Equipes da Caern ampliam ações no combate ao uso clandestino da água em Natal

Com o objetivo de reduzir o desperdício de água em Natal, especialmente na Zona Norte, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando trabalho educativo e fiscalização dos ramais em diversos bairros da região através de visitas domiciliares. 

As equipes técnicas já encontraram várias irregularidades, entre elas as que são conhecidas popularmente como “gatos”, quando a tubulação clandestina não passa pelo hidrômetro e o usuário consome água sem pagar o valor justo. 

Em alguns loteamentos, moradores estavam usando água sem autorização da empresa, de forma clandestina, caracterizando crime ambiental, de acordo com a Lei do Saneamento. 

A Diretora Comercial da Caern, Maria Helena Cortez, informou que o trabalho integrado das equipes de Fiscalização e Operação tem gerado resultados significativos para a companhia e seus clientes. Cada correção de irregularidade produz economia de água que vai ajudar no processo de distribuição justa para todos os consumidores inseridos no sistema de rodízio na Zona Norte. 

É o uso clandestino feito “sangria” nas tubulações da empresa que causa desperdício, retira a pressão da água e consequentemente torna o líquido sem força para atingir as topografias mais altas onde estão construídos vários imóveis.