70 MILÍMETROS FOI A CHUVA DE ONTEM (30/03) EM JARDIM DO SERIDÓ

Choveu 70 milímetros ontem em Jardim do Seridó segundo medição realizada no alto do bairro Novo Horizonte.

Centro Administrativo José Alberany é inaugurado em Campo Redondo

O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS), inaugurou na noite de quarta-feira (30) o Centro Administrativo José Alberany de Souza. O espaço contribui para modernizar a administração e concentra em um único lugar as secretarias e principais departamentos do município. 

A solenidade contou com a presença da presidente da Câmara Janaína Felix, vereadores, secretários, autoridades religiosas, além da viúva do homenageado, Edna Freire e a filha Andressa Souza, atual secretária de assistência social. 

O descerramento da placa foi acompanhado pelo padre Idalmo César, que fez a benção do local, e do pastor João Ricardo, além da comunidade. “Estamos sonhando juntos a nossa Campo Redondo e transformando tudo isso em realidade. Quando cheguei aqui tive a oportunidade de conhecer Alberany mais de perto. Campo Redondo foi uma antes e depois deste grande ex-prefeito. Ele foi um visionário do bem e ajudou a estruturar no passado Campo Redondo. Hoje, onde ele estiver, pode ter a certeza que este local voltou a ter vida e como ele sempre quis: servido ao nosso povo”, contou Alessandru. 

Antes de abrigar o centro administrativo o lugar serviu, em décadas pesadas, como sede da tradicional escola CENEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade). Alberany foi um grande líder político que esteve à frente do executivo municipal.

Livro e Bibliotecas: Parlamentares e entidades apresentam suas prioridades para 2016

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, presidida pela senadora Fátima Bezerra e pelo Deputado José Stédile, retomou suas atividades. Em café da manhã, na Câmara dos Deputados, parlamentares, representantes do Ministério da Cultura e Conselheiros do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) apresentaram suas prioridades para o ano de 2016. 

Fátima Bezerra informou que a prioridade da frente será a aprovação do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura (PNLLL) e a realização de seminários que visem a fortalecer a cadeia do livro e da biblioteca no país. “A frente parlamentar tem como principal prioridade, em 2016, fazer com que o governo federal envie o PNLL para o Congresso Nacional. Esse plano está pronto, é bom e não nasceu de cima para baixo; foi amplamente debatido por aqueles que militam na área da cultura e da educação”, afirmou. 

O diretor do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, Volnei Canônica, relatou que as prioridades da pasta são a aprovação do Projeto de Lei 1.321/2011, que trata do Fundo Nacional Pró-Leitura; do Projeto de Lei do Senado 49/2015, que institui a Política Nacional de Fixação do Preço do Livro, de autoria da senadora Fátima; e o Projeto de Lei do Senado 28/2015, que institui a Política Nacional de Bibliotecas, cuja relatoria é de Fátima Bezerra.

PREFEITURA DE PARELHAS INICIA OPERAÇÃO PARA RESOLVER PROBLEMAS CAUSADOS PELAS CHUVAS

As fortes chuvas registradas, nos últimos dias, no município de Parelhas, mudaram consideravelmente a paisagem do lugar, que agora está com vários reservatórios cheios. 

Somente na última quarta-feira (30), a chuva foi de mais de 100 milímetros. Mas as precipitações também causaram transtornos à cidade, como pequenos estragos em vias e alagamentos de ruas. Para resolver os problemas e se preparar para as chuvas que ainda devem vir, o Prefeito Francisco Medeiros reuniu secretários e o coordenador da defesa civil do município, João Batista, para fazer o monitoramento de áreas de transtornos. 

Os secretários foram orientados a ir para as ruas, fazer vistorias e começar as ações, dando prioridade aos pontos mais críticos. Limpeza de riachos assoreados, recuperação de ruas e estradas são algumas das ações que devem ser desenvolvidas. 

“O momento é de muita alegria, principalmente pelo fato de ver o nosso Boqueirão tomando água. Mas também é um momento de trabalho redobrado e, por isso, a prefeitura está em ação. Ao mesmo tempo pedimos a população, mais uma vez, para não jogar lixo nas ruas, porque isso também é um dos principais motivos do alagamentos”, disse o prefeito Francisco.

Ezequiel Ferreira solicita ramal da adutora Boqueirão para distritos de Touros

A realização de estudos de viabilidade para a construção de um ramal na adutora Boqueirão para levar água aos distritos Vila Assis, Baixa do Quimquim, Vila Israel e Vila Mayne, no município de Touros, na região do Mato Grande, foi solicitado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), ao Governo do Estado.

“A população do Mato Grande é contemplada com a adutora Boqueirão, que leva água para algumas comunidades de Touros como: Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Mas os distritos Vila Assis, Baixa do Quimquim, Vila Israel e Vila Mayne, que juntos têm cerca de 4 mil habitantes sofrem com a qualidade da água fornecida atualmente”, explicou Ezequiel Ferreira. 

A construção de um ramal da adutora Boqueirão tem extensão de 12 quilômetros dos distritos que terão uma melhoria substancial no fornecimento d´água. 

Por isso, a população desses distritos têm solicitado a ampliação do ramal como solução para a qualidade da água, pois apesar do abastecimento precário via Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por meio de poços, não se tem uma boa qualidade para o consumo humano.

CNJ vê ofício de Moro ao STF como uma espécie de defesa prévia

O ofício enviado por Sergio Moro ao STF, em que ele pede escusas caso a corte não tenha gostado da polêmica com a divulgação dos áudios que ele trouxe a público por imputar indícios de crime, está sendo interpretado por conselheiros do CNJ como uma espécie de defesa prévia do juiz. 

Apesar de parte do conselho defender Moro e não estar disposta a prejudicar a Lava-Jato, um movimento contrário se cristaliza no CNJ. 

Alguns conselheiros, que tal como o governo, defendem punição para Moro, apostam suas fichas na corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrighi. 

Esperam que ela dê andamento às representações e personalize o desgaste de uma eventual punição. 
ROL

Pelé pede indenização da Samsung por uso de sósia em propaganda

Alvo de diversas campanhas publicitárias ao redor do mundo, Pelé desgostou da última que ficou sabendo, estampada no jornal norte-americano New York Times. O Rei do Futebol entrou com um processo contra a empresa de matérias eletrônicos Samsung por usarem um sósia em uma propaganda. 

O anúncio em questão discorre sobre uma televisão com imagem em 4k (altíssima resolução), em que como imagem de fundo da página está o rosto de um negro, que segundo argumentos da defesa do ex-jogador, “é muito semelhante a Pelé”. 

O pedido de indenização é de 30 milhões de dólares (cerca de R$ 108 mi). Frederick Sperling, advogado que representa nomes como Pelé e Michael Jordan, entrou com ação por uso indevido de imagem na Corte Federal de Chicago. 

A empresa sul-coreana, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o caso, quanto a intenção ou não de vincular a imagem do anúncio à figura de Pelé. Pelé rompeu o contrato que tinha com a Samsung ainda em 2013. 

Este é um argumento usado pela defesa para alegar que o uso de um “sósia” no anúncio prejudica a imagem de Pelé em outros negócios e também com relação à empresa, já que consumidores podem achar que o brasileiro tenha voltado a se associar à marca. 
Gazeta Press

A CHUVA NO TOTORÓ EM CURRAIS NOVOS




Odontologia da UFRN oferece exames prévios para implantes

O Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está realizando exames clínicos prévios para pacientes que necessitam realizar cirurgia de implante dentário. 

O benefício faz parte do projeto “Estética em Reabilitação Unitária Implantossuportada” da professora Patrícia dos Santos. Podem participar alunos, professores e servidores com perda de um dente superior. O exame sem custo indicará se o paciente precisará ou não de tratamento. 

Os materiais e etapas laboratoriais, que não são realizados no departamento, terão custos específicos de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Os interessados devem procurar o Departamento de Odontologia da UFRN, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, na terça-feira às 14h, ou ligar para 3215-4135 para falar com o servidor Edson.

IMAGENS DE CHUVA EM CURRAIS NOVOS





Fátima participa do lançamento do Minha Casa Minha Vida 3

A senadora Fátima Bezerra participou, nesta quarta-feira (30), do lançamento da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida. A nova etapa do programa vai contratar 5,75 milhões de moradias até 2018. Atualmente, 5% da população do Brasil já moram em casas do programa. “Isso é que é Governo comprometido com a cidadania. Mais do que um endereço, uma conquista”, disse a senadora. 

Durante o lançamento, a presidenta Dilma destacou os resultados do programa. “Sabem quantos governos foram capazes de implementar um programa habitacional que garantisse a milhões de brasileiras e brasileiros a realização da casa própria? A resposta é simples: somente o governo do presidente Lula e o meu. Desde o lançamento do programa, em 2009, já entregamos 2,63 milhões de casas, beneficiando 10,5 milhões pessoas”, disse. 

Dilma também voltou a repudiar a tentativa de golpe em curso no país. “Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe. Esse é um processo golpista e ele não compadece com a trajetória democrática do nosso país”, ponderou.

CHUVA NESTA TARDE (30/03) EM CURRAIS NOVOS

Por Eugênio Augusto

JÁ CHOVEU MAIS DE 450 MILÍMETROS ESTE ANO EM JARDIM DO SERIDÓ

Segundo medições realizadas no alto do bairro Novo Horizonte em Jardim do Seridó choveu de 1º de Janeiro deste ano (2016) até a chuva de ontem (29/03) 454 milímetros.

Mais chuva é esperada pelos jardinenses ainda este ano e a esperança se renova para normalização da distribuição da água na cidade. 

Detran/RN conclui fiscalização de lojas fabricantes de placas automotivas do RN

O Detran/RN concluiu o serviço de fiscalização das lojas de fabricação de placas e tarjetas automotivas credenciadas pelo Órgão em todo o Estado. 

No total passaram pela averiguação da equipe de técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran 31 estabelecimentos comerciais, situados em 11 municípios espalhados pelas muitas regiões do Rio Grande do Norte. 

O trabalho de fiscalização chegou as cidades de Natal (8 lojas), Mossoró (6 lojas), Pau dos Ferros (3 lojas), Assu (3 lojas), Caicó (2 lojas), Currais Novos (2 lojas), São Miguel (2 lojas), Parnamirim, Apodi, Santa Cruz, Ceará-Mirim e Patu (1 loja em cada). 

O dados coletados pelos técnicos do Detran/RN são utilizados na tomada de decisão do Órgão no sentido de renovar ou não o credenciamento desses estabelecimentos, já que sem a autorização do Departamento essas lojas não podem comercializar as placas e targetas utilizadas no emplacamento dos veículos automotores cadastrados no Rio Grande do Norte. 

O trabalho do Detran consiste em analisar se os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução 231/2007 do Contran na confecção das placas estão sendo cumpridos. 

Desse mesmo modo é fiscalizada a qualidade e o padrão do material usado na produção, estrutura do local onde funciona a loja e os equipamentos utilizados na confecção de placas e tarjetas.

Campo Redondo celebra seus 53 anos de Emancipação com eventos e inaugurações

Desde a semana passada a cidade de Campo Redondo vive uma vasta programação que comemora seus 53 anos de Emancipação Política. Dezenas de atividades vem acontecendo, desde inaugurações, celebrações, encontros, palestras, shows, atividades esportivas e culturais para movimentar a comunidade. 

Na de terça-feira (29) foi a vez dos ciclistas de toda região se reunirem na cidade. O encontro denominado “Pedaladas da Emancipação” movimentou a noite camporedondense. Nesta quarta-feira (30) será inaugurado o Centro Administrativo José Alberany de Souza, espaço que passou por ampla reforma e abrigará as secretárias. A cerimônia está marcada para começar as 19 horas. 

Na quinta-feira (31) para finalizar as atividades será entregue a reforma e ampliação da Escola Municipal Angelina Aurina, a climatização das salas da Escola Aida Ramalho e José Marcílio Furtado, além de corridas de rua. 

A noite milhares de pessoas deverão comparecer na inauguração da praça da matriz onde em seguida acontece show das Bandas Brasas do Forró e Forró Pegado.

CHOVEU BEM EM JARDIM DO SERIDÓ

A chuvarada que caiu ontem(29/03) em todo seridó deixou esperança na população. 

Em Jardim do Seridó no alto do bairro Novo Horizonte choveu 91 milímetros. 

Teve comunidade rural que a chuva passou dos 200 milímetros. 

Muitos açudes "sangraram".

PP NÃO DECIDE TÃO CEDO SE ROMPE COM O GOVERNO

Documento assinado por um terço dos deputados federais do PP, como mandam seus estatutos, convoca reunião da executiva nacional do partido para discutir o rompimento com o governo Dilma. 

Mas faltou combinar com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), que é quem marca a data da reunião. E isso não acontecerá nesta quarta-feira (30), como muitos imaginam. 
DP

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por H1N1 no RN em 2016

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por H1N1 no estado em 2016. Uma adolescente de 15 anos, natural do município de Lagoa Nova, deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu em 10 de março. 

A Sesap informou que 9 casos foram notificados este ano. Até o momento, o mês de maior casos suspeitos foi março, com 4 das 9 notificações. 

Segundo a secretaria, há uma redução de 78% nas notificações durante o mesmo período em 2015. No ano passado, foram 41 notificações. 

A secretaria orienta a população a tomar as algumas medidas de prevenção. Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; cobrir a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, além de evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. 
G1-RN

Paraguai 2 x 2 Brasil: Com gol de Dani Alves nos acréscimos, Seleção evita derrota em Assunção

Na base da raça, a Seleção Brasileira conseguiu evitar uma derrota em Assunção e, depois de sair perdendo por 2 a 0 para o Paraguai, arrancou um empate no Defensores del Chaco, nesta terça-feira, em partida válida pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. 

Os gols foram marcados por Lezcano e Edgar Benítez para os donos da casa e Ricardo Oliveira e Daniel Alves. 

Apesar do gostinho de vitória, em termos de classificação o resultado não ajudou muito. O Brasil encerra a rodada na sexta posição, portanto fora da zona de classificação, com apenas nove pontos - mesma pontuação do Paraguai, que fica em sétimo. 

A situação desconfortável dura pelo menos até setembro, quando o time volta a campo pelas Eliminatórias. Antes disso, porém, a Seleção terá a Copa América e os Jogos Olímpicos pela frente.

Juiz faz ladrão pagar pena carregando placa: 'Sou um ladrão, roubei o Walmart'

O americano Greg Davenport foi pego tentando furtar de uma rede de supermercados e, por determinação de um juiz do estado de Ohio, EUA, teve de andar pelas ruas da cidade de Liberty carregando uma placa que confessava a todos o seu crime. “Eu sou um ladrão, roubei o Walmart”, dizia a mensagem carregada por Davenport. 

O homem de 44 anos de idade tentou roubar uma televisão de 52 polegadas em uma loja da cidade. Ele foi sentenciado a dez dias de pena alternativa, e terá que passear com cartaz pelas ruas, segundo informações da emissora Fox News. 

“Eu roubei e fui punido. Foi isso”, sintetizou o próprio Greg, que completou dizendo que a vergonha pela qual foi submetido foi muito melhor do que ter de ir para a cadeia. 
Yahoo

Henrique Alves prorroga prazo da obra da estrada de Pipa antes de deixar o Ministério do Turismo

Antes de deixar o cargo, o ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, assinou o aditivo de prazo para a implantação e duplicação da nova estrada de acesso à praia de Pipa, em Tibau do Sul, cuja obra está parada. 

O ofício foi encaminhado ao governo do estado pelo secretário Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima, nesta terça-feira (29). 

O convênio no valor de R$18,9 milhões foi assinado pelo Ministério do Turismo e o Governo do Estado, em 2008. A obra encontra-se paralisada, em decorrência de problemas técnicos e administrativos, em âmbito local. 

Na última semana, representantes do MTur se reuniram com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens - DER/RN, General Jorge Fraxe, para tratar do acompanhamento do convênio. Na ocasião, foram relatadas as dificuldades do governo estadual para reinício da obra. 

O então ministro Henrique Eduardo Alves pediu atenção especial dos representantes para continuidade da obra da nova estrada de Pipa e deliberou pelo aditamento do convênio. 

A prorrogação de um ano no prazo leva em consideração que parte dos recursos da União já estão disponibilizados. A retomada da obra depende, ainda, da assinatura e devolução do termo aditivo ao MTur para as demais providências.

Museu seleciona bolsistas para projeto de extensão

O Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi contemplado com três projetos de extensão e abre até o dia 1º de abril, sexta-feira, o processo seletivo para bolsistas remunerados. 

Cada bolsa oferece duas vagas para os projetos “Ludicidade Sustentável: aprender brincando a cuidar do meio ambiente”; “Mandala - Laboratório Colaborativo e Ecopedagógico de Permacultura” e o projeto “Conectando Saberes - Educação, Cultural e Ciência no Museu”. 

As inscrições devem ser realizadas nas oportunidades de bolsas do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3342-4903.

Fortaleza dos Reis Magos poderá ser reaberta

A Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade de Natal, poderá voltar a ser responsabilidade do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto, o que contribuirá para sua reabertura. 

Esse foi um dos pontos acertados nesta terça-feira, durante reunião com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a presidenta do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema de Souza Machado, o diretor-geral da Fundação, Crispiniano Neto e o poeta João Santana, representante da Rede Brasil de Cordel e Repente. 

Tanto o ministro como a presidenta do Iphan se disseram favoráveis à mudança da gestão para a Fundação José Augusto. 

Agora, só falta o acerto dos detalhes com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que tem a titularidade do imóvel. O IPHAN já dispõe de um completo projeto de restauração e reestruturação do monumento. 

Também ficaram acertadas formas de se garantir a continuidade dos Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva. 

O Rio Grande do Norte poderá ganhar ainda mais Centros Multiusos de Cultura, que contam com bibliotecas, cineteatros, laboratório multimídias, e até quadras de esportes. 

A senadora Fátima Bezerra chamou a atenção para a necessidade de o Rio Grande do Norte ser contemplado com pelo menos doze estruturas desse tipo, em cidades de diferentes regiões, carentes de equipamentos culturais.

Prefeitura de Caicó paga servidores na próxima sexta-feira(01)

Os servidores públicos da prefeitura de Caicó receberão sexta-feira (01) os vencimentos referentes ao mês de março de 2016. 

A informação foi confirmada pela secretária de tributação em finanças, Marleide Carvalho, e ratificada pelo prefeito em exercício Oriel Segundo de Oliveira. 

A folha de pagamento do funcionalismo municipal caicoense gira em torno de quase quatro milhões de reais e o município continua se esforçando para manter os pagamentos em dia.

Serra Negra do Norte recebe o projeto fotográfico Câmara Clara - Cartografia do Afeto

Entre os dias 4 e 8 de abril a cidade de Serra Negra do Norte recebe o projeto Câmara Clara - Cartografia do Afeto, que é composto por uma exposição fotográfica, oficina de fotografia e intervenção urbana.

Todas as atividades desenvolvidas são gratuitas e abertas para o público. A vernissage da exposição acontece no dia 4 de abril (segunda-feira), às 16h, na Casa de Cultura Popular Oswaldo Lamartine de Faria. A exposição Cartografia do Afeto é composta por 30 fotografias, dos fotógrafos Paulo Fuga, Pedro Medeiros e Vanessa Trigueiro. 

Eles voltaram para as cidades do interior onde passaram grande parte da infância, (Mossoró, Areia Branca e Assu), tentando resgatar afetos, memórias, pessoas e lugares que fazem parte desse momento de suas vidas. 

Em Serra Negra do Norte, a oficina de fotografia será ministrada por Vanessa Trigueiro, no período matutino. Para participar, os interessados devem se inscrever pessoalmente na Casa de Cultura Popular, ter 16 anos ou mais e possuir algum aparelho eletrônico com câmera. A oficina está ofertando 15 vagas e busca, através da realização de vivências, trazer os alunos para perto do universo vivido pelos facilitadores. 

 Ao final de cada oficina será realizada uma intervenção urbana com o material produzido pelos alunos. Em cada cidade, o facilitador escolhe três fotografias, depois, em uma votação que acontece na Fan Page do Facebook do projeto, a imagem com mais curtidas entra para a exposição final, que acontecerá no mês de outubro deste ano em Natal, e no catálogo do projeto. 

O projeto Câmara Clara - Cartografia do Afeto recebe o patrocínio da Cosern – Grupo Neonergia, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado. No interior as atividades acontecem nas Casas de Cultura de cada cidade. Em Serra Negra do Norte, conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Para maiores informações, acesse www.projetocamaraclara.com.br.

Sesc está com inscrições abertas para a 7ª edição da Corrida do Comerciário

Começaram nesta terça-feira (29/03) as inscrições para a 7ª edição da Corrida do Comerciário, promovida anualmente pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. Até o dia 07/04 são exclusivas para os comerciários, e de 08 a 22/04 estão abertas para comerciários e comunidade em geral. 

São 1.600 vagas disponíveis, com percursos de 4km e 8km, nas categorias adulto (portadores de necessidades especiais, comerciário e comunidade feminino e masculino), e crianças (7 a 13 anos). Os kits dos atletas (camisa, chip descartável e número de peito) serão entregues no Sesc Cidade Alta, nos dias 29/04 (8h às 20h) e 30 de abril (8h às 16h). 

A Corrida do Comerciário acontece no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, com largada do Sesc Zona Norte (Rua: Paranduva, s/n), às 16h para crianças, e às 16h30 para os adultos (masculino e feminino). Antes da largada haverá um aquecimento aeróbico e no pós- chegada dos atletas inscritos contarão com reposição hídrica e calórica, massagem, mural para fotos e banheiros químicos. Uma novidade para os pequenos será o espaço kids, com uma mini Vila Olímpica, com jogos, recreação dirigida e oficina de pintura temática com espaço para exposição. 

A estrutura de apoio da prova contará com duas ambulâncias, sendo uma UTI (posicionada próxima ao local da largada e a outra no final da Rua: Maranguape), além de dois postos de hidratação, sinalização da quilometragem, batedores acompanhando o primeiro lugar, além de estafes para segurança e orientação dos participantes e público em geral.

Ezequiel Ferreira faz pleitos para saúde, recursos hídricos e recuperação de estradas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), solicitou a recuperação do trecho rodoviário da RN-087 que liga os municípios de Florânia e Tenente Laurentino Cruz e a perfuração de poços tubulares para 11 comunidades, além de uma unidade móvel de atendimento em saúde também para Florânia, região Seridó. 

“Com o melhoramento da rodovia, a população terá mais segurança no tráfego por esta importante rodovia. O Governo do Estado tem se esforçado na ampliação de perfuração e instalação de poços no interior, mas é necessário atender municípios que estão em situação de colapso e para aqueles em que os poços terão atendimento comunitário. No tocante a ambulância, os munícipes de Florânia necessitam de um veículo apropriado para transportar os enfermos ou acidentados para um hospital ou outro centro com melhores condições hospitalares”, justificou Ezequiel Ferreira. 

O pleito da RN-087 foi encaminhado ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN) e visa a recuperação asfáltica deste importante trecho por onde se escoa a produção de Tenente Laurentino Cruz, município situado próximo a Serra de Santana. 

A instalação de poços tubulares foi solicitada em regime de urgência à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) para beneficiar as comunidades de Puraque, Patacoro, Macacos, Lagoinha, Canassu, Buenos Aires, Pedra Lisa, Cachoeira, Fazenda Pe. João Maria, Divisão, Serra do Meio, Urbaranos e São Bento. 

A aquisição da ambulância busca atender os mais de 9 mil habitantes de Florânia e foi encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

DILMA ESFREGA CARGOS E PMDB REAFIRMA RUPTURA

Sempre inábil nas relações políticas, a presidente Dilma mandou listar os cargos ocupados pelo PMDB em seu governo, e tentou esfregá-los no rosto de ministros indicados pelo partido. 

Mas coube ao ministro Eduardo Braga (Minas e Energia), que tentava fazer a ponte com o vice Michel Temer, informar a ela que, além de perder o apoio do PMDB, os cargos do partido na Esplanada estarão vagos em duas semanas. 
DP

Empate entre Brasil e Uruguai rende recorde de audiência

A partida entre Brasil x Uruguai na última sexta-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, rendeu à Globo 30 pontos de audiência em São Paulo. 

Foi o recorde entre todos os jogos de futebol exibidos pela emissora neste ano. 
ROL

Comperve publica locais de provas de concurso para técnicos

Acontece no próximo domingo, 03, as provas objetivas do concurso público para provimento de cargo técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Os candidatos que estão inscritos no concurso devem acessar o site do Núcleo Permanente de Concursos para conferir o local de realização da prova. 

Para conferir o local de realização de prova, basta o número de CPF e a data de nascimento do candidato. Além das informações sobre o local de prova, também está disponível no site a relação com os candidatos que pediram condições especiais para a realização do exame. 

Os exames contam com uma prova discursiva (redação) e questões objetivas de Língua Portuguesa (10), Legislação (10) e Conhecimentos Específicos (30). 

Os resultados das provas serão divulgados no dia 05 de maio e o resultado final, no dia 20 do mesmo mês.

Capacitação sobre despesa pública e controle interno inicia amanhã (29)

De amanhã (29) até a próxima quinta-feira (31), O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), por meio da sua Escola de Contas, promoverá a primeira Capacitação sobre execução de despesas públicas e controle interno para os funcionários públicos das prefeituras e câmaras do Rio Grande do Norte. 

O evento conta com a parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), e acontecerá na Estação das Artes, em Mossoró, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos três dias de curso. 

Na primeira edição de 2016, o evento contará com a presença dos instrutores do TCE/RN, Ricardo Barbosa Villaça, que abordará o tema “Controle Interno”, e Francisco Nascimento de Sousa, que ministrará sobre “Execução da Despesa Pública”. 

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail da escola de contas do TCE/RN. Cada Prefeitura e Câmara Municipal deverá indicar um participante. 

A capacitação também acontecerá nas cidades de Currais Novos, entre os dias 12 e 14 de abril; em Portalegre, de 26 a 28 de abril; e em Natal – em dois momentos – de 10 a 12 de maio; e de 17 a 19 de maio. Mais informações: Escola de Contas do TCE/RN: (84) 3642-7331

MINISTRO DO TURISMO PEDE EXONERAÇÃO

O ministro Henrique Eduardo Alves, entregou nesta segunda-feira (28) o cargo de ministro do Turismo, que ocupava desde 16 de abril de 2015. 

Em anexo, a íntegra da carta enviada para a presidente da República, Dilma Rousseff.

Artesãos expõem trabalhos inovadores em feirinha na Assembleia

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abre as portas mais uma vez para o artesanato potiguar. 

A partir desta segunda-feira (28) até a próxima sexta-feira (1), vinte artesãos terão a oportunidade de expor seus trabalhos na feirinha aberta ao público das 8h às 15h. Ione Alencar participa da feirinha na Assembleia pela segunda vez e comemora o resultado. 

Na primeira mostra, ela conseguiu comercializar 400 santas customizadas, um trabalho inusitado que tem atraído os visitantes. “Comecei a fazer customização de santos com pedrarias, tecido de guipir e cristais em novembro do ano passado e foi ótimo poder participar da feira para divulgar meu trabalho”, conta Ione. 

A variedade das peças e a criatividade dos artesãos chama a atenção de quem passa. A professora Tereza Oliveira, que visita à Assembleia, comprou um chaveiro com uma coruja em feltro. “Eu faço coleção de corujas e não resisti ao ver esse chaveirinho. Gostei de saber que aqui sempre tem feiras como essa”, disse ela. 

Além de feltro, é possível encontrar artesanato em madeira, tecido, crochê, ponto cruz e biscuit. Os bordados são sempre uma marca da exposição, que também traz a venda de bolos de pote e acessórios para o cabelo e bijuterias.

“O candidato que o povo quer para Caicó é Bibi”, Vivaldo Costa

O deputado Vivaldo Costa (PROS) voltou a reafirmar hoje em seu programa de rádio que Bibi Costa é o seu candidato a prefeito, em Caicó. 

O parlamentar disse que durante este final de semana visitou vários bairros, na capital do Seridó, e que por onde passou ouviu as pessoas falarem que desejam Bibi na prefeitura. “O candidato que o povo quer para Caicó é Bibi. Ele é o candidato natural, ouvi isso em todos os recantos. Se não aceitar vai deixar uma grande decepção nos caicoenses. O homem público não se pertence, tem que fazer o desejo do povo”. 

Vivaldo disse ainda que seu grupo tem todas as condições de eleger o próximo prefeito de Caicó. “Bibi é a bola da vez. Se Bibi não quiser ser candidato tem que explicar ao povo porque não quer. Não podemos ficar de braços atados. O povo vai ajudar”, concluiu.

CADÊ AÉCIO?

O sumiço de Aécio Neves (PSDB-MG), após ser citado na delação de Delcídio, motivou o deputado Silvio Costa (PTdoB-PE): “tenho certeza que este silêncio não é dos inocentes”, diz o vice-líder do governo. 
DP

Motos podem ser ótimas aliadas no combate ao Aedes Aegypti

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue e o zika, ganhou uma aliada inusitada: motocicletas. Isso mesmo, motos. 

A fundação Duang Prateep, na Tailândia, utiliza oa veículos para pulverizar o repelente do mosquito. O aparelho, conectado ao cano de escape da motocicleta aquece, por meio do calor, um azeite especial que, ao ser ativado, mata os mosquitos em um raio de até três metros de distância. 

Assim, quando as motos circulam pela cidade, elas ajudam a eliminam aos poucos a propagação das doenças que transmitem as doenças. 

Os mosquitos são os maiores responsáveis pela causa das mortes em seres humanos por ano. Em 2015, o contágio da dengue cresceu em 207% na Tailândia. 

No continente americano, os índices de propagação do vírus são alarmantes, por isso inovações como essa poderão melhorar significativamente a vida dos setores mais vulneráveis da sociedade. 

A América Latina também sofre com números alarmantes de doenças transmitidas pelo mosquito, o Brasil já decretou estado de emergência. 
Yahoo

Casa de Muricy ameaça cair no Flamengo

Muricy Ramalho continua mesmo testando a torcida do Flamengo. No lugar dele, não faria isso. A derrota para o Volta Redonda, para sorte do técnico, ainda não foi a gota d'água.

O treinador, inexplicavelmente, continua sendo poupado pelo torcedor. Mas a paciência anda no limite. 

O currículo e o passado de Muricy são levados em consideração, mas ninguém sabe até quando. O certo é que um novo resultado negativo na próxima partida poderá deixar Muricy numa situação ainda mais delicada especialmente por se tratar do Vasco. 

Muricy não tem mais desculpas. Já falou em desgaste por causa das viagens, desfalques, juventude e ansiedade. 

Os recentes discursos têm sido pouco convincentes tanto que Rodrigo Caetano, executivo do clube, deixou claro que o Flamengo cansou das justificativas.

O técnico é raposa velha e sabe que nenhum time, ainda mais o Flamengo, pode ficar 4 jogos sem vencer. 

Isso sem contar com a seca de gols. Muricy deve abrir os olhos, colocar as barbas de molho e encontrar o quanto antes uma maneira de fazer o Flamengo vencer novamente. Antes que seja tarde demais. 
Yahoo

Mexicanos queimam boneco de Donald Trump no Sábado de Aleluia

Mexicanos queimaram bonecos de Donald Trump, pré-candidato à presidência dos EUA, como parte das comemorações do Sábado de Aleluia. 

A queima dos bonecos é uma tradição mexicana e de outros países latinos e faz referência à perseguição de Judas, traidor de Jesus, segundo a Bíblia. 

A revolta mexicana contra o político é uma reação a sua polêmica posição contra imigrantes latinos no país. 

Segundo a Folha de S.Paulo, centenas de mexicanos gritaram insultos enquanto assistiam à explosão do boneco de Trump. 

A imprensa local informou que outros bonecos de Trump foram levados a várias cidades do país. 
MSN

ODEBRECHT PODE TER SUBORNADO 80% DOS PARTIDOS

Os 24 partidos listados nos documentos da 23ª fase da operação Lava Jato comprovam a influência da Odebrecht em mais de 80% dos partidos brasileiros. 

Com exceção de Solidariedade, PMB, Pros, Rede e Novo, que ainda não existiam, a Polícia Federal passou a investigar se as doações eram apenas doações ou se tratavam de pagamento de propina em troca de contratos milionários com governos e a União. 
DP

Ninguém acerta a Mega-Sena, e prêmio vai a R$ 13 milhões

A Caixa Econômica Federal informou neste sábado (26) o resultado do concurso 1803 da Mega-Sena. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do prêmio. 

Vamos aos números: 04 - 08 - 29 - 38 - 49 - 50. 

A Quina teve 35 apostas ganhadoras, com prêmio individual de R$ 46.830,05. Já a Quadra registrou 2.641 apostas ganhadoras, com prêmio de R$ 886,59 para cada vencedor. 

O próximo sorteio será no dia 30 de março, na próxima quarta-feira. E deve pagar um prêmio de R$ 13 milhões, segundo estimativa da CEF.

Em São José do Rio Preto (SP), garota morre após inalar gás de buzina

Uma jovem de 18 anos morreu na madrugada de sábado (26) durante uma festa em um condomínio de alto padrão localizado na cidade de São José do Rio Preto (SP). 

Ela teria inalado gás de buzina, aquelas usadas tradicionalmente no Carnaval, mais de uma vez.Maria Luiza Perez Perassolo e seus amigos estavam na área de lazer do prédio, de acordo com o delegado Eder Galavoti. 

“As testemunhas contam que saíram de lá e foram ao posto de gasolina, onde ela comprou a buzina. Ela teria inalado o gás por conta própria; ela mesma comprou e cheirou. Os amigos viram-na inalando várias vezes. Além disso, eles também teriam bebido durante a festa”, explicou ele em entrevista ao R7. 

No boletim de ocorrência consta que a vítima chegou a ser atendida por equipes de resgate, mas não resistiu antes mesmo que pudesse ser levada a uma unidade de saúde. 
Yahoo

Planilhas com apelidos na Odebrecht são só o começo

As planilhas com os apelidos dos políticos apreendidas na Odebrecht são só o começo. 

Há muitas outras indicando mais pagamentos a todo o espectro partidário nacional. 
ROL

PARTIDOS FATURAM R$ 123 MILHÕES EM DOIS MESES

Enquanto o Brasil está mergulhado em crises política e econômica, os partidos faturaram em janeiro e fevereiro R$ 123 milhões, sacando a dinheirama do Fundo Partidário. 

No decorrer deste ano, a previsão é que os partidos abocanhem quase R$ 900 milhões do Fundo. Os dados estão disponibilizados no portal eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados referentes a março não foram lançados pelo TSE. 
DP

Brasil 2 x 2 Uruguai: Erros individuais atrapalham e Seleção cede empate no Recife

Não foi desta vez que o Brasil chegou à vice-liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Com o empate por 2 a 2 diante do Uruguai, nesta sexta-feira (25), na Arena Pernambuco, a Seleção fica apenas na terceira colocação, atrás da própria Celeste e do Equador, líder da competição.  

O início da partida deu indícios de que seria uma verdadeira festa no Recife. Não precisou nem de um minuto completo (42 segundos para ser mais exato) para o Brasil abrir o placar. Douglas Costa apareceu na área como um centroavante para concluir cruzamento de Willian. 

Se tudo se caminhava para vitória, o público presente no estádio ficou ainda mais esperançoso com o gol de Renato Augusto. O meio-campista aproveitou passe de Neymar – e erro de Álvaro Pereira – para aumentar a vantagem.

O panorama começou a ser alterado ainda no primeiro tempo. Carlos Sánchez passou nas costas de Filipe Luís e ajeitou, de cabeça, para Edinson Cavani, que deveria ser marcado por David Luiz, balançar a rede. 

O duelo passou a ter domínio do visitante somente no segundo tempo. No intervalo, Oscar Tabárez colocou Álvaro González na vaga de Cristian Rodríguez e o Uruguai se tornou dono do jogo. Liderada por Luis Suárez, a Celeste criou as melhores oportunidades. 

O camisa 9, inclusive, foi o responsável por balançar a rede. Ele chegou antes de David Luiz na bola e finalizou cruzado. E o resultado poderia ser até melhor se o goleiro Alisson não estivesse em campo. O camisa 1 fez defesas impressionantes e evitou que o mandante deixasse o campo com uma derrota. 
Goal

Filha e mulher de Cunha tentam evitar prisão preventiva

A decisão de entregar os passaportes de Claudia Cruz e Danielle Cunha, mulher e filha do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), à Justiça Federal em Curitiba foi um gesto para tentar evitar que Sergio Moro decrete a prisão preventiva de ambas, algo que os advogados ainda temem. 
ROL

CARTÕES: GOVERNO JÁ TORROU R$ 5,8 MILHÕES ESTE ANO

Os gastos do governo Dilma com cartões corporativos em 2016, o ano da gravíssima crise econômica do Brasil, superaram os R$ 5,8 milhões em menos de dois meses. 

Mais da metade dos gastos, entretanto, não serão conhecidos pelo contribuinte, pois são mantidos no mais absoluto sigilo, sob desculpa de que a transparência das informações sobre as compras pode “comprometer a segurança da sociedade e do Estado”. 
DP

Operação Lei Seca prende 3 por embriaguez e retém 45 CNHs em Natal

Cinco pessoas foram presas entre a noite de quinta (24) e a madrugada desta sexta-feira (25) durante uma Operação Lei Seca realizada em Natal. Destas, uma mulher foi presa suspeita de assalto e um homem foi detido por ter um mandado de prisão em aberto. 

Os outros três motoristas foram presos por embriaguez ao volante. Além disso, 45 carteiras de habilitação foram recolhidas.Foram montados duas barreiras de fiscalização em horários diferentes. A primeira foi montada de 22h à 1h na Av. Xavier da Silveira, em Nova Descoberta. Já a segunda, de 2h às 6h, na Av. Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. Capitão da PM e subcoordenador da Operação Lei Seca no estado, Isaac Paiva contou que uma mulher foi até o local da blitz montada na Roberto Freire e informou que havia acabado de ser assaltada. 

"Após a denúncia, nós procuramos a suspeita e realizamos a prisão. A mulher estava com uma faca e o objeto roubado. A vítima também a reconheceu", disse o oficial. A suspeita foi levada para a Delegacia de Plantão da Zona Sul. 

O capitão também falou sobre a prisão de um foragido da Justiça do Rio de Janeiro. "Ele foi abordado na blitz e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Nós puxamos a ficha dele e descobrimos que ele tem um mandado de prisão em aberto pelo crime de porte ilegal de arma de fogo", informou Isaac. O homem também foi levado para a delegacia. 
G1-RN

"Só recebo doação de caixa 1", declara Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados e primeiro político réu na Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou nesta quarta-feira, 23, que pediu doações da empreiteira Odebrecht para seu partido, mas negou que tenha recebido recursos em sua própria campanha. "Só recebo doação de caixa 1", afirmou. 

Em entrevista ao final de sessão na Câmara, Cunha disse que não viu a divulgação da planilha da empresa. "Não vi que planilha é, mas várias empresas fizeram doações que foram pedidas, certamente para a minha campanha não foi. Se eu pedi foi para o PMDB e alocada em outras campanhas, como já falei outras vezes. Então eu não sei o que é, mas é normal", disse."A Odebrecht doou para o PMDB em alguns momentos a meu pedido, para a campanha do Henrique (Eduardo Alves), enfim, para o PMDB e o partido distribuiu, não diretamente para a minha campanha, se eu bem recordo", completou. 

O peemedebista revelou que foram realizadas várias doações ao partido e negou que tenha ocorrido recurso de caixa 2. "Não temo absolutamente nada de ninguém", enfatizou. Cunha riu quando foi questionado sobre seu apelido e disse não saber o significado de ser chamado de "Caranguejo" e disse que "quem apelidou é que tem que dizer". 

Segundo o presidente da Câmara, várias pessoas do PMDB se reuniram com representantes da empreiteira para discutir doações, mas ele não se lembra com quem. 
IG

Como Ronaldo ajudou Neymar na cerimônia da Bola de Ouro da FIFA

A tensão entre jogadores de Real Madrid e Barcelona, muitas vezes vai além das quatro linhas. Mas Cristiano Ronaldo já mostrou que pode dar uma mão amiga a um Culé. 

O português, que perdeu a Bola de Ouro para Lionel Messi em cerimônia realizada pela FIFA em janeiro, ajudou outro rival na disputa a enfrentar uma barreira linguística. 

"Na Bola de Ouro que eu participei em janeiro, ensaiamos um pouco com os jogadores antes de eles entrarem no palco de verdade", revelou a apresentadora da cerimônia, Kate Abdo, em entrevista ao Football Beyond Borders. 

"Ele [Ronaldo] saiu com Neymar, que é brasileiro, e Ronaldo é português, então ambos falam português. E apesar de Messi e Neymar serem companheiros, foi Ronaldo que o acompanhou, mostrou aonde ele devia ir, fez questão de traduzir tudo para ele. Ele foi muito gentil e atencioso com Neymar. Esse é um lado dele que você não espera", concluiu.

A Football Beyond Borders é uma instituição de caridade do Reino Unido que insere a paixão pelo futebol na educação dos jovens. Seus programas educacionais enfrentam a desigualdade e oferecem oportunidades para que os jovens alcancem seus objetivos e façam com que suas vozes sejam ouvidas. Yahoo

ITAMARATY TEME PUNIR MILITANTE QUE O ‘APARELHOU’

Oficialmente, a cúpula do Ministério das Relações Exteriores reprovou a atitude do diplomata Milton Rondó Filho, que aparelhou o setor onde trabalha para fazer militância partidária, transmitindo mensagens que insulta críticos do PT. 

Mas ninguém no Itamaraty ousa punir Rondó, supostamente ligado a figurões como o ministro Miguel Rossetto (Trabalho), integrante de uma das facções mais radicais do PT. 
DP

Evento de Física reúne pesquisadores internacionais no mês de abril

O Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, entre os dias 4 e 15 de abril, o Workshop "Física e Matemática de Sistemas Complexos: Interfaces de Crescimento, Dinâmica Não-Linear, Integrabilidade", evento que reunirá líderes de pesquisa de todo o mundo e jovens pesquisadores de diferentes campos da Física de não-equilíbrio e Matemática. 

O principal objetivo do workshop é promover trabalhos conjuntos entre especialistas da Física e da Matemática aplicada e pura, a fim de abordar os desafios teóricos mais importantes nas duas áreas. 

Entre os temas a serem abordados no programa estão: dinâmica de fluidos de interface, dinâmica de fraturas, sistemas de crescimento biológico, dinâmicas de sólidos amorfos, análise complexa aplicada, e sistemas integráveis. 

Este será o primeiro evento a ser realizado na sede permanente do IIF dentro do campus da UFRN, projetada especialmente para receber conferências científicas de grande porte e que ampliará a capacidade do Instituto de receber visitantes durante sua programação anual. Informações por meio do e-mail: events@iip.ufrn.br, ou pelo telefone 3215-9220/R-24.

Prefeito de Caicó decreta ponto facultativo nesta quinta-feira santa

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, decretou (Nº. 477 DE 21 DE MARÇO DE 2016) ponto facultativo nos órgãos da Prefeitura neste dia 24/03 (quinta-feira Santa). 

Em virtude do período de comemoração da Semana Santa o expediente normal nas repartições públicas municipais será retomado na segunda-feira (28).

CHOVEU EM JARDIM DO SERIDÓ

Jardim do Seridó choveu 5 milímetros ontem (22/03) segundo pluviômetro no alto do bairro Novo Horizonte.

Fátima alerta a sociedade contra a onda golpista antipopular

A senadora Fátima Bezerra alertou, nesta quarta-feira (23), para o que chamou de “uma imensa conspiração golpista”, que mais do que retirar a presidenta Dilma da Presidência da República, visa golpear a democracia e reverter as políticas sociais que deram dignidade ao povo brasileiro e elevaram o conceito do país na comunidade internacional. 

A senadora destacou que o país vive a sua maior crise política desde a promulgação Constituição cidadã. “E essa crise acontece principalmente porque o partido derrotado nas eleições de 2014 não reconheceu sua derrota, e tenta reverter o resultado das urnas por meio de manobras e incitação ao conflito, com apoio da mídia conservadora e de setores do Ministério Público, do Judiciário e da Polícia Federal. 

Para a senadora, essa onda reacionária, conservadora e golpista está instituindo no País um estado de exceção midiático-judicial muito perigoso, que afronta direitos e garantias individuais, ao promover vazamentos criminosos de informações para acusar só um lado. 

“Mas o povo não engole essa balela de que o PT inventou a corrupção em nosso país. Mesmo que a mídia esconda as falcatruas do governos tucanos, como a merenda escolar e o trensalão, e as denúncias de corrupção contra, por exemplo, o senador Aécio Neves, o povo aos poucos vai percebendo a verdade”, destacou.

Agreste, Mato Grande e Seridó entram nos pleitos de Ezequiel ao Governo do RN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), solicitou ao Governo do Estado que promova benfeitorias nos municípios de Santo Antônio, na Região Agreste, de Taipu, no Mato Grande, de Florânia e de São Vicente, no Seridó. 

“São ações de extrema importância pois tratam de fornecimento d´água, demandas para a prática esportiva que já estão demonstradas por educadores e profissionais da saúde como medida auxiliar na prevenção das drogas entre jovens e vital para a qualidade de vida das pessoas. E, em especial, a recuperação de estradas porque sem reparos as estradas passam a dificultar o escoamento da produção e a locomoção dos munícipes”, justificou Ezequiel Ferreira. 

A perfuração e instalação de poços tubulares no município de Santo Antônio, nas comunidades de Camaleão e Mumbuca, a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade Sítio Laje, também em Santo Antônio, a construção, também de um ginásio poliesportivo na comunidade de Cachoeira, distrito de Taipu, e a recuperação do trecho da BR-226, entre os municípios de Florânia e São Vicente, na região Seridó, são os pleitos requeridos ao governo do Estado por meio de requerimentos.

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte lança o Projeto Peso Saudável

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o Projeto Peso Saudável, com o objetivo de combater os crescentes índices de sobrepeso e de obesidade na população. 

Será formado um grupo que receberá acompanhamento de uma equipe multiprofissional, formada especialmente por endocrinologista, nutricionista, psicólogo e educador físico. 

O grupo será monitorado pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Os encontros serão quinzenais, nas terças-feiras à tarde, com início em 19 de abril e término previsto para o mês de dezembro deste ano. 

As pessoas obesas (IMC≥30) ou com sobrepeso (25≥IMC≤29,9) e com residência fixa no município podem fazer sua inscrição, no período de 30 de março a 12 de abril, com o seu agente comunitário de saúde ou na unidade de saúde de referência. 

A relação das pessoas selecionadas será divulgada no dia 14 de abril.

Vivaldo solicita do governo convênio para compra de ambulância destinada a Carnaúba dos Dantas

O deputado Vivaldo Costa (PROS) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, requerimento solicitando a formalização de convênio destinado a cidade de Carnaúba dos Dantas. 

O pedido de Vivaldo é que seja adquirido e encaminhado ao município um veículo, tipo ambulância, para atender as demandas da população. 

A indicação foi encaminhada para o governador Robinson Faria e o secretário de saúde Ricardo Lagreca. Esta ação, se atendida, contribuirá para o atendimento e remoção de pacientes na urgência e emergência do serviço de saúde pública.

Anvisa libera medicamentos com canabidiol no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (21) a prescrição médica e a importação, por pessoa física, de medicamentos e produtos com canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC) em sua formulação, desde que exclusivamente para uso próprio e para tratamento de saúde. 

O THC é o principal princípio ativo da planta da maconha.Por meio de nota, a Anvisa destacou que os produtos não foram registrados no país e, portanto, não têm sua segurança e eficácia avaliadas e comprovadas pela vigilância sanitária brasileira. 

A agência alertou que, por essa razão, os produtos à base de canabidiol e THC podem causar reações adversas inesperadas. “Muitos desses produtos não são registrados como medicamentos em seus países de origem, não tendo sido, portanto, avaliados por qualquer autoridade sanitária competente. Assim sendo, não é possível garantir a dosagem adequada e a ausência de contaminantes e tampouco prever os possíveis efeitos adversos, o que implica riscos imprevisíveis para a saúde dos pacientes que os utilizarão.”, informou. 

Extraído da Cannabis sativa, o canabidiol, conhecido como CBD, é utilizado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas a epilepsia. 

Em janeiro de 2015, a Anvisa retirou o canabidiol da lista de substâncias proibidas e o classificou como medicamento de uso controlado. 
Yahoo

Policiais dizem que delegados da PF querem supersalários

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, diz que o pedido de autonomia para a PF – bandeira dos delegados da corporação – não passa de um biombo para esconder interesses. 

Segundo ele, os delegados já gozam de autonomia e buscam, na verdade, supersalários, numa tentativa de equiparar seus vencimentos aos de membros do Ministério Público e da Justiça. 
ROL