Uma nova bateria de íons de lítio promete revolucionar a recarga de celulares, notebooks, tablets e até de carros elétricos.
A novidade, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, além de tudo é barata e teria uma vida útil de 10 mil ciclos de recarga, o equivalente a 20 anos – as baterias atuais oferecem em torno de 500 ciclos, ou seja, de dois a três anos.
Fora estas vantagens, há ainda a questão da eficiência da bateria, que poderia recarregar um celular em minutos. Em vez das duas horas tradicionais, o telefone poderia ser carregado em apenas dois minutos. É o tempo de ir no banheiro e sair!
Além de celulares, esta bateria também seria muito útil para veículos elétricos, que poderiam ser recarregados em questão de minutos – mais rápido do que encher o tanque do carro.
A descoberta ocorreu por conta da substituição do grafite tradicional das baterias de íons de lítio por um material de gel composto por nanotubos de dióxido de titânio, que aceleram a velocidade com que os elétrons e íons são transferidos dentro e fora das baterias, o que torna o carregamento extremamente rápido.
A expectativa dos pesquisadores é de que esta nova bateria esteja no mercado dentro de dois anos.
Universidade Tecnológica de Nanyang
Nenhum comentário:
Postar um comentário