terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Datafolha: 50% da população brasileira é católica; 31% são evangélicos

Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada nesta segunda (13) pelo jornal Folha de S.Paulo indica que 50% da população brasileira é católica. Os evangélicos, em crescente, já representam 31% dos brasileiros. Outros 10% não têm religião. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6 de dezembro de 2019, com um total de 2948 entrevistados, em 176 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Na sequência, aparecem espíritas (3%), adeptos de umbanda, candomblé e outras religiões de matrizes afro-brasileira (2%), outras religiões (2%), ateus (1%) e judaica (0.3%). A pesquisa ainda indica que, entre evangélicos, a maior fatia é de mulheres negras, representando um total de 58% dessa população. 

Apesar dessa presença maciça de negros e mulheres entre evangélicos, o Datafolha indica que estes são os mais críticos às doutrinas dessa religião entre os que estão dentro dela. 

“São os segmentos mais críticos ao governo Bolsonaro, que tem apoio explícito dos bispos. Para muitos evangélicos, especialmente os mais pobres, a realidade violenta e carente das periferias se sobrepõe às possíveis orientações políticas dos cultos”, afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha à Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário