quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Juiz manda prender ex-vereadores de Natal envolvidos na Operação Impacto

O juiz da 4ª vara criminal de Natal, Raimundo Carlyle, determinou a prisão de dois ex-vereadores condenados na Operação Impacto - deflagrada em 2007 e que investigou compra de votos na Câmara Municipal de Natal. 

Na decisão, o magistrado determinou a prisão de Dickson Nasser e Emilson Medeiros "para início do cumprimento das penas privativas de liberdade no regime prisional constante da sentença". 

Em janeiro de 2012, 16 pessoas foram condenadas por participação no esquema de compra de votos na Câmara Municipal de Natal. Dickson Nasser e Emilson Medeiros foram condenados, cada um, a pena de quatro anos, três meses e dez dias, com 66 dias-multa em regime semiaberto. 

Em novembro de 2014, a Câmara Criminal julgou recursos dos réus, mas manteve a decisão da 4ª vara criminal. Em fevereiro deste ano o STF decidiu que pessoas condenadas à prisão devem ser presas assim que tiverem a sentença confirmada pela segunda instância. 

Antes, a ordem era prender apenas depois do trânsito em julgado, quando terminava todas as possibilidades de recurso. Agora, uma pessoa condenada em primeira instância, se recorrer à segunda instância e tiver a sentença mantida, poderá ser presa imediatamente para o cumprimento da pena. 

O condenado continua tendo direito a apresentar recurso, mas atrás das grades. 
G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário