quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Pesquisa do Instituto do Cérebro ajuda vítimas de assaltos em Natal

O alto índice de violência tem gerado muitos problemas aos cidadãos natalenses, um deles é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), principalmente em pessoas vítimas de assalto a mão armada. 

Este distúrbio da ansiedade, caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de um trauma, é comum, mas nem sempre a pessoa se dá conta disso. Por este motivo, o Laboratório de Endocrinologia Comportamental do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), coordenado pela neurocientista, Bernardete Sousa está convidando homens de 18 a 55 anos que tenham sido vítimas de assalto a mão armada para participar de uma pesquisa, cujo objetivo é ajudá-los a superar ou descobrir a evidência deste problema. 

Com o título Análise dos Sintomas Clínicos e de Marcadores Biológicos associados à intervenção pela Técnica de Experiência Somática (SE), no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático em vítimas de assalto na cidade de Natal-RN, a pesquisa investiga as contribuições da intervenção corporal utilizando a técnica de experiência somática. 

O estudo é conduzido pela psicóloga e estudante de doutorado, Ana Kelly Almeida, que trabalha com psicologia somática. 

Os interessados podem procurar a sala do PesqClin, no 2º subsolo do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), nos dias 12, 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro, das 9h às 12h30, e das 13h30 às 16h30. 

Importante destacar que para se enquadrar nos requisitos da pesquisa, além da idade mencionada, o trauma tem que ter acontecido há mais de 30 dias. 

Após triagem, caso haja diagnóstico de TEPT, os participantes receberão atendimento psicológico gratuito durante dois meses. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: anakelly.almeida@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário