Unidade de Pronto Atendimento é uma porta de entrada e referência para a população de Caicó e do Seridó.
Essa é a opinião do Secretário Municipal de Saúde, Galvão Freire, sobre os benefícios que a unidade de atendimento 24h vai proporcionar aos que dela precisarem.
A construção vai iniciar essa semana e o prazo para conclusão é de 180 dias.
“A população vai ter uma porta de entrada certa, definida. O primeiro ponto, em uma urgência, vai ser procurar a UPA. Lá terá uma série de especialidades da medicina e, quando houver uma estabilização, vai para uma unidade de suporte, que é um hospital. É um espaço ideal e adequado”, disse o Secretário.
Ainda de acordo com ele, o pleno funcionamento da unidade implica em custos altos e que precisa de união de esforços para a manutenção de toda a estrutura. “Não vamos ser fantasiosos. Temos que ter uma grande quantidade de médicos, enfermeiros, traumatologistas, pediatras, anestesiologistas e toda estrutura física que implica em custos”, ressaltou.
Por ter um porte maior e um número maior em atendimentos, o Município de Caicó vai ficar com uma parcela maior dos custos, mas os Municípios de abrangência também vão fazer parte do rateio das despesas.
“O Governo Federal entra com 50% dos recursos para manutenção e quanto às demais despesas, ainda vamos sentar com os Municípios para pactuar toda a estrutura necessária”, finalizou Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário