domingo, 22 de maio de 2016

Conta de energia elétrica fica negativa para consumidores na Alemanha

A Alemanha, um dos países mais industrializados do mundo atingiu um marco histórico na geração de energia. Na primeira semana de maio, o país supriu 95% da sua demanda por energia elétrica com fontes renováveis. 

O recorde foi alcançado graças a um empurrãozinho das condições meteorológicas: sol e vento forte. A demanda de 57,8 gigawatts foi suprida em 45,2% por energia solar, 36% por energia eólica, 8,9% por biomassa e 4,8% por usinas hidrelétricas. 

“Os preços chegaram a ser negativos por algumas horas”, comenta Michael J. Coren, da Quartz, o que significa que os consumidores receberam para consumir eletricidade.Atualmente, a Alemanha está em curso de uma iniciativa de transição energética, pela qual o governo pretende reduzir a emissão de gases de efeito estufa de 80 a 95% e atingir a meta de 60% de uso de fontes de energias renováveis. 

Depois da tragédia de Fukushima em 2011, o governo alemão decidiu acabar com as usinas termonucleares até 2022. Hoje, o país se divide com turbinas eólicas ao norte e usinas solares ao sul. Essas posturas adotadas são vistas com bons olhos por especialistas, que esperam que a Alemanha se torne um modelo para o mundo. 

Outros países têm atingido bons níveis de uso de energias renováveis. Em 2015, a Escócia gerou mais da metade de sua energia com esse tipo de usina. O Uruguai atinge os 95%, enquanto grande parte da Áustria já alcançou 100%. 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário