terça-feira, 19 de junho de 2018

Conheça o relógio inteligente usado pelos árbitros na Copa do Mundo

Quando o defensor australiano Aziz Behich dividiu a bola com o meia francês Paul Pogba aos 35 minutos do segundo tempo da partida entre França e Austrália pela Copa do Mundo, a bola bateu no travessão, tocou chão e voltou para as mãos do goleiro. 

O árbitro uruguaio Andres Cunha, porém, não hesitou em apontar para o centro do gramado e validar o gol que garantiu a vitória francesa na abertura do grupo C. 

Tudo isso aconteceu graças à tecnologia utilizada pela Fifa no apoio aos árbitros durante o mundial. Além do árbitro de vídeo, o famigerado VAR, os juízes que apitam os jogos da Copa da Rússia contam também com um relógio inteligente que vibra toda vez que a bola passa totalmente a linha do gol. 

O modelo adotado este ano é o Big Bang Referee 2018 FIFA World Cup Rússia, desenvolvido pela Hublot especialmente para a 21ª edição da Copa do Mundo. 

O aparelho usado pelos árbitros é personalizado e pode se comunicar tanto com o VAR e quanto com a tecnologia Goal-Line, que ajuda os juízes a tomar decisões corretas em lances como o do segundo gol francês no último sábado (16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário