quinta-feira, 26 de abril de 2018

Empresário é preso por aliciar nordestinos para trabalho escravo em SP

Um empresário foi preso pela Polícia Federal, acusado de aliciamento de nordestinos para trabalho escravo, em Salto, interior de São Paulo. 

Conforme nota do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgada nesta quarta-feira (25), o empresário do setor de laticínios trazia trabalhadores para atuar na venda de produtos lácteos e fazia o pagamento em regime de crediário. 

Além de manter os imigrantes em alojamentos superlotados e sem condições de higiene, o empregador não fornecia alimentação, deixando que os empregados passassem fome. Mandado foi cumprido na terça-feira pela Polícia Federal. 

Os agentes realizaram busca e apreensão na casa do empresário, recolhendo documentos, veículos e mercadorias vendidas pela sua empresa. 

A ação foi acompanhada por representantes dos ministérios do Trabalho e da Agricultura. A prisão foi desdobramento de operação realizada no fim de março, pelo MPT, que resultou no resgate de 28 trabalhadores nordestinos recrutados no sertão cearense pelo empresário. 

Eles eram levados de perua Kombi para vender produtos lácteos de porta em porta nas cidades de Itu, Porto Feliz, Elias Fausto, Capivari, Salto, Boituva e Sorocaba. 

A fiscalização constatou que os migrantes eram mantidos em condições degradantes, em local infestado de insetos, onde foram encontrados carrapatos, pulgas e baratas. Além da falta de registro em carteira, eles recebiam salários abaixo do piso da categoria, entre R$ 800 e R$ 1,5 mil. 
NM

Nenhum comentário:

Postar um comentário