sábado, 25 de agosto de 2012

MAU USO DE PESQUISA POLÍTICO-ELEITORAL EM CAMPANHA

Por Carlos Santos

Impressiona o superdimensionamento que se dá à pesquisa eleitoral dentro de uma campanha. 

Boa parte das pessoas que discute o assunto, a propósito, não tem o mínimo conhecimento técnico sobre o caso. 

Na verdade, quase tudo que envolve o debate sobre pesquisa é assentado no emocional e no interesse particular ou de grupo. 

A desinformação e a má-fé terminam se sobressaindo, em vez da realidade e o bom senso. 

Fique certo, webleitor, não há pesquisa capaz de dar a vitória a um candidato e determinar a derrota do outro. Pode causar momentânea euforia ou torpor, mas não decide. 

As pesquisas são instrumentos indispensáveis ao monitoramento e planejamento de uma campanha. 

Cada grupo sabe exatamente o que está ocorrendo com base em suas pesquisas e é comum o jogo de números, o fomento de boatarias. 

O mau uso desse conteúdo, muitas vezes criando expectativa errada em meio à militância, é que pode causar muito estrago. 

Reflita. 

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