segunda-feira, 20 de junho de 2016

Semarh participa de seminário sobre monitoramento de secas

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, participa, durante todo o dia de hoje (20), em Brasília, do seminário “Rumo a uma gestão proativa de secas”. 

O objetivo desse evento é apresentar alguns dos resultados da Assistência Técnica “Preparação para as Secas e Resiliência às Mudanças Climáticas”. 

O estudo foi desenvolvido pelo Banco Mundial, a pedido do Ministério da Integração Nacional, e se desenvolveu ao longo de 2013 e 2016, com apoio de algumas instituições federais do Nordeste, inclusive da Semarh e Igarn. Para Mairton, o estudo vem fomentar uma discussão sobre políticas de secas e ajudar as instituições ligadas ao tema a desenvolver instrumentos na gestão desse fenômeno. 

“Queremos fortalecer a participação do Estado nesse trabalho porque ele nos possibilita um melhor planejamento com relação às ações de convivência com os eventos climáticos extremos” ressalta o secretário. No último dia 9, técnicos do Banco Mundial apresentaram, na Semarh, uma parte do referido estudo, relacionada ao RN: “Protocolo de Preparação para as Secas na Bacia do Piranhas-Açu”. 

Nessa ocasião, foi apresentada a caracterização e monitoramento da bacia, análise de vulnerabilidade e as propostas de ações para a preparação para as secas. 

A Assistência Técnica uniu instituições federais e estaduais da região Nordeste para desenvolver um Monitor de Secas do Nordeste, lançado oficialmente em março de 2016 e operando desde 2014, e cinco planos de preparação para a seca e estudos de caso piloto para distintos cenários do Nordeste (agricultura de sequeiro, gestão de sistema hídrico para abastecimento urbano, gestão de um pequeno açude com múltiplos usos e bacia hidrográfica). 

Para saber mais sobre o monitor de secas acesse o link: http://monitordesecas.ana.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário