Nesta quinta-feira (11), foi realizada uma oficina para apresentação do Plano de Ações e Metas (PAM) referente às ações em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids no município de Parnamirim. O evento, realizado no Centro Administrativo da cidade, se insere na proposta de fortalecer a descentralização da assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids, no RN, estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.
Através da celebração de convênios e repasses diretamente do Fundo Nacional de Saúde, os recursos vêm sendo descentralizados para os municípios. Devido ao critério epidemiológico, Parnamirim receberá R$ 75 mil, para implementação do PAM. O município é o terceiro do Estado com o maior número de casos de Aids, logo após Natal e Mossoró. Entre os anos de 2000 e 2010, foram diagnosticados 182 casos, o que corresponde a 7% do total apresentado no RN.
Além de Parnamirim, o processo de descentralização contemplará os municípios de Caicó, Macaíba, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Pau dos Ferros, que receberão, cada um, R$ 30 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário