terça-feira, 26 de julho de 2016

UFRN sedia I Festival de Gêmeos do Rio Grande do Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, no dia 6 de agosto, o I Festival de Gêmeos do Rio Grande do Norte. 

O evento é organizado pela professora Fívia Lopes, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia do Centro de Biociências, e pelo professor Paulo Moreira, do Departamento de Educação Física da UFRN. 

O evento conta também com o apoio de alunos de doutorado, mestrado e graduação da UFRN, da UNI-RN e do IFRN. De acordo com a professora Fívia Lopes, os estudos com gêmeos começaram aproximadamente na década de 1960 e, desde então, abordaram temas recorrentes nas mais diferentes áreas da ciência, como psicologia, genética, epigenética, educação física, nutrição, fisioterapia e outras. 

“O I Festival de Gêmeos visa reunir o maior número de gêmeos e famílias com filhos gemelares moradores na região da grande Natal para realizar um momento de interação com esse público, oferecer avaliação física e orientação nutricional. Além disso, pretendemos divulgar os projetos de pesquisa da área que acontecem na UFRN e em outras universidades do país e do exterior”, destaca a professora. 

Segundo o professor Paulo Moreira, durante o evento também serão ofertadas avaliações antropométrica (avaliação da composição corporal, com resultado imediato de risco para obesidade e morbidades) e de capacidades motoras, como cardiorrespiratória e de força muscular. 

Também haverá orientação nutricional para adultos e crianças e avaliação do comportamento alimentar, aulas de dança, recreação para crianças, competição entre gêmeos de todas as idades e divulgação de trabalhos científicos. 

Michelle Vasconcelos, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFRN, afirma que existe um projeto de pesquisa com gêmeos na Universidade desde 2009 e a intenção é divulgá-lo neste evento. “Temos gêmeos já cadastrados e que já passaram por algumas avaliações realizadas por professores de educação física da Universidade. Hoje o projeto ganha uma nova vertente, temos equipamentos de ponta para avaliação e uma equipe multidisciplinar envolvida. Nossa intenção é reunir muitos gêmeos para essas pesquisas” destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário