De autoria do deputado Ezequiel, Assembleia aprova moção de congratulações pela posse do ministro Marcelo Navarro

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa foi o autor da moção de congratulações pela posse do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o potiguar Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. 

A moção foi aprovada por unanimidade do Poder Legislativo. “Marcelo Navarro começou sua carreira no serviço público aqui na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Foi Procurador Geral da Casa em momento decisivo de nossa vida institucional, inclusive durante toda a elaboração da atual Constituição do Estado, em 1989”, lembrou Ezequiel Ferreira. 

Depois da aprovação em concurso público nacional, Marcelo Navarro foi nomeado Procurador da República, do Ministério Público Federal, desembargador federal e agora ministro do STJ. 

“Temos certeza de que o ministro exercerá sua judicatura também com essa perspectiva política, buscando na interpretação criadora e na inovação do direito, lançar sementes de um novo pacto federativo, que estabeleça racionalidade e efetiva harmonia entre União, Estados e Municípios”, afirmou o deputado.

Movimento Outubro Rosa será aberto nesta quinta-feira (01) em Caicó

A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Sesc Seridó, da Liga Contra o Câncer e do Grupo Reviver, vai abrir oficialmente nesta quinta-feira (01/10), às 19h, na Câmara de Vereadores de Vereadores, o Movimento Outubro Rosa no Município de Caicó. 

A programação será desenvolvida entre os dias 01 a 30 deste mês com palestras, panfletagens, atendimentos e caminhadas pelas ruas de Caicó. "Será um mês bastante produtivo com ações voltadas para o cuidado da mulher, sobretudo a prevenção do câncer de mama. Vamos passar todo esse mês de outubro intensificando os cuidados para a mulher. É importante lembrar também as Unidades Básicas do nosso município mantém durante o ano todas essas ações que nós intensificamos no outubro rosa. Por isso, pedimos que as mulheres procurem se prevenir para evitar problemas sérios", disse Zezé Soares, secretária de saúde. 

A programação é a seguinte:

· No dia 05/10, às 19h, no Rotary Clube, palestra com mastologista; 

· No dia 13/10 a Igreja Batista da Convenção, no Bairro Paraíba, vai realizar evento com palestra com mastologista; 

· No dia 19/10, às 19h, no auditório do Centro Administrativo, palestra com médico ginecologista. 

· No dia 20/10, na sala de espera do Instituto de radiologia acontece palestra educativa. 

· No dia 27/10, ás 19h, no Sesc/Seridó, acontece palestra com mastologista. 

· No dia 30/10, às 7h, o outubro rosa será encerrado com caminhada em prol da prevenção do câncer, com saída do Centro Administrativo para a Igreja de Sant'Ana.

Capital do RN recebe nessa sexta-feira a I Energy ExpoBusiness

Tempo de crise reserva bons caminhos para novos negócios e os ventos do Rio Grande do Norte sopram novidades. 

Começa nessa sexta-feira (2), no Centro de Convenções de Natal, a primeira edição da Feira de Negócios de Energias Renováveis e Sustentabilidade Ambiental do RN, o Energy ExpoBusiness. 

O evento acontece nos dias 2 e 3 com exposição de painéis de discussão sobre a energia eólica, solar e sustentabilidade ambiental, minicursos com a participação de especialistas na área, além da realização da II Expogeração, seminário sobre geração distribuída de energia. 

A organização da Energy ExpoBusiness também convida para participar desse momento alguns dos representantes da WWF (World Wide Found for Nature, "Fundo Mundial para a Natureza" - Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental). 

São parceiros do evento, Banco do Nordeste, CTGás, Idema, Iphan, FundaSolos, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Unimed, Decoleb, Portal No Ar, N2O Produções, G7 Comunicação, Midias Pro, Case Consultoria, Natal Convention & Bureau, InPlantar, Scopo Consultori, New Energy, Macedo e Associados Advogados e Michelle Turismo.

Mineiro sugere agenda para debater projetos de reajuste fiscal

O deputado Fernando Mineiro (PT) propôs nesta quarta-feira (30), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, a elaboração de um calendário de debates sobre os projetos de reajuste fiscal encaminhados a Casa pelo Governo do Estado. 

O parlamentar entende que as discussões sobre as matérias devem ser aprofundadas. “Faço essa sugestão à presidência da Casa para que na próxima semana a gente possa dar início a uma série de debates ouvindo os secretários de Estado e as entidades empresariais e de trabalhadores”, disse Mineiro. 

Segundo o parlamentar, que é líder do Governo no Legislativo Estadual, a Casa tem por tradição a realização de debates em torno de matérias que tratam sobre reajustes de impostos. 

“É normal que surjam dúvidas sobre o conteúdo desses projetos, pois há uma série de questões envolvidas. A discussão é que se precisa de dinheiro para garantir os investimentos e honrar os compromissos do Estado, e alguém tem que pagar essa conta”, concluiu Mineiro.

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte prorroga novamente a Situação de Emergência por Seca

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, através do Gabinete Civil, publicou o Decreto Municipal nº 402, de 30 de Setembro de 2015, que prorroga a Situação de Emergência por Seca. 

O ato normativo, que tem vigência de 180 dias e cuja publicação no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte sairá amanhã (01), acompanha o Decreto Estadual nº 25.535, de 23 de Setembro de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, que enquadra Serra Negra do Norte como um dos municípios potiguares atingidos pela forte estiagem.

Assembleia firma convênio para realização de 1.700 mamografias gratuitas

A Assembleia Legislativa firmou nesta quarta-feira (30) convênio com o Grupo Reviver para a realização de 1.700 exames gratuitos de mamografia durante o mês de outubro. 

O documento foi assinado em conjunto pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), deputada Márcia Maia (PSB), deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e a diretora-presidente da entidade filantrópica, Ana Tereza Fiuza da Mota. 

“O convênio irá possibilitar o atendimento gratuito de prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. É uma iniciativa humanitária e democrática que disponibiliza exames de mamografia às mulheres de baixa renda”, disse Ezequiel. 

A primeira campanha de exames acontece nesta quinta (1) e sexta-feira (2), a partir das 7h30min, em frente à sede do Legislativo. Os atendimentos serão disponibilizados em uma unidade móvel equipada com mamógrafos e capacidade para promover 80 exames por dia. 

Ao longo do mês de outubro, serão realizadas cinco campanhas gratuitas, totalizando cerca de 1.700 atendimentos. Ana Tereza Fiuza explica que o atendimento será feito por demanda espontânea e por ordem de chegada. 

A diretora reforçou a importância da ação para o combate à doença. “Trata-se de um exame preventivo para uma doença que mata cerca de 200 mulheres ao ano em todo o Rio Grande do Norte, mas que quando descoberta precocemente apresenta 95% de chances de cura”, disse ela, ressaltando ainda que todos os anos surgem 800 novos casos no Estado.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AÇÕES DE LIMPEZA URBANA NOS BAIRROS DINARTE MARIZ, CENTRO E MARIA TERCEIRA

A Prefeitura Municipal de Parelhas através de parceria entre as secretarias de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca e Obras e Serviços Públicos realizou na manhã da última Quinta-feira (24), ações de Limpeza Urbana nos bairros Dinarte Mariz, Centro e Maria Terceira, bem como a retirada de entulhos de material de construção. 

"Estamos realizando esse mutirão para deixar a cidade mais limpa e agradável. É importante a colaboração e conscientização da população para manter esse trabalho, que é feito com tanto carinho para o bem estar de todos" disse o prefeito Francisco Medeiros.

“A hora é de discutir objetivamente a solução para a falta de água nas torneiras”, defendeu Vivaldo Costa

O deputado Vivaldo Costa usou da tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar medidas mais objetivas em relação a escassez de água, que assola as pequenas cidades do interior do Rio Grande do Norte. 

Na avaliação do deputado o momento de dificuldade pede soluções urgentes que não podem esperar somente pelas obras da Transposição do Rio São Francisco. 

“A transposição é uma obra ótima, ninguém discute, mas era para ter chegado desde 2009. A mesma coisa digo da Barragem de Oiticica, que está planejada há mais de 50 anos. A hora é de discutir objetivamente a solução para a falta de água nas torneiras. Acari por exemplo, não tem água para o banho, para cozinhar, para o povo beber e assim como outras cidades, depende dos carros-pipa”, disse Vivaldo.

GRADE GOSPEL

Atolada em dívidas, a Band está oferecendo outros horários para pastores colocarem ainda mais programas no ar. 

Hoje, a grade tem programas da Igreja Universal, Graça de Deus e Vitória em Cristo aos sábados e domingos e, durante a semana, de noite e madrugada. 

Os evangélicos também tem conseguido descontos de mais de 10% para continuar no ar. A Band aceita qualquer negociação para não perder os milhões das igrejas.

DILMA: REFORMA SAIRÁ SE OS VETOS FOREM MANTIDOS

Deputados do PMDB ameaçam recuar na negociação – para indicar dois ministros – indignados com a atitude da presidente Dilma. 

Após “bater o martelo”, ela decidiu adiar a reforma para depois de retorno dos Estados Unidos, mas isso nada teve com eventuais dificuldades de negociação. 

É que ela decidiu condicionar a reforma ao comportamento do PMDB nos vetos presidenciais, ainda pendentes de votação. 
DP

Homem fica noivo de namorada morta na Inglaterra

Uma história de amor teve um fim trágico na última quarta-feira (23) em Sheffield, na Inglaterra. Ao descobrir a morte de sua namorada Abigail Hall, de 18 anos, o britânico Josh Thompson, de 22, decidiu ficar noivo da jovem mesmo assim. 

Chocado com a notícia, a primeira reação do rapaz foi pedir autorização aos pais para ficar noivo da garota. Era o que ele pretendia fazer até o final do ano. Josh já havia comprado o anel de noivado e planejava o casamento para 2016. 

Entretanto, Abigail desmaiou e morreu repentinamente. Ela foi encontrada morta em um flat que dividia com os amigos. O rapaz colocou o anel de noivado no dedo da jovem, antes do corpo ser velado, e tirou uma foto que foi posteriormente postada no Facebook. 

Na publicação, Josh se declara e lamenta ter perdido o amor de sua vida. “Abigail não está mais entre nós. Mas estou aqui para dizer que, mesmo assim, fiz questão de ficar noivo dela. Ela era minha vida", explica. "Nada pode expressar o que estou sentindo agora com a perda de Abigail. Ela era a razão da minha vida”, completou o britânico. 

A garota havia viajado para o Chipre no início do mês e a polícia investiga as possíveis causas da morte. A possibilidade de homicídio e suicídio já foram descartsadas pelas autoridades e o corpo deverá passar por uma perícia.
Yahoo

Fátima é contra PEC que restabelece financiamento empresarial de campanha

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) reiterou, em Plenário, nesta terça-feira (29), sua determinação e a de seu partido de impedir qualquer tentativa de reacender o debate sobre o financiamento empresarial de campanha. 

Ela se referiu a informações de que alguns parlamentares estariam tentando aprovar, em regime especial, a PEC 113/2015, que altera o texto constitucional para permitir as doações de empresas às campanhas eleitorais. 

Para valer nas eleições de 2016, a PEC teria que ser aprovada até o dia 3 de outubro e, como os prazos para aprovação desse tipo de proposição são mais longos, não teria tempo para votação da proposta até essa data sem que houvesse um rito especial. 

“É inaceitável que depois do posicionamento desta Casa contra esse tipo de financiamento, depois de o Supremo Tribunal Federal declarar inconstitucional as doações de empresas a campanhas políticas, de a população se manifestar majoritariamente contrária a essa tese nas pesquisas, e diante da expectativa de a presidenta Dilma vetar o disposto do projeto de lei 1375 que trata desse assunto, ainda aconteçam tentativas, manobras mesmo, de aprovar a PEC 113/2015”, ressaltou. 

Fátima disse ainda ter a certeza de que essa movimentação, por parte de alguns membros do Parlamento, não terá prosseguimento no Senado. 

Ela lembrou que o manifesto da Coalização Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas - movimento que tem à frente entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e diversas entidades sindicais - repudiando qualquer tentativa de reverter a decisão do STF contou com a assinatura de 37 senadores. 

“Isso prova que não somos só nós, do PT, que estamos vigilantes, mas vários parlamentares de outros partidos se aliaram nessa luta em prol da manutenção da maior e talvez única conquista que tivemos no campo da reforma política neste ano, que foi o fim do financiamento empresarial de campanhas”, destacou a parlamentar.

Ministros do Turismo Pesca e Esporte trabalham em cooperação

Um acordo de cooperação técnica assinado nesta terça-feira, em Brasília, pelos ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, e do Esporte, George Hilton, prevê a união de esforços para o fortalecimento da pesca esportiva no Brasil e a promoção de produtos pesqueiros nacionais junto a turistas, atletas e profissionais dos dois setores. 

O acerto estabelece, entre outros pontos, apoio à realização de campeonatos nacionais e internacionais da modalidade. Henrique Alves ressaltou que a iniciativa favorece a circulação de viajantes e reforça a importância do turismo como ferramenta de geração de emprego e renda. "É mais um esforço para aumentar a importância do turismo. O turismo entra num grande ramo para se divulgar mais ainda, concentrando pesca, turismo e esporte numa atividade para fazer crescer o emprego e a renda no país", disse. 

Helder Barbalho destacou que a atividade gera US$ 40 bilhões por ano nos Estados Unidos, com o envolvimento de 689 mil profissionais, e destacou o potencial de crescimento do ramo no Brasil. 

"O Brasil, com sua oferta de águas continentais e uma costa oceânica de 8.500 quilômetros, é um ambiente absolutamente propício a esta atividade. Com o apoio institucional dos ministérios, nós damos uma nova estatura para ela", afirmou.

Prefeitura de Caicó paga funcionalismo na próxima quinta-feira(01)

A prefeitura de Caicó paga na próxima quinta-feira(01) o salário do mês de Setembro do funcionalismo público municipal. 

O pagamento vai injetar perto de 4 milhões de reais na economia local. De acordo com a Secretária de Tributação e Finanças, Marleide Carvalho, o pagamento do servidores será transmitido para o banco nesta quarta-feira(30) devido a necessidade de aguardar os recursos constitucionais referentes a terceira parcela do FPM que é depositado no último dia útil de cada mês. 

Portanto, os salários dos servidores estarão disponíveis para saque em suas referidas contas na quinta-feira 01/10.

Prefeitura de Currais Novos solicita mais carretas-pipa e ampliará chafarizes na cidade

O atual sistema de abastecimento de Currais Novos realizado pela CAERN através de 03 carretas-pipa que captam água na Adutora Serra de Sant’Ana em Florânia e abastecem o reservatório que distribui água para os currais-novenses, deverá ser ampliado para minimizar os problemas nesta distribuição, informação esta confirmada pelo prefeito 

Vilton Cunha em entrevista na tarde desta terça-feira (29) ao programa “TV Cidade” da Sidys TV a Cabo, que também contou com a presença do secretário municipal de agricultura, abastecimento e meio ambiente, Daniel Gustavo. 

Em encontro na manhã desta segunda-feira (28) em Natal durante evento na Assembleia Legislativa sobre a transposição do Rio São Francisco, Vilton solicitou ao ministro da integração, Gilberto Occhi, que os recursos para a adutora de engate rápido de Currais Novos e Acari sejam liberados para que a obra seja concluída até o final do ano. 

“O Ministro garantiu os recursos necessários para esta obra tão importante para Currais Novos e Acari”, disse Vilton. 

O prefeito lembrou que esse modelo pioneiro estabelecido pela CAERN no abastecimento de Currais Novos deverá ser ampliado com mais 06 carretas que já foram solicitadas pelo município em reunião com a SEMARH, CAERN e Governo do Estado. 

Com 30 chafarizes já instalados em alguns pontos da cidade, a Prefeitura de Currais Novos deverá instalar mais 10 em breve, e ampliar esse número até o final do ano. 

De acordo com o secretário da SEMAAB, Daniel Gustavo, “os novos chafarizes serão instalados em pontos estratégicos para servir mais pessoas”. “Dos 30 chafarizes instalados, 10 são abastecidos por poços e 20 por carros-pipa, e nós iremos ampliar esse número para melhor atender a população”, disse Daniel.

Vivaldo diz que RN não pode esperar pela transposição

Na avaliação do deputado Vivaldo Costa (PROS) o momento de dificuldade pelo qual passam as cidades do Rio Grande do Norte, devido à falta de água, pede soluções urgentes que não podem esperar somente pelas obras da Transposição do Rio São Francisco. 

Este foi o principal foco do seu pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (29). “A transposição é uma obra ótima, ninguém discute, mas era para ter chegado desde 2009. A mesma coisa digo da Barragem de Oiticica, que está planejada há mais de 50 anos. A hora é de discutir objetivamente a solução para a falta de água nas torneiras. Acari por exemplo, não tem água para o banho, para cozinhar, para o povo beber e assim como outras cidades, depende dos carros-pipa”, disse Vivaldo. 

O parlamentar disse que o momento clama por soluções urgentes, que não podem esperar somente pela Transposição, mas passa pela necessidade de injetar recursos a fim de concluir obras em andamento, como a adutora de engate rápido para Currais Novos e Acari.

Legislativo Estadual e Grupo Reviver vão oferecer exames gratuitos de mamografia

Todos os anos, surgem 800 novos casos de câncer de mama no Rio Grande do Norte. Segundo a Sociedade de Mastologia, 200 mulheres morrem por ano no Estado por causa da doença devido a falta de diagnóstico precoce, responsável pela cura em 95% dos casos. 

Pensando nisso, o Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver irá oferecer gratuitamente exames de mamografia nestas quinta (1) e sexta-feira (2), a partir das 7h30min. 

O atendimento será feito em uma unidade móvel, que vai estar em frente à Assembleia. “O Grupo Reviver vai completar três anos no mês de outubro, realizando palestras e orientação às mulheres sobre o diagnóstico precoce da doença. Agora, será a primeira vez que iremos partir para a realização dos exames na nossa Unidade Móvel Savana Galvão.É uma emoção muito grande realizar esta ação junto com a Assembleia e poder ajudar, na prática, mulheres do nosso Estado”, afirmou Idaísa Fernandes, responsável pela instituição. 

A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo e tem capacidade para realizar 80 exames de mamografia por dia. Segundo a coordenação da ação, o atendimento será por demanda espontânea e por ordem de chegada. A expectativa é que 160 mulheres sejam beneficiadas. 

“O evento marca o início do Outubro Rosa na Assembleia Legislativa, e da melhor forma, agindo contra essa doença que pode levar a morte se não diagnosticada precocemente”, disse o presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

Hospital do Seridó realizou mais de 80 partos somente no mês de setembro

A coordenadora da junta interventora da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, Maria José Soares, informou nesta terça-feira(29) que mesmo ainda sem terminar o mês o Hospital do Seridó já realizou mais de 80 partos somente em setembro, o que representa uma média de mais de 3 por dia, e trás uma tendência de aumento em relação aos meses anteriores, reflexo de um atendimento mais completo contando com plantões diário durante o período citado. 

"Nossa intenção é realizar um trabalho de qualidade e poder proporcionar a alegria de nascerem cada dia mais pequenos caicoenses que não precisem ir para outras cidades, o que importa é a qualidade nos serviços e nem sempre a quantidade. A paciente tem importância", destacou Zezé Soares. 

Para Lúcio Bezerra, pai de Joaquim Cesar(foto) que nasceu no último domingo(27), o Hospital do Seridó passa por uma nova fase; “Encontramos uma realidade bem diferente do que vinha sendo noticiado, tinham médicos de plantão, pediatra(Dr Ozair), obstetra(Dra Inês), e isso fez com que nossa apreensão se transformasse em tranquilidade porque os profissionais estavam super tranqüilos, sem sinal de estresse o que garantiu um parto totalmente bem sucedido”. Disse ele. 

A unidade conta atualmente com uma escala completa de pediatras e obstetras que estão prontos para receberem as futuras mamães de Caicó e várias cidades da região do Seridó. "Estamos trabalhando para proporcionará maior conforto às pacientes, além de possibilitar um parto mais humanizado", Explicou Verônica Alcântara, Diretora Clinica do Hospital do Seridó.

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte continua investindo em educação ambiental

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, iniciou um trabalho de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel da coleta seletiva nesse processo. 

O Programa de Educação Ambiental foi elaborado e está sendo executado pela gestora ambiental Paula Salmana, que há três meses vem ministrando palestras importantes nas escolas públicas e privadas do município. 

Após a conscientização, o próximo passo será iniciar o trabalho de coleta seletiva e, para isso, a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos será reformada e adaptada às normas legais para seu pleno funcionamento.

Ministro diz a Ezequiel que recursos para a conclusão da adutora de Acari e Currais Novos estão garantidos

Orçada em R$ 35 milhões, a adutora de engate rápido de Currais Novos e Acari está com recursos garantidos. Essa foi a afirmação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (28), durante o evento "RN pela Transposição". 

O prefeito Vilton Cunha e o ex-prefeito Zé Lins também participaram da conversa. “Essa notícia deixa-nos muito esperançosos para tornarmos realidade essa necessidade e desejo do povo de Acari e Currais Novos. A obra é vital para amenizar o colapso no abastecimento das duas cidades. Desde 2013 que estamos nessa luta”, afirmou Ezequiel. 

A adutora de Acari e Currais Novos quando concluída terá cerca de 80km e captará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A água será distribuída vai beneficiar cerda de 60 mil habitantes, dos dois municípios do Seridó. 

A maior obra deverá ter um dos seus primeiros e principais trechos concluídos até o final do mês de outubro, são 21km entre Currais Novos e São Vicente.

BANCÁRIOS DO RN DEVEM ENTRAR EM GREVE Á PARTIR DE 06 DE OUTUBRO

Os bancários do RN decidiram em assembléia na noite de 28 de setembro entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 6 de outubro (terça-feira), seguindo o calendário do Comando Nacional. 

Os bancários entendem que não há outra linguagem que os banqueiros entendam que não a greve. Infelizmente, a pauta foi entregue no início de agosto e apesar de cinco rodadas de discussão, a Fenaban não se dignou a apresentar uma proposta justa à categoria. 

A oferta é de apenas 5,5% mais um abono de R$ 2.500, um retrocesso aos tempos de FHC em que os bancários viram seus salários se deteriorarem sem reajuste e maquiados por abonos. 

A ideia da categoria era iniciar a greve imediatamente, entretanto, após avaliação dos presentes, a base entendeu que a greve nacional teria mais força na negociação e que o RN sozinho não poderia mudar o cenário nacional que se avizinha. 

Pesquisas do Dieese, com base nos dados do INSS, evidenciam a relação da rotina estressante de trabalho com os adoecimentos. Os casos de transtornos mentais e comportamentais estão crescendo muito mais rapidamente na categoria bancária e já superam os adoecimentos relativos à LER/Dort. 

Entre janeiro e março do ano passado, 4.423 bancários foram afastados do trabalho, sendo 25,3% por lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares e 26,1% por doenças como depressão, estresse e síndrome do pânico. 

O adoecimento da categoria é tido como uma das bandeiras da Campanha Salarial deste ano. 
Sindicato dos Bancários do RN

Rio Grande do Norte fará parte do tour da Tocha Olímpica

O Governo Federal, em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Norte, realizará no próximo dia 2 de outubro (sexta-feira), em Natal, a etapa preparatória para organizar o revezamento da tocha olímpica em 2016 no estado. 

A solenidade de abertura será aberta à imprensa. O objetivo das reuniões é firmar a parceria entre os governos federal, estadual e municipal para definir atribuições no planejamento, segurança e divulgação das Olimpíadas por meio do tour da tocha olímpica. 

“O evento trará visibilidade aos pontos turísticos, à cultura e aos patrimônios históricos de cada localidade, além de incentivar a prática esportiva e aproximar a Olimpíada de todo o país”, destaca o presidente em exercício da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, que irá a Natal especialmente para participar do encontro. “É a maior oportunidade de divulgar a imagem do país para o mundo”, afirma Pedroso. 

Prefeitos, integrantes dos setores de esporte, turismo, cultura, lazer e atletas também participarão do encontro. 

A Chama Olímpica começará a percorrer o país em maio de 2016. No dia 3, chega de Atenas em Brasília e, nos dias que sucedem, passa por cerca de 300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, encerrando o tour no Rio de Janeiro, cidade que sediará os Jogos Olímpicos, a partir de 5 de agosto. 
JH

Empresário dá conselho a pai de Neymar: “coloca tudo em paraísos fiscais”

Wagner Ribeiro gerencia a carreira de Neymar desde que ele surgiu nas categorias de base do Santos e acompanha os passos dados pelo atacante e sua família. 

Após as recentes notícias sobre problemas com a Receita Federal, o empresário deu um conselho curioso ao pai do jogador. “Pega tua grana, manda tudo para paraísos fiscais, legalmente é claro. Para com essa mania de pagar imposto no Brasil! Fecha tuas empresas, o Instituto na Praia Grande e vai curtir a vida nas praias do Mediterrâneo. Você e sua família. Mas deixa o Neymar jogar mais uns aninhos e que ele encerre a carreira na Europa, preferencialmente no Real Madrid”, escreveu o empresário nas suas redes sociais. 

Foi noticiado na semana passada que Neymar teve bloqueado R$ 188 milhões na Fazenda sob a acusação de sonegar imposto de renda entre 2011 e 2013, o que foi negado pelo pai do atacante, Neymar da Silva Santos. 

O desembargador Carlos Muta, do Tribunal Federal da Terceira Região, determinou o bloqueio de R$ 188 milhões dos bens de Neymar. A reportagem do Torcedores.com teve acesso ao processo. 

O desembargador também informou que, além da multa de R$ 188 milhões, “integrantes do grupo Neymar possuem débitos tributários já constituídos, cujo montante totaliza R$ 4.568.147,07″. 
IG

Britânica 'morre' e 'renasce' 13 vezes

Já imaginou como é morrer e renascer? Rebecca Morris-Roberts, de 28 anos, já passou por isso 13 vezes. 

A britânica, que vive em Wrexham, no País de Gales, foi diagnosticada com uma condição rara que faz seu coração e respiração pararem até que ela é tecnicamente esteja "morta". 

Segundos depois, ela volta à vida, e não se sabe o porquê. Normalmente as paradas cardíacas acontecem quando Rebecca tem um ataque de nervos. 

"Meus olhos giram, meus lábios e meu rosto ficam cinza, meu corpo enrijece, eu parar de respirar e começar a ter convulsões", explica ao site "Mirror UK". 

Depois disso, ela volta ao estado normal. "Meu corpo de alguma forma faz uma 'desfibrilação' de si mesmo. É uma condição tão incomum e eu não tenho ideia do que causa isso. "Eu faço algo que os super-heróis ainda não podem fazer, eu me regenero."
IG

SEM PROTEÇÃO

Um detalhe saltou aos olhos de quem esteve com Sergio Moro em sua passagem por São Paulo, onde participou de um almoço na semana passada: o juiz da Lava-Jato não conta ainda com qualquer suporte de segurança particular. 
Da redação

Fórum Estadual de Segurança Pública é lançado em Natal

O Seminário de Lançamento do Fórum Estadual de Segurança Pública (FOSEG-RN), realizado nesta segunda-feira (28) em Natal, reuniu um grande número de participantes, onde os quatro palestrantes convidados apresentaram temas pertinentes, como: Crise na Segurança Pública, Direitos Humanos e Atividade Policial: uma via de mão dupla, Modelo Pleno de Polícia e Otimização da Atividade Policial. 

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte (SINPEF-RN) participou como uma das entidades organizadoras do evento. 

O presidente do SINPEF-RN, José Antônio Aquino, coordenou a mesa formada pela palestrante e psicóloga Ana Vládia Holanda Cruz, Paulo César de Macedo (Simpol), Roberto Campos (ACS), Cléber Costa (COEDHUCI) e Paulo César de Macedo (SINPOL). Em pauta a discussão sobre “Direitos Humanos e Atividade Policial: uma via dupla”. 

Para Ana Vládia, palestrante, é preciso mudar a forma de trabalhar a segurança no País. "O sistema carcerário não diminui o tráfico de drogas. O tráfico de drogas é o maior responsável pela prisão de mulheres no Brasil", garante.

ARTICULADORA DO SELO UNICEF DO MUNICÍPIO DE PARELHAS SE REÚNE COM OS TÉCNICOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DO TURISMO, DA CULTURA E DO ESPORTE

A Articuladora do Selo UNICEF - Edição 2013/2016 – do município de Parelhas, Maria de Lourdes Santos Silva, se reuniu na última Quarta-feira (23), na sede da Secretaria do Turismo, da Cultura do Esporte com o Secretário Municipal do Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo e os técnicos da secretaria, onde planejaram e discutiram ações de fortalecimento das propostas do SELO UNICEF.

DIRIGENTES DE CRUZETA PARTICIPAM DE ENCONTRO DO PP ESTADUAL EM NATAL

Nesta segunda feira, (28,/09) foi realizado no Versailles Recepções do Tirol em Natal encontro dos Presidentes Municipais do PP, Partido Progressista, do Rio Grande do Norte que é presidido pelo Ex-Deputado Federal Betinho Rosado. 

O evento serviu para entrosar a Direção Estadual com as Direções Municipais que no Estado totaliza 130 municípios onde o PP está constituído. 

Foi ainda discutido a criação do PP Jovem e do PP Mulher, com a presença do Deputado Federal Potiguar Beto Rosado e do Ministro da Integração, Gilberto Occhi. 

De Cruzeta participaram o Advogado, Dr. Gerson Jerônimo, Presidente Municipal do PP, Jociana Costa do PP Mulher e a Drª Nadja Dantas, contadora e tesoureira do PP de Cruzeta.

Ministro garante celeridade nas obras de transposição do São Francisco ao RN

As obras de transposição do Rio São Francisco terão celeridade para que as águas cheguem antecipadamente no Rio Grande do Norte. Essa foi a garantia do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante a audiência "RN pela Tranposição", que ocorreu nesta segunda-feira (28) na Assembleia. 

De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff (PT) dará prioridade à construção do canal de seis quilômetros, que abreviará em dois anos a chegada das águas do rio São Francisco, a partir do município São José de Piranhas, na Paraíba. 

A reivindicação foi feita pelos deputados estaduais e pessoalmente pelo governador Robinson Faria (PSD). “Há uma decisão da presidenta de sermos ágeis e encontrar a melhor solução. Ela deu essa garantia e estamos estudando como aditar de forma juridicamente segura esta parte da obra, que não estava prevista no projeto original. Estamos vendo a parte jurídica do contrato com a construtora Queiroz Galvão, que é a responsável por este trecho e se propõe a fazer a obra”, afirmou o ministro. 

O outro trecho da transposição no RN, chamado Eixo Norte da transposição, via sistema Ramal Apodi, também foi citado pelo ministro como uma prioridade. Occhi afirmou que a licitação já está sendo elaborada, a fim de que no início de 2016 esteja concluída. 

Além das obras de transposição, o ministro garantiu que o ano de 2015, em relação aos anteriores, será o de maior aporte de recursos federais transferidos para o Estado. Com relação aos recursos para o RN, Occhi afirmou que R$ 150 milhões serão investidos nas obras de transposição no RN. E que, ao final de 2015, para outras obras em andamento, terão sido transferidos cerca de R$ 111 milhões, dos quais R$ 75 milhões já foram pagos. 

Desse montante, para a Barragem de Oiticica serão destinados ainda R$ 18 milhões. No período de 2007 a 2010 foram transferidos cerca de R$ 122 milhões para o Estado. 

Durante a sua apresentação dos dados relativos ao andamento das obras do Ministério da Integração no RN, Gilberto Occhi também garantiu que não faltará verba federal para a conclusão da adutora de engate rápido de Currais Novos, um pleito do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB).

Turismo brasileiro ganha com viagens internas e alta do dólar

A receita cambial registrou em agosto o menor deficit deste ano desde o mês de fevereiro de 2011, de acordo com dados do Banco Central. 

A diferença entre os gastos dos brasileiros no exterior (US$ 1,263 bilhão) e os gastos dos estrangeiros (US$ 436 milhões) no Brasil atingiu o valor de US$ 827 milhões no mês passado. 

Se comparado com agosto do ano passado, quando o deficit foi de US$ 1,85 bilhão, a diminuição chega a 55,4%. “A constatação é uma boa notícia para o turismo porque indica que uma parte dos brasileiros está transferindo as viagens internacionais por viagens pelo país, movimentando a economia, gerando emprego e renda para mais de três milhões de pessoas no ano passado”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. 

Entre os fatores que levaram à redução expressiva do déficit destacam-se a alta cotação do dólar e o fortalecimento do turismo interno brasileiro. O Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 9 bilhões no desenvolvimento de 4,2 mil municípios turísticos brasileiros desde 2003.

Presidente da Assembleia afirma que RN está unido pela transposição

Na abertura do RN pela Transposição, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), afirmou que diante da situação do RN, com 153 municípios em situação de emergência e diversas cidades em situação de colapso, se faz necessário unir forças e ter a atenção do Governo Federal na busca por celeridade e urgência nas obras. 

“Sabemos que o Governo Federal teve um corte no orçamento de R$ 69,9 bilhões. Recurso esse contingenciado que iria naturalmente para estados e municípios e que deixou de chegar. Por isso mesmo, é hora de o governo federal eleger prioridades para usar os recursos restantes”, afirmou Ezequiel em seu pronunciamento. 

O presidente da Assembleia disse que o momento pede a união dos governadores, deputados estaduais e bancada federal do Nordeste a fim de que se crie uma politica regional de recursos hídricos para minimizar os prejuízos causados à população com a escassez de água. 

“Essa união dos governadores, deputados estaduais e bancada federal do Nordeste é necessária. Falo em nome de 40 milhões de nordestinos que sofrem com a seca. É necessária a conclusão das obras de transposição e a manutenção do calendário de execução, pois sabemos que o Rio Grande do Norte será o último estado a ser atendido, uma vez que dependemos da finalização das obras na Paraíba e no Ceará”, afirmou o parlamentar. 

Ezequiel elencou as ações do Legislativo do RN, entre elas a criação do Comitê de Ações de Combate à Seca e da Frente Parlamentar da Água, as audiências públicas e debates e a parceria com a Assembleia da Paraíba e a políticos nordestinos a fim de mostrar mais força ao Governo Federal. 

“Esta Casa nunca se conformou com a vida Severina de nosso povo que sente as agruras da seca. Falo com autoridade de um homem que não encontrou a situação difícil do Nordeste pelos livros ou pela literatura, mas que nasceu e cresceu na terra onde as crianças, desde cedo, são sertanejos fortes, pois já experimentaram tudo - da inclemência implacável da paisagem à desigualdade social que segrega nossa humanidade, finalizou”.

RN pela Transposição: Ministro fala da importância do debate com a sociedade

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi disse agora há pouco em sua chegada a Assembleia Legislativa para participar da audiência pública, que o evento RN pela Transposição é importante para debater com a sociedade tudo o que está sendo realizado e também a responsabilidade de cada um para o abastecimento de água da região. 

Durante entrevista coletiva, o ministro ainda relatou ações emergenciais para solucionar a crise hídrica no Estado. “Nós já liberamos para o Governo do Estado recursos para a operação carro pipa em área urbana. Estamos também apoiando a construção da adutora em Carnaúba dos Dantas e garantindo obras importantes em Currais Novos, Pau dos Ferros e Oiticica, que receberão recursos do Governo Federal na medida de suas prioridades para a garantida do abastecimento de água”, disse o Ministro. 

O evento RN pela Transposição acontece na manhã desta segunda em parceria da Assembleia Legislativa com o Senado e reúne autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte

AMAZAN CONTINUA PÉRIPLO PARA VIABILIZAR CANDIDATURA EM JARDIM DO SERIDÓ

Por Bira Viegas 

Na tarde deste domingo (27) o cantor e empresário Amazan da Silva, pré-candidato ao governo municipal na eleição do próximo ano, reuniu diversas lideranças políticas, pré-candidatos a vereadores e simpatizantes do seu projeto político de resgatar o desenvolvimento e a boa gestão pública de Jardim do Seridó.

A reunião aconteceu na chácara do empresário do ramo de materiais de construção "Manoel de Bebiá" localizada no sítio Zangarelhas, onde em uma conversa franca e aberta Amazan anunciou as diretrizes iniciais que já está adotando visando o cumprimento das exigências da legislação eleitoral que são necessárias à homologação do seu nome e dos candidatos a vereadores que farão parte da coligação partidária que trabalhará para conduzi-lo ao cargo de prefeito de Jardim do Seridó.

GRUPO SITUACIONISTA DE JARDIM DO SERIDÓ DEVERA APRESENTAR SEU CANDIDATO DEPOIS DE PESQUISA

Um grupo da situação do governo municipal de Jardim do Seridó depois de encontro com o mandatário do partido no Rio Grande do Norte, o Ministro do Turismo, Henrique Alves, saiu com uma decisão depois da reunião que quem estiver melhor posicionado em pesquisa deverá ser o "escolhido" para "cabeça de chapa" do PMDB para candidato a Prefeito.

Observadores da política local que conhecem os meandros do grupo político que comanda o executivo jardinense acham que não é bem assim.

O núcleo duro do PMDB local acredita que a palavra final do candidato a sucessão de Jocimar Dantas será dada pelo próprio Prefeito, seu pai e os mais "chegados" que comandam o partido na cidade.

Não acreditam em nenhuma "cavadinha" da vaga para suceder o atual Prefeito.

Dizem os mais experientes e conhecedores da política na cidade que se forças externas forçarem um candidato sem o aval dos controladores do partido em Jardim do Seridó poderá faltar aquele "incentivo" final para campanha e o candidato ficar a "deriva" durante o pleito.    



RN pela Transposição: Prefeitos querem solução definitiva para resolver colapso

Prefeitos de todas as regiões do RN, principalmente as mais afetadas pela seca, como a Seridó e Oeste, esperam do RN pela Transposição que sejam apontadas soluções para resolver a curto e longo prazo o problema da falta de água nos municípios. 

O prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Francisco José Silveira Júnior (PSD), disse que se trata de um evento ímpar por reunir o Legislativo e Executivo, nos níveis municipal, estadual e federal. “Hoje temos treze municípios em colapso, com expectativa de ir para 42 e já são 153 cidades em estado de emergência. O momento pede soluções alternativas, mas principalmente definitivas, como é o caso da transposição”, afirmou o presidente da Femurn. 

Uma das cidades em colapso, Acari vivencia diariamente o cenário desolador da falta de água no Açude Gargalheiras, uma das atrações turísticas do RN e que também abastece Currais Novos. 

O prefeito do município, Isaías Cabral (PMDB) afirmou que se a transposição já tivesse acontecido com antecedência, a situação seria bastante diferente da atual. “Temos que avançar, para ter mais segurança hídrica e também na questão de adutoras. A transposição merece que lhe seja dedicada total importância. Hoje nos deparamos com a prioridade de ter que oferecer condições para que os municípios tenham acesso a carros pipa, mas é preciso avançar nas adutoras de engate rápido, como é o caso da que vem da Armando Ribeiro pra Acari’, disse o prefeito. 

O evento está sendo realizado na manhã desta segunda em parceria da Assembleia Legislativa com o Senado e reúne autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte, contando ainda com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

RN pela Transposição: Senadora Fátima Bezerra destaca importância do evento

A senadora Fatima Bezerra (PT), que integra a Comissão Temporária de Acompanhamento das Obras de Transição do São Francisco concedeu entrevista durante evento RN pela Transposição e disse que a situação do Rio Grande do Norte é extremamente complicada porque a expectativa é que 2016 seja mais um novo ano de seca. 

“Daí a importância deste evento. Queremos aqui fazer um apelo ao Ministro Gilberto Occhi, que ao lado dessa obra seja garantido o canal de quatro quilômetros, que liga a barragem de Caiçara, na Paraíba, à barragem Armando Ribeiro Gonçalves para que as águas cheguem antes do previsto”, disse ela. 

O evento RN pela Transposição acontece na manhã desta segunda em parceria da Assembleia Legislativa com o Senado e reúne autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte, contando ainda com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte antecipa a feira livre do próximo sábado (03)

Considerando o feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no dia 03 de Outubro, o prefeito Alysson Moisés decretou a antecipação da feira livre do próximo sábado (03) para a sexta-feira (02). 

Ainda de acordo com o Decreto Municipal nº 401/2015 (clique aqui), na sexta-feira (02), os órgãos públicos ligados ao Município funcionarão em horário corrido, das 7h00min às 13h00min.

RN pela Transposição: Presidente da Assembleia diz que evento discutirá soluções para a seca

O evento RN pela Transposição, promovido nesta segunda-feira (28) pela Assembleia Legislativa e Senado para debater as obras da Transposição no Rio São Francisco foi tema de entrevistas em veículos de televisão do Estado no início da manhã. 

O presidente do Legislativo, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) concedeu entrevista ao vivo à Intertv e TV Ponta Negra e disse que o evento irá discutir alternativas de combate a seca. “Iremos debater não apenas as obras de transposição, mas também soluções para o enfrentamento da crise hídrica no Estado que afeta principalmente o setor produtivo”, declarou ele. 

O evento está previsto para começar às 9h e irá reunir autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte, além da presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

TRT-RN inicia correição na Vara do Trabalho de Currais Novos

Na manhã desta segunda-feira (28), teve início a correição periódica ordinária na Vara do Trabalho de Currais Novos. 

Durante a correição, o horário de expediente e das audiências agendadas não sofrerão alterações e apenas os prazos dos processos que estão sendo examinados ficarão suspensos. 

Na sexta-feira (02/10), a presidente e corregedora do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas dos Santos, estará à disposição dos advogados e partes, reclamantes e reclamadas, sindicalistas e associados para tratar de assuntos relacionados ao andamento dos processos e formas de melhorar a prestação jurisdicional na Vara, a partir das 11h. 

A correição será encerrada ainda na sexta-feira com a leitura da ata de correição. A Vara do Trabalho de Currais Novos é presidida pelo juiz Hermann de Araújo Hackradt.

Feira livre de Caicó é antecipada devido feriado dos mártires de Cunhaú e Uruaçu

O Prefeito Municipal de Caicó, Roberto Germano, publicou decreto Nº 443 de 2015, antecipando a feira livre deste sábado, dia 3 de outubro, para a sexta-feira, dia 2. A antecipação foi motivada devido ao feriado estadual alusivo aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu que é comemorado no dia 03 de outubro. 

A história dos mártires, lembrada neste feriado, é contada assim: “Em julho de 1645, um grupo de indígenas e holandeses invadiu a capela do engenho de Cunhaú, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, e matou os 69 fiéis que participavam da missa do padre André de Soveral”. 

Novamente “em 3 de outubro de 1645 ocorreu outro massacre, desta vez no município de São Gonçalo do Amarante, onde hoje está situado o Santuário de Uruaçu, quando 80 fiéis foram martirizados também por resistirem às imposições holandesas”. 

Esses fatos históricos, que ocorreram no Rio Grande do Norte, fizeram com que no dia 5 de março de 2000 os mártires de Cunhaú e Uruaçu fossem beatificados pelo Vaticano, como exemplos de luta e de fé cristã.

Ezequiel prestigia convenção em Brejinho, no Agreste Potiguar

Depois de ter percorrido municípios do Alto Oeste Potiguar, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa visitou na noite deste domingo (27), o município de Brejinho, no Agreste Potiguar. 

No Teatro Municipal, Ezequiel prestigiou a convenção do PSD, onde a prefeita Dra. Ivete Matias assinou a ficha do partido. 

O governador Robinson Faria também participou do evento. “Estamos ajudando a prefeita Dra. Ivete a fazer um bom trabalho em Brejinho. Na Assembleia Legislativa temos colocado emendas destinando recursos para o município e também solicitando ações e melhorias através de requerimentos para continuar a melhorar o atendimento à saúde da população”, comentou Ezequiel. 

O presidente da Assembleia Legislativa também convidou as lideranças do Agreste Potiguar para nesta segunda-feira (28) participarem do “RN pela Transposição”, que discutirá sobre a seca no Rio Grande do Norte e as obras de Transposição do Rio São Francisco. 

O evento contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Diretora Clinica do Hospital do Seridó visita CRM e solicita pontos levantados durante inspeção em Caicó

A médica Veronica Alcântara, diretora clinica do Hospital Seridó, esteve fazendo uma visita técnica ao Conselho Regional de Medicina em Natal para que pudesse solicitar junto ao órgão o relatório com todas as demandas que foram levantadas durante recente inspeção feita pelo próprio CRM no Hospital do Seridó em Caicó. 

De acordo com Veronica, uma das demandas solicitadas pelo CRM no relatório foi a criação da escala de médicos auxiliares para os procedimentos cirúrgicos e na oportunidade ela já fez questão de mostrar que a escala já foi criada e será implantada a partir do mês de Outubro. 

“Fomos questionadas sobre a escala de médicos auxiliares nas cirurgias e mostramos ao CRM que ela já foi criada após a intervenção judicial e a formação da junta interventora que deu total apoio para a sua elaboração e implantação que ocorrerá a partir do próximo mês, o que foi motivo de surpresa e comemoração por parte deles”. Disse Drª Veronica.

Com goleada, América-RN atropela o Botafogo-PB, mas não consegue classificação

O América-RN entrou em campo com a difícil missão de golear o Botafogo-PB e ainda torcer por um tropeço do Confiança diante do Salgueiro na última rodada da primeira fase. 

O Alvirrubro venceu o jogo na Arena das Dunas por 4 a 1, mas não conseguiu a vaga nas quartas de final da Série C do Brasileirão. E o torcedor chorou. 

Isso porque o Confiança marcou o gol da vitória no fim da partida em Salgueiro e confirmou a classificação. Assim, o Mecão encerra sua participação e vai jogar na terceira divisão mais uma vez em 2016. 

O Bota entrou em campo já sem pretensões no campeonato, mas ainda dificultou a vida dos americanos. 
G1-RN

Hulk volta a acusar torcida rival de racismo no Campeonato Russo

O atacante brasileiro Hulk voltou a criticar o racismo no futebol russo neste fim de semana. O jogador revelou que foi ofendido por torcedores do Spartak Moscou no empate por 2 a 2 com o seu time, o Zenit St. Petersburg - ele marcou o primeiro gol da equipe, fora de casa. 

"Infelizmente, a mesma situação continua acontecendo: racismo nas arquibancadas", criticou o brasileiro, que apenas jogou beijos para a torcida rival ao fim da partida, válida pelo Campeonato Russo. "Eu não vou reagir. Já falei bastante sobre este assunto. É por isso que continuo mandando beijos e respondendo a eles com o meu futebol dentro de campo. Não vale a pena discutir estas coisas", disse Hulk. 

De acordo com o Comitê Disciplinar da Federação Russa de Futebol, as ofensas racistas não foram registradas na súmula da partida. 

Na temporada passada, o Spartak e o Torpedo Moscou sofreram punições por causa de atitudes racistas de suas torcidas contra Hulk. Desde então, o brasileiro tornou os "beijinhos" a sua marca contra ofensas racistas. 

Em julho, Hulk chamou a atenção da mídia internacional ao afirmar que o comportamento racista dos torcedores russos estavam presentes em "praticamente todas as partidas". Poucos dias depois de denunciar o racismo no futebol russo, ele foi retirado do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, realizado no dia 25 de julho. 

Em outro caso, o brasileiro denunciou o árbitro Alexei Matyunin por supostas ofensas racistas contra si mesmo durante uma partida do campeonato, em dezembro do ano passado. O juiz foi julgado, mas acabou sendo inocentado por falta de provas. 
Estadão

Catalães bancam Messi contra o Real, e Marca estranha seca de Cristiano Ronaldo Pa

Passou o fim de semana, e a lesão no ligamento do joelho esquerdo de Messi ainda é o assunto mais falado na Catalunha. Mais uma vez, a ausência do argentino dos gramados por dois meses virou manchete nos jornais Mundo Deportivo e Sport, as principais publicações esportivas de Barcelona. 

Tanto um quanto outro bancam que ele estará pronto para voltar ao time de Luis Enrique no clássico contra o Real Madrid, dia 21 de novembro.

Em declaração ao jornal Olé, o médico da seleção argentina, Donato Villani, disse que Messi poderá estar recuperado da lesão nos ligamentos do joelho até mesmo antes do tempo previsto pelo Barcelona. Assim, ele teria chances de enfrentar o Brasil uma semana antes pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. Não é uma ruptura que precisa de cirurgia. Ele pode se recuperar apenas descansando e depois com um tratamento específico. Conheço o Leo há anos e não tenho nenhuma dúvida de que ele estará recuperado da lesão no menor tempo possível, talvez antes desse período de seis a oito semanas. Ele fica louco quando não pode jogar. O desejo de jogar novamente e a vontade de estar recuperado tem muita influência - disse Villani. 

CR7, artilheiro "sem gols" 

Em Madri, parece que é página virada no assunto Messi. Tanto que o Marca questiona o estranho caso de Cristiano Ronaldo, o "artilheiro sem gols". 

A manchete, ainda que aparentemente contraditória, tem explicação. Ele é o goleador do Campeonato Espanhol ao lado de Benzema e Nolito, com cinco gols, mas balançou as redes em apenas um dos seis jogos em que foi a campo (na goleada por 6 a 0 sobre o Espanyol). 

Na temporada passada, ele não deixou de marcar em uma só partida das seis primeiras rodadas. Além disso, tem finalizado muito mais nesta edição (48 x 29) e sua taxa de acerto ao gol caiu pela metade (22,7% x 49,8%).

FATO CONSUMADO

A criação do imposto federal sobre herança é “fato consumado” no governo Dilma: ele cria receita imediata para municípios, estados e União e não será necessário defendê-lo, como no caso da CPMF. 
DP

No Alto Oeste, Ezequiel mobiliza lideranças para participarem do “RN pela Transposição”

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa em programação neste sábado (26) na região do Alto Oeste Potiguar, mobilizou prefeitos e vereadores para debater a seca no Rio Grande do Norte e as obras de Transposição do Rio São Francisco. 

Ezequiel visitou os municípios de Tenente Ananias e Marcelino Vieira. O evento “RN pela Transposição” acontece nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa e vai contar com a participação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. “Hoje 153 dos 167 municípios potiguares estão em estado de emergência devido à seca. 

A Assembleia Legislativa vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no nosso Estado. As obras de transposição do rio São Francisco é hoje o sonho dos nordestinos. Vamos somar forças nesse objetivo já que estamos enfrentando a pior seca dos últimos 100 anos”, frisou Ezequiel Ferreira. 

As obras de Transposição do Rio São Francisco estão sendo feitas em mais de 700 km de canais de concreto em dois grandes eixos (Norte e Leste) ao longo do território de quatro estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do Rio com nove estações de bombeamento.

A CRISE DO VINHO

Em sua última e polêmica passagem por Portugal, quando encontrou o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, Dilma aproveitou para comprar uma garrafa do seu vinho do Porto favorito. 

Já em Brasília, depois de um dia inteiro de problemas, Dilma mandou abrir a garrafa para tomar uma taça. Na noite seguinte, ela tentou repetir o ritual e aí veio a surpresa. 

Alguém havia levado a garrafa do vinho preferido da presidente para usar como tempero na cozinha do palácio. 
Da redação

REFORMA MINISTERIAL É A ‘ÚLTIMA CHANCE’ DE DILMA

O governo Dilma não tem ‘plano B’ para o impacto da reforma ministerial e administrativa anunciada esta semana: é a última chance de Dilma causar boa impressão no Mercado, aliados, oposição e até na população em geral, onde tem apenas 7% de aprovação. 

Em papo com aliados, até o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse: mudar a Esplanada é a “última oportunidade” de Dilma. 
DP

SENAI promove cursos na área de alimentos em Caicó

A programação de Cursos desenvolvida na Unidade Móvel de Panificação do SENAI, em Caicó/RN, prossegue essa semana no 1º Festival Gastronômico e Cultural de Caicó, com três novos cursos: Preparação de Sanduíches (manhã), Fabricação de Salgados (tarde) e Produtos Derivados do Leite (noite).  

Os cursos oferecem aulas teóricas e práticas com vistas à formação de mão de obra qualificada, todos eles voltados para a Área de Alimentos. 

No período de 28 de setembro a 02 de outubro/15 serão ofertados mais três cursos: Preparação de Pratos com Carne (manhã), Fabricação de Panetones (tarde) e Fabricação de Bolos Regionais (noite). 

E, no período de 14 a 20 de outubro/15, acontecerão, na Unidade Móvel de Panificação do SENAI, os cursos de Comidas Típicas Regionais (manhã), Fabricação de Massas para Pizzas (tarde) e Fabricação de Docinhos finos (noite). 

As inscrições são realizadas na sede do SENAI, em Caicó, à praça Dr. José Augusto, 345 – Centro. Outras informações podem ser obtidas através do tel: 3417-3505 ou 3417-1174."