora o lançamento de um novo robô a Marte para procurar sinais de vida passada por lá. Nesta semana foi divulgada uma imagem que mostra uma suposta pirâmide. 
Yahoo

Fátima recebe título de Cidadã Gostosense

A senadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira (26) o título de cidadã do município de São Miguel do Gostoso. 

A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal, que atendeu iniciativa dos vereadores José Jubenick (PT), José de Agostinho (PSD) e Nenê de Lala (PMDB). "Estou muito feliz de ter a partir de hoje a vocês, povo desta terra tão querida, como meus conterrâneos", agradeceu Fátima. 

A atuação da senadora nas duas décadas de vida pública, muitas delas em favor da região do Mato Grande, motivaram a homenagem. 

Fátima ressaltou o potencial econômico da região e a perspectiva de crescimento e melhoria da qualidade de vida da população. Ela citou a expectativa de investimentos por parte do Governo Federal para os municípios do entorno, sobretudo na área de educação. 

"Vamos lutar por mais escolas técnicas, uma delas já encaminhada e que está pertinho de vocês, que é a de Touros. Também faremos todo o esforço para viabilizar uma creche modelo para São Miguel do Gostoso", destacou ela. 

A senadora foi homenageada na ocasião por amigos e correligionários, que enfatizaram como "inspiradora a história de vida da menina pobre, estudiosa, que cresceu na vida pelos próprios méritos". 

Fátima agradeceu o carinho dos conterrâneos de São Miguel do Gostoso. "A vocês tenho a dedicar o meu trabalho e a minha lealdade. Contem comigo", afirmou.

Prefeitura de Currais Novos paga servidores municipais neste sábado, 27

A Prefeitura Municipal de Currais Novos efetuará o pagamento dos 1.319 servidores municipais neste sábado (27). 

A folha de pagamento deste mês soma pouco mais de R$2 milhões e 560 mil reais, recursos importantes para a economia do município. 

O pagamento dos servidores municipais é realizado pela Prefeitura Municipal a cada último sábado do mês.

Órgãos Municipais terão expediente normal na próxima segunda-feira(29) em Caicó

O Prefeito de Caicó Roberto Germano informa a todos os servidores e a população em geral que na próxima segunda-feira,29, não será ponto facultativo,portanto, haverá expediente normal nos órgãos municiais. 

“O Município está trabalhando com demandas prioritárias em várias secretarias e precisamos atender a população com serviços que são essenciais, por isso convoco todos os servidores a estarem nos seus postos de trabalho”. Disse Roberto Germano

Indústria da construção potiguar suaviza quadro de retração

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, mostrou que, a atividade do setor no Rio Grande do Norte permaneceu contraída em maio, e abaixo do padrão usual para o período. 

No entanto, a intensidade do declínio foi menor do que a observada em abril. 

Acompanhando o recuo da atividade, o número de empregados apontou queda em relação ao mês anterior. Por sua vez, o nível médio de utilização da capacidade de operação (UCO) manteve-se igual ao apontado em abril, quando atingiu 51 pontos percentuais. 

No tocante às expectativas para os próximos seis meses, no mês de junho, houve uma leve redução pessimismo dos empresários da construção potiguar. 

Entretanto, nada que melhore significativamente as perspectivas quanto à evolução futura do nível de atividade, dos novos empreendimentos/serviços, das compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados. 

A intenção de investimento, por seu turno, manteve a trajetória de queda. Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 24/06 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, embora o segundo grupo reporte um pessimismo mais acentuado.

Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29

O Diário Oficial de Currais Novos publicado no último dia 24 de junho divulgou a portaria nº 1234, que torna ponto facultativo nas repartições públicas municipais no expediente do próximo dia 29 de junho (segunda-feira) -, excetuando-se àquelas atividades que sejam consideradas indispensáveis - em virtude dos festejos juninos, em especial o “Dia de São Pedro”. 

O ponto facultativo também foi decretado pelo Governo do Estado nas repartições públicas da administração estadual, e os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente.

LIDERANÇAS POLÍTICAS E EMPRESÁRIOS DE PARELHAS VISITAM LOCAL ONDE FUNCIONARÁ A CENTRAL DO CIDADÃO

Na manhã desta Quinta-feira (25), o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, esteve junto ao Secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Hudson Pereira de Brito, que veio ao município na companhia de arquitetos e desenhistas do Governo Estadual, onde na oportunidade realizaram a medição no prédio onde funciona o DETRAN, para a elaboração do projeto de reforma do local onde funcionará também a Central do Cidadão de Parelhas. 

Participaram do encontro, os vereadores João Dantas, Aurélio Buriti e Romisélia Araújo, o ex-vereador Humberto Gondim, o Secretário de Articulação Política do Município, Francisco Canindé, empresários e lideranças políticas.

Ministro Henrique Alves assina convênio do Play Town Recife e lança Salão Regional de Turismo

O ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, reafirmou nesta sexta-feira (26), em Recife, a importância do turismo regional para a economia nordestina. 

A região, que mais recebe turistas brasileiros, vai reforçar os destinos, já consolidados, e lançar novos produtos, serviços e equipamentos turísticos durante o Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. 

Os detalhes do evento de integração do turismo entre os quatro estados beneficiados com a duplicação da BR-101 no nordeste foram apresentados hoje. O salão será realizado entre os dias 6 e 8 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco. 

O ministério apoiará o evento com exposição e ações de marketing, além de seminário técnico no espaço destinado a capacitação. Os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, bem como os municípios e empreendimentos localizados ao longo dos 600 quilômetros da rota, entre Natal e Maceió, vão expor seus destinos e vender produtos e serviços, além dos salões de gastronomia, artesanato e palco para apresentações culturais. 

São esperados 800 expositores e participação de 200 marcas. O público estimado é de 9 mil visitantes e potenciais compradores de pacotes turísticos. “É uma rota que tem tudo para ser mais explorada e divulgada para incrementar o turismo regional”, lembrou o ministro. 

Alves ressaltou que, a maioria dos turistas brasileiros ainda viaja de carro e que, em um trecho tão pequeno do litoral, estão alguns dos destinos turísticos e atrações culturais mais visitados do nordeste. “O turismo precisa fazer parte da agenda econômica do Brasil”, afirmou. 

Ele defendeu o potencial que a atividade representa para a economia, além da consistência e capilaridade do setor na geração de emprego e renda. “Espero ampliar esse espaço que o turismo ocupa, mas não é reconhecido”.

Estudantes querem multa R$ 100 mil e prisão de presidente do Seturn por meia passagem em dinheiro

Os estudantes natalenses estão dispostos a lutar até o fim pelo direito de pagar a meia passagem em dinheiro, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor e determinou a Justiça em recente decisão no Rio Grande do Norte. Como o Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Natal (Seturn) continuam sem cumprir a determinação Judicial, entidades estudantis resolveram pedir na Justiça o aumento da punição ao Seturn. 

Na nova ação, caso seja aceita, o Seturn será multado em R$ 100 mil por dia, e não mais em R$ 20 mil, caso continue sem receber a meia passagem em dinheiro. Além disso, o processo pede a prisão do presidente do órgão, o empresário Agnelo Cândido, se a decisão da Justiça continuar sendo desrespeitada. 

Outra medida solicitada é a aplicação de multa, também, a Prefeitura de Natal, já que o município é o responsável pela concessão do serviço de transporte público na cidade. 

Os estudantes querem que a Prefeitura obrigue as empresas permissionárias a cumprirem a ordem judicial. Por último, é pedido que o prefeito Carlos Eduardo Alves seja intimido no processo, para que adote as medidas necessárias ao respeito pela decisão da Justiça potiguar.

Galeria do Sesc Restaurante abre segunda exposição de 2015

A galeria do Sesc Restaurante, em Natal, abrirá a segunda mostra do calendário 2015: “Olhares em Solidão”, da artista Rayanna Guesc. 

A mostra, cuja vernissage acontece na próxima quarta-feira (01/07), às 10h, estará disponível para visitação gratuita até dia 31/07. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). 

“Olhares em Solidão” reúne momentos transcritos em fotografias por Rayanna durante uma viagem sozinha pela Europa. São 16 fotos em preto e branco de pontos turísticos de Paris, Berlin, Roma, Veneza e Lisboa. Os monumentos são captados sob a ótica da solidão, evidenciando a essência do vazio no vivo. 

Para a artista, “A solidão é o sentimento de estar só mesmo quando rodeado de multidões, mesmo quando perto de pessoas queridas. Solidão vem de dentro. É a única companhia que persiste”. 

O curador das exposições da galeria do Sesc Restaurante, Matthieu Duvignaud, acredita que “Olhares em Solidão” representa “um pensamento jogado no meio de uma lagoa e as ondas que se espalham. Cada foto é uma tentativa bem-sucedida na qual ela [Rayanna] nos prova que encontrou o que procurava: ela no mundo, ela, no horizonte exato, ela, no equilibro fundamental do ser e do universo”.

UFRN chega aos 57 anos cheia de sonhos e projetos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFNR) – a maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do Rio Grande do Norte – chega aos 57 se preparando a excelência acadêmica e administrativa. 

Para isso, está formantando um novo Plano de Gestão universitária para os próximos quatro anos, que dê suporte às prioridades estabelecidas pelo reitorado Ângela Maria Paiva Cruz e José Daniel Diniz Melo. 

Com mais de 100 programas de pós-graduação e mais de 100 pedidos de patentes, registros e marcas, a instituição atinge os 57 anos em plena vitalidade: alem do campus central, em Natal, está presente nos quatro campi do interior (Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó), onde serão ofertados novos cursos da área da saúde e ampliadas as vagas nos já existentes, como Medicina Multicampi, e construídos novos prédios para abrigar ginásios de esporte, restaurantes, laboratórios, institutos de pesquisa e ambientes para o ensino e pesquisa. 

Por meio de cursos presenciais e a distância a UFRN chega, atualmente, em mais de 20 municípios do RN e de outros estados, contabilizando cerca de 42 mil alunos no ensino da graduação, da pós-graduação, na formação técnica e na educação infantil.

Editora da UFRN lança em Natal obra memorialista de Tarcísio Gurgel

Inventário do Possível, obra memorialista do escritor, jornalista e cronista mossoroense Tarcísio Gurgel, será lançado em Natal no próximo dia 30, às 17h no átrio do auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição da qual é professor aposentado do Curso de Comunicação Social. 

Ao falar da “invenção da memória”, Tarcísio Gurgel revela que se descobriu memorialista muito recente, já depois do ano 2004, quando convidado para ser o entrevistador do programa de televisão “Memória Viva”. Isso o levou a encarar esse projeto que estava engavetado em sua memória. 

Nas 268 páginas de sua mais recente obra, o autor detalha fatos e histórias que envolvem familiares. Assim, reconstituindo um passado, Tarcísio Gurgel traz para o presente aspectos culturais, hábitos e um linguajar de um tempo distante, e que revelados, se revestem de novos sentidos. 

A enigmática capa em cor sépia, de Rafael Sordi Campos, simbolizando algo trancado a partir da foto de um molho de chaves, da fotógrafa Cecília Baker, cria um clima de intimidade com esse passado. É como se convidasse o leitor a entrar vagarosamente numa sala desses casarões antigos, onde se imagina que se vai deparar com segredos e algumas surpresas.

Semthas realizou festa junina para população atendida pelos programas e projetos sociais

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) da Prefeitura de Currais Novos, realizou na tarde desta quarta-feira (24) um grande arraiá no “Centro Cultural Monsenhor Ausônio Araújo” com a participação da população atendida pelos programas e projetos sociais realizados pela secretaria no município. 

A festa junina contou com a presença da secretária da SEMTHAS, Morgana Lins, da coordenadora Lidiane Silva, do coordenador do ACESSUAS, Gérson Jr, do vereador Eugênio Lins, além de servidores e das equipes dos programas e instituições sociais. 

A secretária Morgana disse que o momento era de confraternização e que todos os colaboradores se empenharam para realizar a festa. “Este é um momento especial para todos nós da SEMTHAS, e a grande participação popular mostra o quanto nosso trabalho tem gerado uma excelente satisfação”, disse.

CE discutirá as políticas públicas do livro e a regulamentação de preço

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, vai realizar na próxima terça-feira (30) um seminário internacional para discutir a política do preço fixo do livro. 

Os debates acontecem por sugestão da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), autora do PLS 49/2015, que determina um preço único para os livros serem comercializados no Brasil durante o primeiro ano após seu lançamento ou importação, permitindo, nesse período, desconto de, no máximo, 10%. 

Após 12 meses, as promoções dos livros ficam totalmente liberadas, da forma como ocorre hoje. A intenção da senadora é resgatar o livro como ferramenta de acesso ao conhecimento e ao livre pensamento, deixando de trata-lo como simples mercadoria, como vem acontecendo no país. 

“Através desta iniciativa, queremos valorizar o livro como bem que é, tornando-o mais barato e contribuindo para aumentar a oferta, aos leitores, de uma maior diversidade de títulos” destacou. 

No Brasil, a Lei 9.610/90, que ficou conhecida como Lei do Direito Autoral, determina que o editor fixe o preço de capa do livro, com base em custos como pagamento do direito autoral e das diversas etapas da produção. 

No entanto, as grandes redes negociam com as editoras descontos significativos, ao comprarem em grande quantidade, com a promessa de, em troca, promover os produtos. 

Para não perder dinheiro, as editoras acabam embutindo esses descontos no preço de capa, elevando o preço cheio, cobrado de quem não tem esse poder de barganha, como as livrarias independentes, o que acaba prejudicando também o consumidor que não tem acesso às grandes redes, em especial nas cidades menores. 

Ou seja: todos acabam pagando muito mais caro por um livro para que alguns consigam comprá-los mais barato nas promoções.

PESQUISADORES DO INPE E GRUPO DE ESTUDOS DA GEPARN VISITAM PROPRIEDADES RURAIS EM PARELHAS

Na última Sexta-feira (19), foram realizadas visitas a duas propriedades rurais do município de Parelhas, pelo grupo GEPARN/UFRN e por pesquisadores do INPE. 

No sítio do Sr. Martinho, foi verificado o manejo baseado na produção e armazenamento de forragem para o gado que fica confinado em uma área restrita e tem uma área de Caatinga em recuperação. 

A produção média de leite desta propriedade é o dobro das demais que têm um manejo tradicional de pecuária extensiva. Na segunda propriedade do Sr. Luís do Aldo, os pesquisadores do INPE encontraram árvores frondosas com mais de cem anos numa área de Caatinga mais preservada. 

Com o auxílio do seu Zezinho, foi possível identificar espécies típicas da Caatinga como a Oiticica, a Craibeira, o Umbuzeiro, a Faveleira, a Jurema, entre outras. 

Esta área mais preservada já estaria apta a receber dinheiro pelos serviços ambientais de captura de gás carbônico da atmosfera.

207ª Festa de Sant’Ana de Currais Novos será lançada no domingo, 28

Os fiéis de Sant’Ana de Currais Novos se preparam para mais um festejo em honra à avó de Jesus e santa padroeira do sertanejo, festa esta que terá seu lançamento no próximo domingo, 28, em frente à Matriz, logo após a celebração da missa. 

Na ocasião, o pároco Erivan Primo e o prefeito Vilton Cunha irão lançar a programação da festa, que acontecerá de 16 à 26 de julho. 

Após o lançamento da festa será inaugurado um monumento em honra à Sant’Ana.

Estão abertas as Inscrições para a tradicional Corrida de Santana de Caicó

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Coordenação de Esportes abriu nesta quinta-feira(25) as inscrições para a Corrida de Santana 2015. 

Quem desejar participar da tradicional já pode fazer sua inscrição, pelos sites; www.corridadesantanadecaico.blogspot.com.br www.acatletismo.com ou www.equipecaicoruas.blogspot.com

A corrida será no dia 26 de julho, durante a Festa de Santana de Caicó. Neste ano a corrida será disputada nas modalidades: 600 metros com saída prevista para as 15h00; 1 quilômetro saindo as 15h20, 5 quilômetro saindo as 16h00 e a prova principal de 9 quilômetros saindo as 16h20 horas. 

O evento é realizado pela Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Para maiores informações falar com: Macelio Cordeiro - Coordenador Municipal de Esportes. Contatos: (84) 99850-5980 /

SECRETÁRIO DO TURISMO, DA CULTURA E DO ESPORTE DE PARELHAS VISITA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA QUADRA DE ESPORTE DOS COLONOS

Na manhã desta Terça-feira (23), o Secretário de Turismo, da Cultura e do Esporte, Carlos Alberto Assis de Araújo, visitou ao lado da Vereadora Maria da Guia Dantas Araújo e do Coordenador de Esportes, Sebastião Ângelo dos Santos, os serviços de construção da Quadra de Esportes, localizada na comunidade rural dos Colonos. 

Os serviços de construção das quadras dos Colonos e Sussuarana I (que em breve será iniciada) fazem parte de articulação da vereadora Maria da Guia Dantas Araújo (Autora do Requerimento), de Emenda Parlamentar do Senador Garibaldi Alves Filho, e contrapartida da Prefeitura Municipal de Parelhas, totalizando R$ 235.138,86 (duzentos e trinta e cinco mil, cento e trinta e oito reais e oitenta e seis centavos).

Prefeitura de Caicó notifica construtora Gaspar para que sejam feitos reparos em calçamentos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Caicó notificou nesta quarta-feira(24) a construtora Gaspar S/A que está realizando o trabalho de modernização da rede de água através de uma obra da caern no centro da cidade de Caicó. 

O objetivo da notificação é para que a construtora possa fazer o reparo em trechos de calçamento que, em alguns locais, estão ficando soltos e em condições precárias após a recolocação feita pela empresa que retirou o paralelepípedo para a passagem dos novos canos da rede de água.

MISS E MISTER SERIDÓ 2015 EM JARDIM DO SERIDÓ SERÁ DIA 4 DE JULHO


Festa acontece no Esplanada Clube, as 21 horas com traje Esporte Fino. Confirmação de presenças pelos telefones 84 98708 4120 e 99630 8248.

O evento é organizado pelo colunista social seridoense Carlos Magno.

Amanda Gurgel vai propor salário de vereador igual ao de professor

A vereadora de Natal, Amanda Gurgel (PSTU), está preparando um projeto que sugere igualar os salários dos vereadores, secretários e do prefeito ao salário médio dos professores da rede pública de Natal. 

Ela destaca que a matéria deverá ser apresentada na Câmara Municipal de Natal ainda este ano. Segundo a vereadora, o objetivo do projeto é combater os privilégios dos políticos. 

A parlamentar lembra ainda que desde que assumiu o mandato de vereadora, nunca recebeu a remuneração integral como parlamentar em Natal. 

“Continuo recebendo o salário equivalente a professores da rede municipal e estadual de ensino, e o restante é doado para apoiar as lutas dos trabalhadores e movimentos sociais no Brasil e no RN”, frisa. 
JH

Robô Curiosity flagra 'pirâmide' em Marte e fomenta discussões sobre vida no planeta

Mais uma evidência ou apenas viagem de quem quer muito que isso aconteça? Imagens divulgadas pela Nasa mostram fotografias tiradas pelo robô Curiosity, que está em Marte desde 2012, que provariam a existência de vida no Planeta Vermelho. 

A foto em questão aponta para uma formação rochosa no formato exato de uma pirâmide. Especialistas passaram a discutir o tema e, segundo alguns ufólogos, a pirâmide em questão não é acaso, mas sim “resultado de vida inteligente e de um projeto e certamente não um truque de luz e sombra”. 

O fato de a Curiosity ter fotografado essa formação geométrica em específico fomentou ainda mais os discursos daqueles que acreditam ser essa a prova de que existe vida em Marte. Isso porque, para muitos ufólogos, as pirâmides do Egito são obras de extraterrestres. 

A Nasa, por sua vez, não comentou a boataria que está rolando na internet após a divulgação da foto. A agencia espacial dos Estados Unidos se limitou apenas a divulgar os resultados da Curiosity e comemorar a nitidez das imagens trazidas pelo robô. 
Yahoo

Fórum de Arquitetura acontece em agosto em Natal

Natal será sede da 4ª edição do Fórum de Arquitetura, que será realizada dia 21 de agosto, no Hotel Vila do Mar, a partir das 13h até às 18h. 

O evento, que tem como proposta reunir profissionais e estudantes de arquitetura, design, decoração e paisagismo promove uma tarde inteira de palestras com trocas de experiências, uma oportunidade para integrar profissionais da área e networking entre os participantes. 

O Fórum de Arquitetura trará importantes temas e dois grandes arquitetos, de referência nacional, para compartilhar experiências no evento. Foram convidados para essa edição, o arquiteto baiano, David Bastos com a palestra “Conceitos Antigos e Contemporâneos” e do Rio de Janeiro, a arquiteta Paula Neder para conversar sobre “Gestão para escritório de arquitetura e Design de Interiores”. 

Neder é mestre em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, além da participação em mais de 400 projetos realizados no Brasil e exterior. 

Bastos, autor de mais de 700 trabalhos residenciais e corporativos, iniciou sua carreira criando projetos de habitação popular e planejamento urbano e hoje já soma 40 anos de carreira. 

Para os interessados, as inscrições estarão disponíveis em breve através do site: www.forumdearquitetura.com.br

Campanha educativa do Detran trabalha o tema Motorista do Bem

O Detran/RN iniciou na última semana a divulgação da segunda fase de uma campanha educativa direcionada ao fortalecimento da consciência cidadã no trânsito. 

As peças publicitárias que antes tinham foco na divulgação do “+ Gentileza – Acidentes”, agora trabalham o tema “Motorista do Bem”, que já se encontra sendo veiculado nos diversos tipos de mídias de âmbito estadual. 

O principal objetivo da campanha educativa é instruir a sociedade a manter uma ação proativa de respeito, cordialidade e boa conduta no trânsito, e com isso edificar a geração de um tráfego mais humano e menos violento. 

A ideia é fomentar na sociedade a prática da responsabilidade do condutor no trânsito, gerando a perspectiva de se apresentar como um motorista do bem e por meio do seu comportamento construir a redução do número de acidentes e, consequentemente, o de vítimas do trânsito. 

A ação ilustra diversas situações cotidianas vividas por todos que fazem parte do trânsito, seja ele motorista, passageiro ou pedestre, e fortalece o conceito do respeito à vida, da obediência às leis de tráfego, do mérito das atitudes cidadãs e principalmente, da importância da boa conduta do motorista, tudo isso em troca da construção de um trânsito melhor para todos. 

A campanha aborda atitudes simples como não parar em cima da faixa de pedestre, não estacionar em vagas especiais, não beber antes de dirigir, não discutir no trânsito, respeitar o pedestre e o ciclista, e acima de tudo cativar o respeito, a paciência e a prudência, que podem tornar o dia a dia no tráfego urbano ou rodoviário menos estressante.

Senadora Fátima discute expansão do BNB, linhas de crédito e instalação de centro cultural em Natal

A senadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (24), com o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Rio Grande do Norte, José Mendes Batista. 

Na audiência foi discutida a continuidade da expansão da rede, bem como os investimentos nas linhas de crédito para 2015, e a instalação de um Centro Cultural do BNB no RN. 

Presença de Adriano Gadelha, coordenador do mandato da senadora. Fátima Bezerra ressaltou o exitoso processo de expansão e interiorização do BNB no RN, nesses últimos dez anos, resultado da política exitosa dos governos Lula e Dilma, que ampliou de 13 para 22 novas agências no RN (com a inauguração prevista para 2015 das unidades em Mossoró e Goianinha). 

Vale lembrar que desde o início do governo do presidente Lula, em 2003, a então deputada federal Fátima Bezerra vem apresentando requerimentos e projetos de indicação para atender a demanda. “Essas novas agências são modais impulsionadores para o incentivo às atividades e ao desenvolvimento econômico e social da região. O nosso mandato está a disposição para continuar fazendo a ponte junto à superintendência nacional do BNB, no sentido de contribuir ainda mais com a interiorização da rede, ampliando assim a cobertura do banco nas regiões polos do RN”, disse Fátima. 

Na ocasião foram debatidos os investimentos nas linhas de crédito para 2015. Segundo José Mendes Batista, o RN não sofrerá nenhum corte, ao contrário, terá mais recursos para atender as linhas de credito da agricultura familiar, o programa Crediamigo, dentre outros. 

A viabilização de um Centro Cultural Banco do Nordeste para o RN também foi tema de pauta da audiência. Reivindicação antiga da parlamentar, o centro seria instalado no espaço que hoje funciona a agência do BNB da Cidade Alta, em Natal, já que esta unidade será transferida para um novo local até o final do ano. 

“Ao conquistar um Centro Cultural do BNB, Natal estará inserida no circuito cultural promovido pelo Banco no Nordeste ao mesmo tempo em que ganha equipamento de qualidade para apresentações artísticas no centro histórico da cidade. Um espaço como esse é importante porque forma plateias, fomenta cultura, incentiva o lazer cultural e proporciona o intercâmbio de saberes”, frisou a senadora. A iniciativa atende ainda pleito de artistas e produtores culturais.