Saúde de São Gonçalo oferece aos usuários 262 itens de medicamentos

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante iniciou novo trabalho de reabastecimento nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde. 

O órgão atualizou a lista de medicamentos disponíveis à população, que atualmente conta com 262 itens diferentes. A atualização da lista é feita pela equipe técnica, a farmacêutica responsável e os médicos que compõem o quadro da rede municipal. 

Deste leque de 262 medicamentos oferecidos pela Prefeitura Municipal, 204 são de uso essencial (antibióticos, analgésicos, antialérgicos, xaropes, frutificantes e outros) e estão ao alcance dos pacientes moradores de São Gonçalo, desde que seja apresentada a receita médica. 

Os demais 58 itens, integram a lista de medicamentos do componente estratégico, ou seja, precisam de restrição no uso por se tratar de tratamentos específicos como tuberculose, tabagismo, esquistossomose, hanseníase e outros. 

“Aqui em São Gonçalo nós descentralizamos a entrega de medicamentos básicos, realizada nas próprias unidades de saúde, mas com relação aos medicamentos psicotrópicos são distribuídos aos usuários em duas unidades de saúde (são Gonçalo e jardim Lola), pois requerem a presença do profissional farmacêutico, também são disponibilizados aos pacientes em tratamento no CAPs (Centro de Atenção Psicosocial). Quanto aos medicamentos estratégicos são solicitados a UNICAT de acordo com os protocolos existentes.”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões.