terça-feira, 24 de maio de 2016

Grupo de Trabalho conduz federalização de hospitais no interior

A federalização de hospitais em Currais Novos e Caicó, na Região Seridó, e a expansão do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), na Região Trairi, foram temas da entrevista da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz, na manhã desta segunda-feira, a uma emissora de TV potiguar. 

Ao mesmo tempo em que abre novas vagas no interior para a formação de graduandos, residentes e mestres , “essa proposta vai contemplar as populações mais necessitadas, pois os hospitais da Universidade são administrados pela Ebserh, empresa pública do MEC, que opera somente no âmbito do Sistema Único de Saúde. E isso faz uma enorme diferença no interior do Rio Grande do Norte”, declarou a reitora. 

 Atualmente, a UFRN oferta nos três municípios cursos como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia Medicina. Um dos impactos da federalização dos hospitais para os formandos seria a oferta local de estágios, contribuindo para a permanência deles no interior. O deslocamento de pacientes das regiões para a capital também será reduzido. 

Dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN) indicam que 60% dos atendimentos do Hospital Walfredo Gurgel são de pessoas de fora de Natal. 

Como federalizar 

Um Grupo de Trabalho (GT) a ser constituído por técnicos da UFRN, pela Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) deve iniciar nos próximos dias, um diagnóstico sobre cada unidade hospitalar, seguido de estudos de viabilidade, um planejamento de longo prazo e, por fim, a análise jurídica. 

Essa ação tripartite formaliza a parceria entre os envolvidos e as prefeituras municipais. Ligado à Fundação Sesp, o Hospital Regional de Caicó funciona por meio de um consórcio entre o estado e a prefeitura. 

Em Currais Novos, a unidade a ser federalizada é o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, que deverá atingir 96 leitos. Já em Santa Cruz, a intenção é expandir o Hospital Universitário Ana Bezerra, passando de referência materno-infantil para atendimento geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário