quarta-feira, 18 de abril de 2018

Vox Populi: Lula lidera com 47% das intenções de voto após prisão

Pesquisa de intenção de voto para a presidência da República nas próximas eleições, realizada pelo Instituto Vox Populi e divulgada nesta terça-feira (17), mostra que o ex-presidente Lula, mesmo depois de ter sido preso, mantém a liderança em todos os cenários. 

O levantamento, encomendado pelo PT, foi feito entre os dias 11 e 15 de abril, e ouviu 2 mil pessoas, em 118 municípios. 

A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%. Na pergunta espontânea sobre intenção de votos para presidente da República, Lula marcou 39%, seguido por Jair Bolsonaro, com 9%, Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede), ambos com 2%. 

Nos dois cenários estimulados, um com o presidente Michel Temer e outro com o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, Lula aparece com 47% das intenções de voto. O segundo colocado, Bolsonaro, tem 11% no cenário com Meirelles e 12% com Temer. Tanto o atual presidente quanto o ex-ministro da Fazenda não ultrapassam a marca de 1%. 

Ainda segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 44% consideram que a prisão de Lula foi injusta e 58% acham que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão. 

Nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede (eram 52% x 21%), e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB (eram 52% x 21%). 
NM

Nenhum comentário:

Postar um comentário