Em 2009, Neymar era um garoto franzino em começo de carreira que, quem sabe, talvez se tornasse um “novo Robinho”. Menino de 17 anos, o santista usava a internet quando podia e era bem ativo nas redes sociais – chegando a pedir para uma Panicat seguir seu perfil no Twitter “para dar uma moral” e “zuando” com seus “parças”.
Hoje, aos 23 anos, Neymar é uma celebridade global, joga ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez no Barcelona, é campeão da Champions League e se tornou a principal esperança para a Seleção Brasileira no pós-7 a 1. O que não mudou? Ele ainda é bem ativo nas redes sociais e conta com 53 milhões de fãs no Facebook, entre brasileiros e estrangeiros (muito embora hoje as redes de Neymar sejam muito mais profissionais atualmente).
Só que esse perfil, com essa quantidade de fãs, vale ouro. O valor de mercado estimado é de cerca de US$ 9,3 bilhões ao multiplicar a quantidade de fãs pela média do valor de cada um deles, que é de US$ 175 de acordo com um estudo da empresa Syncapse, especializada em marketing digital.
Esse perfil poderia render mais dinheiro para Neymar do que o seu salário no Barcelona ou que suas inúmeras campanhas publicitárias. E talvez ele não saiba a melhor forma de monetizar sua base. Mas há quem prometa transformar esse perfil em uma máquina de gerar dinheiro.
Rafael Prado, que está lançando um fundo para investir e gerir a monetização destes perfis, chamado Brand Called You, acredita que poderia ser a peça-chave para transformar as redes sociais das celebridades em máquinas de gerar dinheiro. “As pessoas não tem consciência do potencial financeiro reprimido em suas redes sociais quando existe engajamento. Um post de produto em uma rede como a de Neymar pode gerar milhares de reais em poucas horas caso seja utilizada a estratégia correta”, salienta o empreendedor.
IG
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