sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Prefeitura determina que alunos rezem 'Pai Nosso' na rede pública

Alunos da rede municipal de ensino do município de Barra Mansa, no sul fluminense, estão sendo obrigados a rezar a oração do Pai Nosso antes de entrar em sala de aula. 

A determinação do secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza Junior, entrou em vigor no último dia 4, conforme a ordem de serviço publicada dois dias antes que institui a rotina de oração. 

O documento estabelece que todas as unidades escolares da rede pública municipal devem organizar os alunos em fila indiana, "em posição respeitosa", para entoar a cada dia da semana um hino predeterminado, seguido da Oração do Pai Nosso. 

A entonação dos hinos e a oração são obrigatórias a todos os turnos, inclusive o da noite, antes que os estudantes sejam conduzidos à sala de aula. 

Na ordem de serviço, a Secretaria de Educação argumenta que o Pai Nosso é uma oração "universal" e por isso "aceita pela maioria das manifestações religiosas". 

Os alunos que se recusarem a rezar devem declarar seu desejo por escrito através de seus responsáveis. 

Além disso, o documento determina que eles sejam colocados em uma fila separada e levados para a sala de aula apenas após a entoação do hino. 

A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, mas devido ao feriado nacional não conseguiu localizar um representante da prefeitura. 
FolhaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário