quinta-feira, 20 de junho de 2019

Nova conversa mostra Dallagnol seguindo orientação de Moro, revela site

Do Jornalista Reinaldo Azevedo

Trecho inédito que vem à luz da conversa travada no Telegram entre procuradores da República — desta feita entre Deltan Dallagnol e Carlos Fernando — evidencia que os fatos contradizem a fala do ministro Sérgio Moro na audiência desta quarta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ou por outra: a sua ação interferiu de maneira evidente até na escalação de procuradores para participar de audiência da Lava Jato. 

A revelação da conversa faz parte de uma apuração conjunta do site "The Intercept Brasil". Na primeira série de reportagens publicadas pelo site "The Intercept Brasil", há uma troca de mensagens entre o então juiz Sergio Moro e Dallagnol, coordenador da operação. 

A conversa aconteceu no dia 13 de março de 2017. Interferindo de maneira escancarada no processo e na rotina da força-tarefa, Moro reclama com Dallagnol do desempenho da procuradora Laura Tessler. 

Reproduzo a conversa, conforme o original: 

Moro – 12:32:39. – Prezado, a colega Laura Tessler de vcs é excelente profissional, mas para inquirição em audiência, ela não vai muito bem. Desculpe dizer isso, mas com discrição, tente dar uns conselhos a ela, para o próprio bem dela. Um treinamento faria bem. Favor mante reservada essa mensagem. 

Dallagnol – 12:42:34. – Ok, manterei sim, obrigado! 

Dezessete minutos depois de receber a mensagem do então juiz, Dallagnol passa a seguinte mensagem a seu colega Carlos Fernando: 

12:42:34 Deltan Recebeu a msg do moro sobre a audiência tb? 

13:09:44 Não. O que ele disse? 

13:11:42 Deltan Não comenta com ninguém e me assegura que teu telegram não tá aberto aí no computador e que outras pessoas não estão vendo por aí, que falo 

13:12:28 Deltan (Vc vai entender por que estou pedindo isso) 

13:13:31 Ele está só para mim. 

13:14:06 Depois, apagamos o conteúdo. 

13:16:35 Deltan Prezado, a colega Laura Tessler de vcs é excelente profissional, mas para inquirição em audiência, ela não vai muito bem. Desculpe dizer isso, mas Desculpe dizer isso, mas com discrição, tente dar uns conselhos a ela, para o próprio bem dela. Um treinamento faria bem. Favor manter reservada essa mensagem. 

13:17:03 Vou apagar, ok? 

13:17:07 Deltan apaga sim 

13:17:26 Apagado. 

13:17:26 Deltan Vamos ver como está a escala e talvez sugerir que vão 2, e fazer uma reunião sobre estratégia de inquirição, sem mencionar ela 

13:18:11 Por isso tinha sugerido que Júlio ou Robinho fossem também. No do Lula não podemos deixar acontecer. 

13:18:32 Apaguei.... -

Nenhum comentário:

Postar um comentário