sábado, 14 de outubro de 2017

Válido para 11 estados do país, o horário de verão começa à meia noite deste sábado

O horário de verão de 2017 começa na primeira hora deste domingo (15). É quando os moradores de 10 estados e do Distrito Federal adiantam o relógio em uma hora. 

Isso não vale para as regiões Norte e Nordeste, mais próximas da Linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano. Assim, adiantar os relógios em 1 hora traria uma economia pouco significativa. E há muitos que critiquem a medida, especialmente por encurtar em uma hora o funcionamento dos bancos.  

O ajuste, portanto, vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem. 

Assim, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás. 

O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. 

Foi utilizado pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos de forma irregular. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. 
AGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário