quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Maternidade Escola discute identificação do paciente

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), realiza nesta quinta-feira, 25, a partir das 7h30, a primeira edição do evento "Café Seguro". 

O evento tem o objetivo de desenvolver uma "cultura institucional de segurança do paciente" voltada à prática assistencial segura e de qualidade, conforme previsto pela Política Nacional de Segurança do Paciente - Portaria MS/GM nº 529, de 01 de abril de 2013, como também contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. 

Para esta primeira edição será discutida a Identificação do Paciente e o seu protocolo de segurança, que traz todo o fluxo que deverá ser seguido pela equipe assistencial, desde a admissão do paciente, ou em qualquer momento de sua internação, assim como também a identificação dos recém-nascidos nas salas de parto e no centro cirúrgico obstétrico. 

Na ocasião, após o debate, será ofertado um café da manhã saudável para todos os presentes. Para a superintendente da MEJC, Sônia Barreto, o investimento em encontros como este, representa uma das maneiras de contribuir para a construção de um sistema de saúde qualificado e mais seguro. 

O evento conta ainda com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade e do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Núcleo de Segurança Em funcionamento desde 2014, o Núcleo foi criado de acordo com as orientações da resolução RDC nº36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde (MS). 

O serviço é composto por uma equipe multiprofissional e avalia os procedimentos adotados por todos os envolvidos no processo de atendimento ao usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário