segunda-feira, 9 de abril de 2018

Agente diz para piloto de avião com Lula: 'Leva e não traz mais'; ouça

Um áudio vazado mostra um trecho da conversa entre o piloto do avião que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Curitiba, na noite de sábado (7), e uma pessoa não identificada, que diz: "Leva e não traz nunca mais!" 

Segundo o R7, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou em nota que a conversa ocorreu minutos antes da decolagem da aeronave PR-AAC e que a frase não foi dita por um controlador tráfego aéreo. A instituição, no entanto, não soube informar quem falou. 

"Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo", garantiu. 

"Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso", explicou. 

A frequência de rádio pode ser utilizada por todos os aviões que estão no pátio, pois é um canal de comunicação entre os pilotos e a torre de controle. 

A orientação é que quem for falar identifique-se antes, o que não aconteceu. A FAB e a Anac ainda não informaram se vão investigar o caso. 
Confira o áudio vazado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário