quinta-feira, 19 de junho de 2014

Secretário pede que população caicoense faça cartão SUS

Portar o cartão SUS é essencial para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde. O documento garante o atendimento em todos os procedimentos de saúde e vale em todo o território nacional. 

O cadastro é nacional e o cartão possui código de barras. Por esses motivos, a Secretaria Municipal de Saúde faz uma convocação para que toda a população caicoense procure as Unidades Básicas de Saúde – UBSs, faça o cadastro e adquira o cartão. 

“Na verdade o cartão SUS é extremamente importante, ele é uma identidade. Dessa forma, todos os cidadãos precisam fazer o seu cartão e quem ainda não tem procure o posto de saúde mais próximo e mais rápido possível munido de todos os documentos”, disse o Secretário Galvão Freire. 

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. 

Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. 

“Quem já tem procure saber, da próxima vez que for ao posto, se está atualizado e apresente o seu cartão, pois ele é a sua identidade. Queremos chamar atenção da população, pois algumas pessoas estão demorando ou atrasando para fazer o cadastro. Daqui a pouco, em qualquer cidade do país, vai ser exigido o cartão SUS”, explicou Freire. 

Ainda de acordo com ele, as pessoas que não tiverem com cartão terão dificuldades. “Inicialmente, as pessoas vão ter dificuldades, pois em alguns casos terão que refazer o cartão ou recadastrar e isso pode demorar na hora da consulta. Lógico que a pessoa não vai ficar sem a consulta, mas pode dificultar um pouco”, finalizou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário