sexta-feira, 2 de abril de 2010

Missa do Lava Pés em Jardim do Seridó








Com a Missa vespertina da Ceia do Senhor teve início ontem (1º) em Jardim do Seridó, o Solene Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A celebração da Santa Ceia nos recordou o dia Santo em que Jesus predisse a sua Paixão e Morte e despediu-se dos seus apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio da Nova Aliança.

Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

Terminada a oração depois da comunhão teve início a TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO, onde presidente da celebração incensou o Santíssimo e iniciou a procissão até o altar da reposição. Quando a procissão chegou ao local de reposição, o presidente da celebração incensou o Santíssimo e conforme costume, a assembleia foi convidada a fazer um momento de adoração.

Durante a celebração tivemos a COLETA DE ALIMENTOS, ROUPAS E CALÇADOS destinados aos mais necessidados, repassados as Conferências Vicentinas de nossa cidade para efetuarem a distribuição.

Fonte: Blog do ECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário