sábado, 6 de julho de 2019

Campanha Julho Amarelo busca conscientização sobre hepatites virais

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a Campanha Julho Amarelo. O mês contará com atividades educativas de conscientização sobre as hepatites virais voltadas à comunidade acadêmica. 

O Programa de Aconselhamento em Saúde (PAS) da Progesp realiza a ação, com o objetivo de intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais por meio de diferentes ações, como vacinação, testagens rápidas e distribuição de preservativos. 

A hepatite é uma doença que causa inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais frequentes são causados pelos vírus A, B e C. 

Nessa perspectiva, segundo o Ministério da Saúde (MS), milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem que correm o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. 

O Brasil registrou 40.198 mil casos novos de hepatites virais. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são maiores em homens de 20 a 39 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário