terça-feira, 21 de março de 2017

Brasileiro é o banqueiro mais rico do mundo, aponta revista Forbes

Joseph Safra, cujo Banco Safra administra a fortuna de clientes de alto patrimônio líquido no país, figura como o banqueiro mais rico mundo na lista de bilionários da Forbes de 2017, divulgada hoje. 

Aos 78 anos, ele é dono de um vultuoso patrimônio de 20,5 bilhões de dólares, volume que o classifica como o mais rico entre os donos de banco e o terceiro da categoria do ranking de finanças e investimentos, atrás apenas dos investidores Warren Buffet e George Soros. Buffett ocupa o segundo lugar na lista geral da Forbes, com uma fortuna de 75,6 bilhões de dólares – ele só perde para o mais rico do mundo, Bill Gates, da Microsoft. Soros possui um patrimônio de 25,2 bilhões de dólares. 

Como ele, há outros 45 nomes na lista dos mais ricos que trabalham com a administração de fundos de hedges. Entre os bilionários brasileiros, Safra ocupa o segundo lugar, depois do empresário Jorge Paulo Lemann, da 3G Capital. 

Além dos negócios no Brasil, Safra também é dono do J. Safra Sarasin, na Suíça, formado em 2013 com a fusão com o banco suíço Sarasin. 

O banqueiro também possui operações em outros lugares do mundo, que incluem o Safra National Bank, em Nova York, e propriedades imobiliárias nos Estados Unidos. Também possui propriedades imobiliárias nos Estados Unidos e metade da “gigante de bananas” Chiquita Brands International, comprada por Safra e Cutrale, em outubro de 2014. 

Filho de uma família judia com origem na Síria, José (como gosta de ser chamado) nasceu no Líbano em 1938 e só chegou ao Brasil em 1962 – apenas anos depois se tornou brasileiro naturalizado, motivo pelo qual ele aparece no ranking da Forbes entre os brasileiros. Herdou da família, além do apreço pelo conservadorismo, a habilidade de multiplicar dinheiro.
Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário