sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Multa de trânsito pode ficar até 40% mais barata com novo sistema

Receber as notificações de multas ficará mais fácil – e possivelmente mais barato. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) terá um Sistema de Notificação Eletrônica, o que viabilizará o recebimento das infrações de trânsito por meio eletrônico. 

Além disso, os motoristas que optarem por esse novo sistema serão contemplados com um desconto de 40% sobre o valor original da multa. Segundo a resolução nº 622 do Contran, ficará a cargo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) desenvolver, padronizar, organizar, manter e fazer a gestão do sistema eletrônico. 

O funcionamento estará legalmente liberado a partir do dia 01 de novembro, porém deve demorar mais algum tempo para que seja disponibilizado para os usuários. Por enquanto, não está definido se a comunicação será feita por e-mail ou SMS, ou mesmo por ambos. 

No novo sistema de comunicação por meio eletrônico estará junto um link para que o condutor tenha a alternativa de recorrer da multa, além de também poder transferir os pontos para outro motorista — a exemplo do que é realizado hoje através da notificação impressa. 

Ficará a critério do condutor escolher entre receber o aviso de infração de trânsito pelos correios ou pelo novo meio eletrônico (caso escolha o último, o documento impresso não será mais recebido). 

A plataforma poderá ser acessada por um site autônomo, mas administrado pelo Denatran, bem como divulgado no Denatran e nos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). 
Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário