terça-feira, 21 de junho de 2016

Durante audiência pública, curraisnovenses pedem mais ensino superior

Unidos pela mesma causa: “Mais educação pública superior e de qualidade em Currais Novos”. 

Esse foi o desfecho da Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira, no Plenário da Câmara Municipal curraisnovense, presidida pelo vereador Odon Oliveira de Souza Júnior. Um abaixo assinado, com cerca de mil assinaturas de estudantes, entregue à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pelo jovem Webson Silva Cruz, formaliza o pedido. 

“Considero esse um dos momentos mais importantes dessa audiência, visto expressar o encontro real com a demanda estudantil”, declarou Angela Maria Paiva Cruz. A gestora anunciou a mudança do Curso de Turismo para o turno da noite, sugerido pelos munícipes, e os estudos da UFRN para ofertar um curso de Engenharia, conforme a vocação da região. 

Durante três horas e meia o funcionamento do Hospital Regional de Currais Novos, principal parceiro do Curso de Medicina Multicampi, e o engajamento das lideranças políticas, gestores públicos e da sociedade para expandir o campus UFRN de Currais Novos, ocuparam a pauta. 

Em um plenário lotado, pais de alunos e servidores falaram emocionados sobre o efeito transformador de um curso de Medicina no interior. Elogiaram o esforço e a luta da UFRN para melhorar as condições de vida das pessoas. 

Raciocínio igual expôs o prefeito em exercício, João Chaves e o Diretor do Hospital Regional, unidade com mais de 40 anos, que atende a 2/3 da população do entorno de Currais Novos sem recursos financeiros. 

Secretários municipais de saúde, lideranças da Associação de Municípios do Seridó, gestores de instituições públicas de ensino superior, pró-reitores da instituição e vereadores foram unânimes sobre as marcas da UFRN no desenvolvimento do Polo Currais Novos, que soma quase 160 mil habitantes. 

“Saber que a gente não precisa sair de nossa cidade para estudar, inclusive pós-graduação, é gratificante. Por isso saúdo que esse projeto se concretize em nosso município”, externou o representante da OAB no município. As demandas dessa audiência pública serão encaminhadas pelo vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, para os tramites nos colegiados superiores da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário