quinta-feira, 16 de março de 2017

Conferência Regional sobre Planos Municipais de Saneamento aconteceu nesta quinta, 16, na UFRN Currais Novos

A Superintendência Estadual da FUNASA (Fundo Nacional de Saúde) no Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Ministério Público do RN, realizaram na manhã desta quinta-feira (16) no auditório do Ceres/UFRN Currais Novos, a Conferência Regional sobre os “Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB”, encontro que contou com a presença do Prefeito Odon Jr, da promotora do CAOP (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente), Dra Fernanda Bezerra, de Jairo Santero (Superintendente Estadual da FUNASA no RN), e do Professor da UFRN, Aldo Dantas, coordenador das conferências regionais. 

O evento tem como objetivo reunir os prefeitos e repassar as informações e esclarecimentos quanto ao compromisso firmado entre os municípios, a FUNASA e UFRN, em prol da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. 

De acordo com a FUNASA, os municípios tem até dezembro deste ano para elaborarem e aprovarem seus planos e, assim, terem acesso a recursos para obras de saneamento. 

Para o Prefeito Odon Jr é muito importante a realização da conferência para os novos gestores e destacou o apoio das instituições na elaboração dos planos. “A UFRN e FUNASA tem uma grande contribuição aos municípios na elaboração desses planos que é de extrema importância para o desenvolvimento das cidades”, disse Odon, lembrando que os municípios enfrentam grandes problemas em áreas como resíduos sólidos, drenagem, abastecimento e saneamento básico. 

O Vice-Prefeito Anderson Alves e a secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Fátima Barros, também participaram do encontro. A FUNASA está realizando conferências regionais que deverão contar com a presença de 86 gestores que serão divididos em grupos nestas reuniões. 

O primeiro encontro aconteceu em Natal na última segunda-feira (13), e nesta quinta (16) aconteceu a conferência regional em Currais Novos com a participação de alguns gestores e coordenadores dos comitês municipais dos planos das cidades de Florânia, Itajá, Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São Rafael, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Bodó, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Jaçanã, Lagoa Nova e São Bento do Trairí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário