sábado, 7 de outubro de 2017

Acervo de Diário de Natal é tema de reunião com parlamentar

A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz e o vice-reitor, José Daniel Diniz reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 05, com o deputado federal Rafael Motta, nas dependências do Museu Câmara Cascudo (MCC), e apresentaram o projeto de digitalização e tratamento do acervo do Diário de Natal, que está armazenado nas dependências do MCC. 

Acompanhados de membros da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Museu, os gestores afirmaram que a contribuição parlamentar será essencial para a viabilidade da iniciativa. 

“Temos edições de 1939, ano de fundação do periódico, até 2012. É um trabalho longo, mas importante na medida em que tem vieses culturais, de cidadania, acesso à informação e direitos humanos. Essa obra narra a história contemporânea do nosso estado e a sua recuperação propiciará um conhecimento muito substancial para futuros profissionais de vários cursos, como artes, jornalismo, história, publicidade e educação física”, colocou Ângela Paiva. 

Segundo a reitora, a expectativa é de que a digitalização, após iniciada, esteja completa e disponível para consulta em três anos. 

Já o tratamento de todo o acervo, o qual abrange um período de quase nove décadas, requer aproximadamente 20 anos. 

O deputado mostrou-se inclinado a destinar uma emenda no orçamento para o projeto, bem como tentar sensibilizar os demais membros da bancada federal. 

Ele destacou a importância histórica do documento, ao mesmo tempo em que reforçou apoio à Universidade pela sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado. 

Por fim, a reitora levou o parlamentar para visitar a sala onde o material está acondicionado, momento em que o professor Haroldo Carvalho, do Departamento de História, explicou as peculiaridades que envolvem o tratamento do acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário