quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Descentralização de coleta e Tamiflu é ampliada para regionais.

O Governo do Estado reuniu na manhã desta quarta-feira (02) no Centro de Formação de Pessoal (Cefope) técnicos da Secretaria e representantes de hospitais públicos e privados do Estado. O objetivo foi discutir como ampliar a rede de saúde para assistência aos casos da Influenza A (H1N1)

As discussões aconteceram no sentido de identificar a potencialidade de outros hospitais que possam integrar a rede de saúde voltada para acolhimento dos pacientes da gripe A, coletando amostras e ministrando medicamento. “Queremos evitar a superlotação dos hospitais de referência, como o Maria Alice Fernandes - para pediatria - e o Giselda Trigueiro”, disse Stella Leal, técnica responsável pelo Programa de Influenza no Estado.

Em função dos dados levantados, ficou estabelecido que uma nova nota técnica seria divulgada pela Sesap, contendo os novos hospitais de cada uma das regionais que vão dispor do medicamento e fazer a coleta do material biológico para o exame de confirmação da patologia. O novo fluxo para a rede de saúde pretende contemplar as necessidades dos demais municípios do Estado nesse sentido.

Segundo Stella, a rede de assistência aos pacientes da capital já está estabelecida, cabendo apenas otimizar os serviços no interior. Para ampliar esse atendimento será feita uma capacitação especificamente com os profissionais de saúde dos hospitais elencados.

De acordo com a Sesap, o controle ao acesso ao medicamento usado no combate a gripe A, Tamiflu (fosfato de Oseltamivir) quer evitar o seu uso indiscriminado, para não aumentar a resistência da doença. Ao se estabelecer esses novos pontos de referência, se busca facilitar ao paciente o acesso adequado ao remédio.

Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, explica que para receber o Tamiflu, além do receituário médico, é preciso ter em mãos a ficha de investigação e a ficha de dispensação e que esses documentos são preenchidos pelo médico tanto do atendimento em urgência como em seus consultórios e unidades de Saúde. Esses formulários foram repassados aos hospitais, mas está disponível no site da Sesap junto à nota técnica.
Assecom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário