segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Teremos legado da Copa em Natal?

A presidente Dilma Rousseff reuniu governadores e prefeitos de cidades-sedes da Copa do Mundo de futebol e determinou que as obras de mobilidade urbana devem estar licitadas até o final de dezembro para garantir os recursos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Até o momento, a Prefeitura de Natal está enrolada com o primeiro lote das obras encaminhadas à Caixa Econômica Federal. Sabe-se da existência de mais dois lotes de obras, cujos projetos executivos sequer foram concluídos. Aliás, a prefeitura aditou o contrato com o Consórcio Ebei MWH Brasil, encarregado de realizar o serviço.

Afinal, teremos ou não o tão propagado legado da Copa 2014 em Natal? Há muita gente matutando sobre o assunto.

Na ânsia de justificarem vultosos investimentos públicos na realização do evento, nossos governantes, sejam estaduais ou municipais, foram pródigos em declarações otimistas sobre o tal legado da copa. Muita gente começa a duvidar das reais chances deste legado se concretizar.

Grosso modo, Natal deverá contar com o novo estádio de futebol, a Arena das Dunas, e duas intervenções do governo estadual na área de mobilidade - prolongamento da avenida Prudente de Morais e o alargamento da avenida Roberto Freire. Só.

As demais obras não passam de promessas e dependem de projetos executivos, da aprovação das instituições financeiras, do cumprimento de exigências fiscais, de desapropriações, da competências dos gestores municipais, da sorte, do escambau! Ninguém garante nada na Prefeitura de Natal.

Não quero ser agourento, mas as obras de mobilidade em Natal estão parecendo as do Pró-transporte na Zona Norte da capital, inconclusas até hoje. O trânsito da Zona Norte está travado, mas nenhum gestor consegue desatar o nó numa obra que tem recursos do governo federal e contrapartidas dos governos locais.

Os acessos da ponte Forte-Redinha também não foram executados como previa o projeto de construção da obra por causa de uma série de problemas.

Diante do histórico recente da Prefeitura de Natal, dá para acreditar em legado da Copa 2014? Para mim, não dá.

A meu ver, a Copa 2014 só servirá para atender interesses privados.
Por Diógenes Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário