Durante a última semana, o Iº Encontro de Ecologia do CERES/Caicó, teve a temática ambiental do semiárido, sobretudo de Caicó discutida baseada em estudos e pesquisas de alunos, professores, mestres e doutores da área.
Foi um momento muito valioso para a formação acadêmica dos universitários participantes (cerca de 95), quando puderam conhecer e aprender um pouco mais da ecologia do Semiárido e a importância do meio para a sociedade.
O evento que teve como homenageado o saudoso Professor Adalberto Varela, cientista de grande quilate que esteve por muitos anos pesquisando a nossa biota e reconhecido internacionalmente pela maior coleção de insetos da Caatinga.
O palestrante que abriu o evento foi o Prof. Dr. Ramiro Camacho da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; com grande maestria mostrou a importância da Caatinga no nível local e regional.
Em meio aos debates do encontro, o evento ainda proporcionou oficinas e apresentações dos projetos de conclusão do curso dos alunos do curso de Geografia (Bacharelado).
Na programação prática houve a realização de mini-cursos, voltados para a área de modelagem, mapeamento, gestão ambiental e recuperação de áreas degradadas, expandindo o conhecimento ambiental prático dos participantes.
Para o Coordenador do LABESA, o Professor Dr. Renato de Medeiros Rocha, e o prof. Diógenes Félix da Silva Costa, idealizadores desse projeto de extensão universitária, o evento foi de suma importância para aprimorar o aprendizado técnico dos graduandos: “Estamos muito satisfeitos com o resultado do nosso 1º ECOCERES, quando ficou claro para todos a riqueza e a importância de nossas “plantinhas e bichinhos” ,como pejorativamente alguns ignorantes se referem à nossa flora e fauna, únicas no mundo e tão ameaçadas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário