Tomar água com limão pela manhã limpa realmente o organismo?

O médico nutrólogo Celso Cukier, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e membro da Câmara Técnica de Nutrologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, responde: 

“A modelo brasileira Gisele Bündchen costuma afirmare que toma uma xícara de água morna com limão todas as manhãs para limpar o organismo logo cedo. Apesar do hábito ser saudável, a afirmação não é correta. 

Não existe a chamada limpeza orgânica ou a difundida prática detox. Ingerir a bebida com limão ajuda a modelo a se hidratar, uma vez que é normal acordarmos levemente desidratados. Isso acontece porque passamos horas sem ingerir água durante a noite. 

O limão, por sua vez, é rico em vitamina C e em antioxidantes – apenas uma fruta já pode ser o necessário para suprir a necessidade diária desses nutrientes. 

Associar esse hábito a um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e exercícios físicos, pode trazer benefícios à saúde. Mas é importante frisar que o consumo isolado da bebida todas as manhãs não vai promover uma limpeza extra e eliminar toxinas do organismo.” 
Veja