quinta-feira, 4 de abril de 2019

CCJ encerra sessão após Guedes ser chamado de 'tchutchuca' por deputado

A reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara com o ministro Paulo Guedes (Economia) foi encerrada por causa de mais um episódio discussão. 

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que o ministro é "tigrão" com uns e "tchutchuca" com outros, sugerindo que Guedes privilegia banqueiros e rentistas. Às 20h23, era vez do petista questionar o ministro sobre a proposta de reforma da Previdência. 

O petista queria estudos da equipe econômica para que o governo decidisse priorizar o endurecimento das regras de aposentadoria, em vez de propor mudanças no sistema bancário. "Eu estou vendo que o senhor é tigrão quando é com os aposentados, com os idosos, com os portadores de necessidade; é tigão quando é com agricultores, com professores. Mas é tchutchuca quando mexe com a turma mais privilegiada do nosso país. O cargo público que você ocupa exige uma outra postura", afirmou Dirceu. 

O deputado foi logo interrompido por aliados do presidente Jair Bolsonaro. Guedes também reagiu. O ministro se ofendeu e revidou: "Tchutchuca é a mãe, tchutchuca é a avó!" 

Depois, pediu respeito: "Eu te respeito. Você me respeita!". Irritado, o ministro pegou o celular e já ameaçava ir embora. Ao lado dele estava o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. 

Instaurou-se um caos generalizado no plenário da comissão e, após seis horas e meia de audiência, a sessão foi encerrada antes mesmo que metade dos deputados inscritos conseguissem falar. O bate-boca continuou. O deputado Éder Mauro (PSD-PA) disparava para Zeca Dirceu: "vai falar assim na sua casa". 

Delegado Waldir (PSL-GO), líder do partido na Casa, disse que iria embora. "Não vou ficar com bandido aqui", disse. Em meio aos empurrões, o ministro saiu escoltado por parlamentares aliados e foi embora por uma escada lateral do anexo 2 da Câmara. 

Segundo o deputado petista, a confusão foi uma estratégia do ministro para deixar a audiência. "Ele queria encerrar há tempos, usou isso como desculpa para fugir do debate", disse. 
NM

Nenhum comentário:

Postar um comentário