Uma justa homenagem foi feita na manhã desta sexta-feira (09) na Assembleia Legislativa. Em sessão solene proposta pela deputada estadual Márcia Maia (PSB), a Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (Adefern) teve seus 30 anos de fundação celebrados.
Diante de instituições representativas do setor de Natal e municípios do interior do estado, além de gestores da entidade homenageada, a parlamentar pessebista destacou a importância da instituição no momento em que dados do último censo do IBGE comprovam que mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, valor que corresponde a 23,91% da população brasileira.
"Temos que trazer esse tema para o centro das discussões. Nosso mandato, inclusive, foi o primeira em nível estadual para discutir de maneira mais ampla a situação da pessoa com deficiência", disse Márcia.
A parlamentar lembrou ainda o fato de o Rio Grande do Norte ter o maior percentual de pessoas com algum tipo de deficiência. Os números apontam para um total de 27,86% da população do RN. Comparado ao Censo realizado em 2000, houve um aumento de 10% no número de pessoas com algum tipo de deficiência tanto no Brasil, quanto no RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário