quinta-feira, 27 de abril de 2017

Prefeitura de Caicó renova convênio com Associação de Catadores

Através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), a Prefeitura Municipal de Caicó renovou o convênio com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó (ASCAMARCA). 

Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com destaque para a gestão integrada dos resíduos sólidos. 

De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem. “O convênio anterior sempre teve como base o valor de 24 mil reais, porém devido à importância reconhecida pela gestão do Prefeito Robson de Araújo (Batata) ao trabalho desenvolvido pela ASCAMARCA, foi permitido o aumento para 54 mil reais”, disse o titular da SEMTHAS, David Evandre. 

A atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, cuja atividade profissional é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde 2002, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário