terça-feira, 19 de setembro de 2017

Fundação Cultural expõe retratos populares de famílias seridoenses durante “11ª Primavera de Museus”

Resgatar as memórias dos museus e suas histórias ilustra a temática central da “11ª Primavera de Museus” que acontece em todo o Brasil desde esta segunda-feira (18) e tem programação até o próximo dia 22. 

Em Currais Novos, a Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” realizou na noite desta segunda a abertura de sua programação, com apresentações especiais do Casarão de Poesia, AABB Comunidade e com recital de cordel. 

A secretária municipal de Turismo, Ana Albuquerque, e a equipe da FCJB, fizeram a abertura da programação. Uma das atrações da Primavera de Museus em Currais Novos é a exposição de retratos populares de memórias de famílias seridoenses. 

Muito populares no nordeste brasileiro no início do século 19, os “retratos-pintados” emolduraram muitas salas de estar de famílias humildes e ricas durante décadas, e que hoje são verdadeiras raridades em algumas famílias. 

Misturando fotografia e pintura, os retratos ganhavam um tipo de photoshop, onde era possível acrescentar às imagens roupas e jóias, corrigir detalhes faciais, dentre outros detalhes. A Programação da “11ª Primavera de Museus” em Currais Novos acontecerá até a próxima sexta-feira (22) de 8h às 12h e das 14h às 17h na sede do Museu Histórico de Currais Novos “Professor Antônio Quintino Filho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário