quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Currais Novos já realizou 40 cortes de terra em comunidades rurais

Oferecer melhores condições para que os produtores rurais tenham chance de uma boa colheita no inverno que se aproxima fez com que a Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAAB), iniciasse na última semana de janeiro o programa de corte de terra nas comunidades rurais do município, onde 40 produtores já foram beneficiados. 

A secretária Fátima Barros, o coordenador da SEMAAB, Nilton Santos, e a coordenadora de recursos hídricos, Diana Moreira, estiveram em algumas destas comunidades para debaterem com os produtores as ações prioritárias a serem pactuadas para benefício das famílias que vivem na zona rural. 

O Programa de Corte de Terra que está sendo realizado teve uma inovação. Os produtores estão recebendo o “corte seco”, ou seja, que oferece melhores condições de atendimento aos produtores pois o solo fica pronto e adequado para receber as sementes logo nas primeiras chuvas, alimentando as chances de uma boa colheita em invernos com baixa precipitação volumétrica. 

Na comunidade de Serrinha, que fica situada na Serra de Sant’Ana e distante 38KM da sede de Currais Novos, a equipe da Secretaria de Agricultura já realizou 8 cortes de terra, atendendo um pedido antigo dos agricultores. 

As outras comunidades beneficiadas foram: Alagoinha (12), Trangola (15), e Assentamento Trangola (5), e outras deverão ser contempladas com esta ação. Outra ação importante realizada pela Prefeitura através da SEMAAB é a abertura de cacimbas em pontos estratégicos para amenizar a grave situação hídrica que afeta os criadores e os animais. 

Em pouco mais de 30 dias já foram abertas 15 cacimbas para o abastecimento animal em algumas comunidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário