quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Tese proposta por Toffoli pode beneficiar Lula

A tese proposta hoje por Dias Toffoli poderá anular a condenação de Lula a 12 anos de prisão no processo do sítio de Atibaia. 

O caso está prestes a ser julgado pelo TRF-4, na segunda instância, mas pode retroceder, mesmo levando em conta os limites propostos pelo ministro para anular condenações em que delatados e delatores tiveram prazo comum para apresentar alegações finais. 

Toffoli sugeriu que as anulações ocorram apenas quando: 

1. o delator apresentou e teve negados, desde a primeira instância, pedidos de prazo sucessivo ao dos delatores para apresentar alegações finais; e 

2. quando demonstrar prejuízo, no caso concreto, por não poder rebater as acusações feitas por delatores na fase de alegações finais; 

A defesa de Lula pediu um prazo adicional para rebater as alegações finais de Marcelo Odebrecht na primeira instância. 

A juíza Gabriela Hardt, porém, rejeitou o pedido. “A defesa do acusado colaborador não é acusação. Não cabe fazer distinção entre acusados colaboradores e acusados não colaboradores, outorgando vantagem processual a uns em detrimento de outros”, despachou a juíza em 21 de novembro do ano passado. 

Para ser beneficiado pela tese de Toffoli, restaria agora a Lula demonstrar que foi prejudicado por não poder confrontar as alegações dos delatores. A proposta do ministro ainda precisa ser aprovada pela maioria do STF. 

A tendência, porém, é que ela seja relativizada, para ampliar ainda mais as hipóteses de anulação das condenações. Ficaria ainda mais fácil para Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário