Convidado para participar da reunião do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, nesta segunda-feira (26), em Natal, o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, pediu agilidade nas ações contra a estiagem na região do Seridó, que é uma das mais afetadas com a falta d’água nos últimos anos.
Em conversa com a governadora Rosalba Ciarlini e com Leonardo Rego, secretário estadual do meio ambiente e recursos hídricos (SEMARH), Vilton afirmou que as estratégias contra a seca devem ser “como uma guerra”, com o esforço e dedicação de todos, principalmente dos governantes. “O Seridó está sofrendo com a estiagem, precisamos de medidas emergenciais”, disse o prefeito.
A governadora comentou que uma das prioridades será a instalação de poços perfurados e obras emergenciais. “Temos que priorizar as cidades que estão em colapso pela falta d’água, principalmente no Seridó e em algumas cidades do oeste”, disse Rosalba, que também determinou maior agilidade para a instalação de 759 poços em áreas prioritárias do interior do Estado.
A capacidade hídrica de alguns reservatórios do Estado foi detalhada pelo secretário Leonardo Rego. “Vamos elaborar um mapa de prioridades para atender as regiões que mais sofrem”, comentou.
O secretário também informou que o programa “Água para Todos” beneficiará 86 municípios potiguares, e que a SEMARH está recuperando 160 sistemas de dessalinização no Rio Grande do Norte.
Na próxima reunião do comitê será apresentado um diagnóstico das ações realizadas desde 2012 durante o período de estado de emergência pela seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário